sábado, 17 de dezembro de 2011

Resenha - Tetsu no Senritsu

Tetsu no Senritsu
Autor: Osamu Tezuka
Gênero: Drama, Suspense
Período de publicação: 1974
Serialização: Zoukan Young Comic (Akita Shoten)
Número de Volumes: 1

Osamu Tezuka é o grande Deus dos mangás, isso todos concordam em unanimidade. Ele teve uma importância gigantesca não apenas para os mangás, mas para os quadrinhos de uma forma geral. Muitos pelo mundo todo cresceram lendo ou assistindo adaptações de suas obras, muita coisa dele marcou época e tem fama a níveis astronômicos como o famosíssimo Astro Boy (Tetsuwan Atom, no original), ou o belíssimo Black Jack. Mas Tezuka vai muito além dessas obras aparentemente "infantis". Ele pode mostrar histórias bem adultas e maduras e profundas que abordam bem densamente o psicológico de seus personagens. O mangá do qual falarei neste post, em homenagem ao grande Osamu Tezuka, apesar de ter apenas 1 volume, consegue ser profundo a ponto de fazer o seu leitor pensar e refletir sobre a obra. Conheçam neste post, uma das obras mais obscuras e desconhecidas do Grandioso Osamu Tezuka, "Tetsu no Senritsu" (A melodia de ferro).





Um homem desesperado com seus braços amarrados em um trilho prestes a serem decepados por um trem em movimento. Estes são os momentos iniciais deste mangá, mas como isso aí acontece? A história começa com um belo casamento (semelhante a aquele no começo do famoso filme "O Poderoso Chefão", baseado no romance homônimo de Mario Puzo, seria algum tipo de referência do Tezuka à obra de Puzo?) entre o herdeiro da família Albani, uma das mais poderosas famílias da máfia italiana nos Estados Unidos e uma jovem japonesa chamada Arisa. Com o casamento, a garota passa a fazer parte da "Famiglia" e junto com ela, seu irmão, Dan Takuya, que faz jura um código de honra com os Albani. Então, após o casamento, ele vai morar em uma casa cedida a ele pelos Albani que fica em Nova York, mas ele estava no lugar errado e na hora errada, quando de repente... acontece um assassinato em plena luz do dia.

Dan resolve denunciar o crime à polícia, e a notícia sai em vários jornais do país, até que então, os Albani resolvem chamar Dan para lhe fazer umas perguntas e ele inocentemente diz que denunciou um assassinato que viu nas ruas. O que acontece é que os assassinos, nada mais são de uma família da máfia que é aliada dos Albani, e como Dan, agora como um Albani, traiu a confiança dos companheiros (mesmo que tenha sido sem querer) ele terá de pagar caro por não ter ficado de boca fechada. Ele tem os seus braços amarrados no trilho do trem e decepados cruelmente. Após isso, os Albani vão embora do local e deixam Dan, que milagrosamente sobrevive sem os dois braços, ali, sem rumo ou lugar para ficar até que de repente ele desmaia.

Um tempo depois, Dan acorda em uma espécie de Hospital, e frustrado, resolve escapar do lugar e enquanto vaga pelas ruas de Nova York ele conhece um sujeito manco que usa moletas que resolve falar com ele. O cara se chama Birdy e escuta a história de Dan e resolve apresentar uma maneira de ajudá-lo: apresentando-o a um famoso cientista da região, que foi ex-combatente na guerra do Vietnã e desenvolveu estudos baseados em telecinese para solucionar casos como o de Dan, que perdeu os braços. O Doutor apresenta uma breve solução para Dan, ele lhe dá braços artificiais que são movidos pelas suas vontades, e então Dan treina para passar a poder usar seus braços novos com habilidade para poder finalmente se vingar de Eddy Albani. E é a partir deste ponto que a história do mangá começa a intrigar o leitor.



Eu considero Tetsu no Senritsu um dos melhores "mangás que ninguém leu" do Osamu Tezuka. Este é um dos mangás onde o senhor Tezuka mostra a sua face mais madura e brutal, ao contrário do que os iniciantes que não conhecem os pormenores de suas obras (que só o conhecem por "Astro Boy") pensam que ele apenas faz. Tezuka também sabe mostrar crueldade e densidade em suas histórias, boa parte dos mangás Seinen escritos por ele (Como "Adolf ni Tsugu", "Buda" ou "Ode to Kirihito").

Mesmo tendo apenas 1 volume, TnS é uma história muito bem conduzida, mas acho que devido a isso, me limita de fazer muitos comentários sem falar do mangá inteiro (não gosto de soltar spoilers nas minhas análises). É uma história história de vingança feita nos melhores moldes possíveis e com um final que traz uma mensagem por parte de Tezuka, enfim. Isso é tudo o que posso dizer sobre esse mangá neste post.

O volume de Tetsu no Senritsu ainda vem com dois one-shots feitos por Osamu Tezuka na época em que o mangá foi publicado na Zoukan Young Comic da Akita Shoten (eu nunca tinha ouvido falar nessa revista até ler esse mangá). Um deles se chama "Shiroi Maboroshii" (O fantasma Branco) e "Revolution" (Revolução). Esses dois one-shots também possuem ótimas histórias com bastante profundidade emocional no enredo explorada por Tezuka.

Conclusão:
Tetsu no Senritsu é na minha opinião, um dos "melhores mangás que ninguém leu" do grandiosíssimo Osamu Tezuka. É meio difícil, para mim, dissecá-lo em muitos detalhes em um post como costumo fazer neste blog
que você está lendo, já que ele só tem 1 volume, mas faço isso por uma boa causa, não quero revelar o melhor do mangá, já que a graça dele está em justamente lê-lo. Em TnS, Tezuka mostra a sua face cruel e crítica, a ponto de explorar o sentimento de vingança do ser Humano de uma forma bem profunda e analítica. É um mangá que vale a sua atenção para uma cômoda leitura durante uma tardinha, por exemplo.

Bom, essa foi a minha contribuição para o Tezuka Day, onde toda a blogosfera da área de Animes e Mangás se reuniu para fazer essa homenagem ao grande Deus dos mangás, Osamu Tezuka. Tezuka é considerado o Deus dos mangás não apenas por ser o pioneiro na área, mas sim por dar vida a seus personagens de uma forma muito bela e bem orquestrada que só os grandes mestres sabem fazer. Tezuka deixou um legado que será lembrado por pessoas do mundo todo por toda a eternidade.


Um grande viva ao grande Osamu Tezuka, você sempre será lembrado por nós como o grande contador de histórias que você foi e sempre será.


-----------ATUALIZAÇÃO---------------

Para ninguém ficar perdido nesse grande evento que é o Tezuka Day, fica aqui a lista de posts dos outros blogs que estão falando sobre o assunto. Espero que não esteja faltando ninguém, já que são muitos blogs/sites/podcasts/vlogs participando. E não se esqueçam de participar da página no Facebook também!

JBOX - Mangrafia
Nahel Argama - Osamu Tezuka, O Pai do Anime // O Star System de Osamu Tezuka
Maximum Cosmo - Tezuka, para todas as idades
Otakismo - Influencia do pop americano-na-obra de Osamu Tezuka
Troca Equivalente - Influência da Grande Guerra nas obras de Tezuka
Mangatologia -  Table of Cast! - Tezuka Por Outros Autores 
Folha Nerd - Parceria Tezuka x Maurício de Sousa
Mundo do Coringa - Biografia
Visual Novel Brasil - JonhMaster – Influência no mercado
Mais de Oito mil - Don Dracula
Special Days - Black Jack
- Maximum Cosmo – Kimba, o Leão Branco
Chuva de Nanquim - Pluto
Blog do Graveheart - Buddha
- Mangás Undergrounds – Ode no Kirihito
Gyabbo! - Apollo’s Song
Elfen Lied - Barbara
Subete Animes - Astro Boy, o estudo de um fóssil
Anikenkai - Phoenix 2772
- Planeta do Moe - A Princesa e o cavaleiro e o Teatro de Takarazuka
Radix - Dororo
Netoin! - Fushigi na MerumoOtame - A Princesa e o Cavaleiro
Across The Starlight - Metrópolis
Moon Stitch - Angel’s Hill
OtakuYousai - Ma-chan no Nikkichou
Virtual Meinsanity - MW
Visual Novel Brasil - Fuusuke 
- AnimangaTNT - The Amazing 3

6 comentários:

  1. Eu já imaginava que o seu post ia ser de um mangá que ninguém conhece do Tezuka, 8D
    Ainda tô devendo ler essas obras mais sérias do Tezuka, mas pelo que você escreveu, deve ser um grande mangá

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo belíssimo post. Trazer algo "novo" de Tezuka não é nada fácil e ainda mais com tanta maestria e simplicidade. Novamente o blog faz jus ao seu nome.

    ResponderExcluir
  3. A resenha foi muito bem feita, me fez imaginar as cenas e acontecimentos e ter vontade de ler o mangá.

    Post bem escrito, que visa mostrar como o mestre é talentoso e o "Deus dos Mangás".
    Mostrou uma premissa e cumpriu; em meios à enormes textos que aprofundam os mangás do mestre, este conseguiu mostrar o principal e objetivamente foi um resenha como se diz ser. Belo post :)

    ResponderExcluir
  4. Vingança sempre será um tema interessantíssimo e muito divertido. E quando bem aproveitado, mostra muito da nossa humanidade. Meu conhecimento de Tezuka é limitadíssimo. Foi ótimo ler esta resenha.

    ResponderExcluir
  5. Vale mencionar que esse mangá inspirou uma outra série de mangá recente, Dämons, que tem um personagem similar embora os detalhes da história sejam diferentes.

    E o que era um mangá de um volume nas mãos de Tezuka virou uma série de 13 (!) volumes!

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado pelos comentários, pessoal!

    @Hunter
    Realmente, é verdade, o tal mangá é Dämons, que foi publicado na Shounen Champion. Não li o mangá, mas pelo o que eu analisei olhando algumas páginas, ele não usa a história de Tetsu no Senritsu propriamente dita. Mas é bem parecido mesmo. (não posso dizer muito, pois não li Dämons).
    Queria ler o mangá, pena que só tem scans dos 2 primeiros volumes.

    ResponderExcluir