quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Resenha - The World God Only Knows


The World God Only Knows.
Autor: Wakaki Tamiki
Gênero: Romance, Comédia.
Período de Publicação: 2008-em andamento.
Serialização: Weekly Shounen Sunday (Shogakukan)
Número de volumes: 17 (até o momento)

A Shounen Sunday já foi uma das maiores antologias Shounen do mercado japonês. Hoje ela passa por uma época de vacas magras devido a uma série de mudanças em seu departamento editorial ao longo dos últimos anos e vai de mal a pior, apesar de ter algumas séries que são capazes de sustentar as vendas e a reputação da revista. No post de hoje, vou falar de um dos mangás responsáveis por sustentar a revista e um dos melhores em publicação na revista semanal da Shogakukan e um dos meus favoritos atualmente em publicação: A comédia Romântica "The World God Only Knows" (Ou "Kami no Mizo Shiru Sekai", no original), de Tamiki Wakaki.





A história é nada convencional para mangás do gênero. Keima Katsuragi, 17 anos, é conhecido como o "Deus das conquistas" e ser o maior pegador do mundo. Só que Keima só o conquistador da mulherada no "mundo" dele, dos jogos de namoro (aquele tipo de jogo que, por alguma razão, japoneses adoram). Um dia, ele recebe um e-mail com um "desafio" destinado ao grande Deus da conquista, e de repente, Keima é apresentado a uma garota demônio chamada Elsie, que foi incunbida de ajudar a capturar almas fugitivas que escaparam do submundo e pede a ajuda de Keima na tarefa.

Só que existe um porém, esses fantasmas se alojam nos corpos de garotas que possuem espaços vazios em seus corações (mágoas, tristezas, incertezas e coisas assim), e eles devem ser retirados preenchendo os espaços vazios de seus corações. Só que então, temos mais um problema, Keima DETESTA as mulheres do mundo real, ele só gosta das garotas 2D de seus jogos (ou seja, o nerd dos ners), só que ele nota um colar em seu pescoço que funcionará como uma espécie de guilhotina caso ele não copere com Elsie, e para isso, pede a ajuda de Keima, que passará a usar suas experiências românticas aprendidas nos jogos para conquistar os corações das donzelas possuídas por fantasmas.



A premissa de TWGOK pode desagradar a alguns, pode parecer o tipo de material "otaku" demais para outros, mas ela funciona de uma forma muito divertida e bem-conduzida nas mãos do autor. Keima utiliza toda a experiência que obteve com os jogos, e aplica as mesmas estratégias ao se relacionar com as "garotas-alvo" (como ele diz). Keima se depara com todo tipo de garota com os mais variados problemas, isso dá uma possibilidade para um leque bem grande de personagens. Nosso herói (se bem que do jeito que ele se comporta, tá mais pra "anti-herói") analisa tudo sobre seus alvos e sempre bola a melhor estratégia para conseguir os "eventos" (só quem joga esse tipo de jogo irá entender) ao se relacionar com elas, construindo uma relação entre ele e a menina a ser conquistada até o momento de clímax, onde o coração da menina é preenchido com amor e o espírito fugitivo vai embora, sendo assim capturado por Elsie. É realmente algo bem divertido de se acompanhar e ler.


A arte do mangá, apesar de não ser lá muito inovadora, é bem bonita de se olhar. Wakaki usa linhas bem suaves e finas em seus desenhos, o que não deixa as páginas muito poluídas visualmente e deixando os personagens bem carismáticos e variados. Pode haver um ou outro que você não goste, mas eu duvido que não terá algum com quem você irá se identificar.




Um dos maiores destaques neste mangá é a narrativa repleta de plot-twists. Nem sempre as coisas saem como Keima planeja, e por vezes, durante alguma conquista, pode haver algo que complique a tarefa do nosso jovem herói nerd. Por vezes ele tem que atender a algum desejo das garotas, e acabando em situações embaraçosas, o que acaba sendo bem engraçado. O humor da série não é lá muito forte, algumas piadas podem ser bobinhas, e outras podem fazer os leitores dar risada (muitas delas fazendo referências gamísticas, o que fará os gamers de plantão se sentirem inseridos na história). Alguns capítulos do mangá, não possuem tanto texto (ou possuem um texto que não exija muita leitura) e podem passar voando e acabar com um maldito cliffhanger para fazer o leitor pirar toda semana esperando a conclusão do capítulo. (como a série me tem feito nos capítulos mais recentes).

TWGOK possui uma fama relativamente alta atualmente. A série recebeu 2 séries de anime para TV com 12 episódios cada uma. Os animes da série são uma adaptação satisfatória e bem-produzida e divertem (sim, eu assisti. Milagre eu assistindo anime, não?) e podem ser uma boa pedida para conhecer a série, sendo que eles cobrem mais ou menos até o volume 8 do mangá. A série, até o momento da publicação deste post já conta com aproximadamente 17 volumes lançados até o momento e em torno de 170 capítulos.

Conclusão:
The World God Only Knows, nessa época de vacas magras da Shounen Sunday, é um de seus melhores títulos em publicação. A série possui um plot bem interessante e curioso (apesar de eu achar que essa ideia já deve ter sido usada em algum outro lugar antes, se conhecerem outro mangá com plot parecido, digam aí qual é) e é de rápida leitura e bem viciante. A diversidade de heroínas a serem conquistada é um ponto forte do mangá, muitas delas com personalidades e problemas diferentes que fazem o protagonista da história bolar as mais variadas estratégias para conquistar o coração delas. Pode parecer um daqueles mangás voltados para o público Otaku Hardcore, mas TWGOK se mostra um mangá capaz de agradar vários tipos de público. Se você gosta de comédias românticas e histórias com uma quantidade considerável de plot-twists, terá um prato cheio em mãos. Só não espere grandes desenvolvimentos no personagem principal (ao menos por enquanto, já que o mangá ainda está em andamento e sem previsão de término). O mangá é um dos meus favoritos das revistas shounen Semanais e o meu favorito da grade atual da Sunday. Leitura altamente recomendada.

Onde encontrar:
Raws nos lugares de sempre (Cover-land, Vnsharing e outros), são fáceis de se achar desse mangá. Em inglês, o Red Hawk Scans,  lança toda semana o mangá assim que a raw do último capítulo lançado no Japão aparece na internet. Agora em português, a Brazil Mangá  faz a série, estando a poucos capítulos atrás dos atuais.


Agora para encerrar o post, fiquem com a abertura do anime de The World God Only Knows.



obrigado por ler e comentem!

7 comentários:

  1. Muito legal o post ^^
    Meu blog está começando e seu já é muito foda, você não se interessaria em fazer parceria né?
    Bem um dia eu espero fazer posts como os seus ^^ aqui o link do meu blog: http://ohayo-otaku.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Grande Nintakun, sempre postando o filé da produção dos mangás. Brincadeiras à parte, TWGOK é uma das premissas mais bem executadas dos ultimos anos na Sunday, a série é leve, divertida e consegue atrair a atenção para o próximo capítulo.
    Infelizmente a venda dos DVDs da série foram muito abaixo do esperado o que dificulta uma nova temporada (que teria os melhores arcos.
    Se a idéia é inovadora ou não, nem saberia dizer, mas mesmo que tenha se inspirado em algo conseguiu solidificar a mesma no mainstrean.
    Só para constar o Keima está nas rodadas de exibição do ISML 2011, cuja primeira votação foi esta terça, bora dar nosso suporte a tal grande sujeito.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse mangá mas como é uma recomendação do grande Nintakun, vou ler em breve.
    Nintakun você conhece Magi que também é publicado,lá na sanday?
    Eu andei lendo uns volumes e achei, muito legal seguindo a receita de mangá legal com personagens marcantes e uma história leve e bem envolvente.
    Dos shonens não junp que leio é o mais gosto.

    ResponderExcluir
  4. Quando comecei a ler TWGOK admito que não esperava que ele fosse se tornar algo tão excelente como vem sendo atualmente. A inclusão de vários elementos na história, fez com que algo que poderia se tornar cansativo com o tempo(pois haveria o desgaste natural de sempre se usar a mesma coisa), em algo totalmente empolgante e que te faz ficar "babando" por um capitulo novo a cada semana. TWGOK também é um dos meus shounens favoritos e que se comparado com grandes títulos de outras revistas(principalmente a grande maioria de títulos da Jump) é melhor do que todas elas.

    ResponderExcluir
  5. Realmente quando eu comecei a ler esse mangá não esperava que fosse tão bom,principalmente quando chegou na segunda fase.Mesmo com os problemas ressaltados pelo nintakun o mangá é bom e uma leitura viciante.Também é um dos meus favoritos,realmente diverte.

    ResponderExcluir
  6. @Rafael
    Adicionarei ao blogroll aqui. Sucesso na blogosfera, rapaz.

    @Lucas Medeiros
    Bom, o mangá só começou a vender bem mesmo depois da estreia do anime (atualmente vende em torno de 120k a 200k de unidades, se eu não me engano). De uma certa forma, apesar do anime não ter vendido o esperado, pelo menos funcionou como boa propaganda para o sucesso do mangá aumentar. Isso é bom. Se bem que eu ficaria feliz em ver mais temporadas de TWGOK animadas.

    @Gaara
    Eu conheço Magi, comecei a ler há pouco tempo. É mesmo um mangá bem divertido e simpático. Ainda não alcancei as scans dele em inglês, mas pelo o que eu li, achei legal e promissor.

    @RyoGachan.
    TWGOK Começou pra mim como uma ideia legal apenas, mas realmente o mangá me divertia insanamente no começo e desde que [SPOILER] começou o arco das Deusas e do resgate à Kanon [/SPOILER] o mangá tem me empolgado de uma forma absurda. De todos os mangás semanais que acompanho, esse é um dos meus favoritos.

    @Rodrigo.
    Segundando o seu comentário com a força de um PFP!

    ResponderExcluir
  7. Caraca eu amo Kami Nomi zo Shiru Sekai, (prefiro o nome em japa)foi paixão a primeira vista, logo apos lançarem a primeira temporada, pois logo apos o final eu corri atras do manga, li todo, tbm foi o unico manga que li em outras lingua (espanhol no caso) pois não tinha em português na epoca, agora que a BMscan esta mais "perto" dos gringos, acompanho só em pt-br =)
    Acho muito foda o manga Keima-sama é muito foda, meu indolo *-*
    Amo o jeito fofo e desligado a elsie, o jeito tundre da hakua, Kanon-chan *-* amor a primeira vista.
    Achei que foi uma jogada de mestre [SPOILER] esta saga da captura das deusas, pois se não o manga iria ficar só naquele de tirar demônios de dentro das menininhas, e ficaria enjoativo (não pra mim) mas esta saga da captura das deusas, disputas contra a vindice, foi muito genial, pode trazer personagens do começo da serie novamente a ativa, como a Kanon-chan *-* (mesmo esta sempre aparecendo) o jeito que o keima-sama teve que dar para poder "recapturar" as meninas pra checar se tem ou não deusas, o desenvolvimento de roteiro foi muito melhor!!
    A unica coisa que me deixa triste nesta saga (ou fase, que acho que seria mais logico dizer) é ver o Keima-sama, praticamente deixando de lado seus Games Galges pra se dedicar a captura das deusas, mas ele fez o certo, sem o nundo rela, o mundo dos games não poria existir!!! [/Spoiler]
    Desculpa pelo pequeno textinho ;)

    ResponderExcluir