domingo, 31 de julho de 2011

Resenha - Ushio to Tora

Ushio to Tora
Autor: Kazuhiro Fujita
Período de Publicação: 1990-1996
Serialização: Weekly Shounen Sunday (Shogakukan)
Número de Volumes: 33

A Shounen Sunday é uma das mais poderosas revistas Shounen da atualidade, mesmo atrás da Magazine e da Jump, as suas séries possuem relativa influência no mercado. Nela, os seus autores estão sempre presentes na revista como Rumiko Takahashi (Ranma 1/2, Inuyasha, Urusei Yatsura e atualmente, Kyoukai no Rinne) e Takashi Shiina (Ghost Sweeper Mikami, e atualmente Zettai Karen Children) e o poderoso Kazuhiro Fujita (do sensacional Karakuri Circus e atualmente, Gekkou Jourei), e é de um de seus mangás que falarei hoje. Um dos mangás mais lembrados e importantes da história da Revista, e facilmente um dos melhores mangás Shounen já feitos (na minha opinião). Conheçam o fantástico mangá Ushio to Tora!







O mangá fala sobre Ushio Aotsuki, um garoto de 14 anos que é filho de Shigure, um monge. Ushio é o típico garoto revoltado e agitado. Um dia, Shigure o manda ir limpar o porão, e lá, carregando várias coisas pesadas ele vê um pequeno alçapão no porão, e então, Ushio resolve ver o que tem lá. No fundo do porão, ele ouve uma voz assustadora vinda de um Youkai (criaturas oriundas do folclore japonês) dourado com listras negras preso por uma enorme lança. O Youkai desafia Ushio a tirar a lança para libertá-lo, e então Ushio retira a lança e assim liberta a criatura.

Após se libertar de sua prisão de 500 anos, a presença do grande Youkai acaba atraindo milhares de criaturas para a casa de Ushio que estão famintas por carne humana. Ao mesmo tempo, duas amigas de infância de Ushio, Asako e Mayuko, estão indo à casa do garoto para chamá-lo para ir à escola, assim se tornando alvo fácil das criaturas, que se unem e formam um enorme Youkai devorador de humanos. Ushio resolve agir rapidamente e pega a lança que retirou do Youkai dourado, que tenta devorá-lo, mas com o poder da lança, Ushio, acaba o dominando e o mantendo sob controle. Empunhando a poderosa lança e domando o Youkai Dourado, Ushio trava uma feroz luta com o Youkai gigante antes que ele devore Asako e Mayuko, e assim o derrota. A após a luta, o Youkai dourado resolve "assombrar" Ushio, para assim poder devorá-lo algum dia, e então O menino resolve batizá-lo de "Tora" (que em japonês, significa "Tigre") por causa de seu corpo dourado e listrado de preto, e ao seu lado, usando a poderosa lança que encontra, passa a enfrentar vários Youkais por todo o Japão.



Esse é só o começo da história, que toma um rumo extremamente épico a partir do volume 5 do mangá e continua melhorando mais e mais até o final da série, mas não quero estragar a surpresa e a sua leitura. A história vira uma verdadeira aventura de proporções épicas! Os primeiros arcos do mangá possuem uma natureza episódica, porém de importância para o rumo da história,  são bem divertidos e agradáveis de ler, eles misturam um pouco de tudo: muita ação, momentos engraçados, cenas dramáticas e épicos combates.


Alguns podem chiar com a arte do mangá, que possui traços fortes e cheios de detalhes, principalmente nos youkais, desde espinhos, cabelos, escamas, rugas... é tanta coisa que se você virar a página rápido demais você pode perder detalhes. O traço de Fujita pode não ser um dos mais bonitos de se ver no começo (mas é bem detalhista e artístico), mas ainda sim, o desenhista consegue os deixar bem carismáticos. É impossível não gostar da maioria dos youkais do mangá.

A série, como eu já falei, demora para ficar realmente épica como estou dizendo, mas vale a pena insistir, o conteúdo fica altamente recompensador, de forma a entreter bastante o leitor e mantê-lo atento na leitura (assim como eu fiquei ao ler a maior parte do mangá). É impossível não gostar de Ushio to Tora.

Ushio to Tora é bem famoso no Japão, onde é considerado um dos melhores mangás de todos os tempos, apesar de todo o sucesso e fama, infelizmente a série não recebeu um anime para TV, apenas uma série de 10 OVAs que não fazem Jus à série e um jogo para Super Nintendo (Que apesar de divertido, não cobre nem um terço da história do mangá). Em 2004, a série recebeu uma reencadernação no formato Bunkoban em 19 volumes de luxo (ao contrário dos 33 tankoubon lançados na época de publicação, que compilaram os 312 capítulos do mangá). A série é facilmente um dos mangás mais importantes da história da Shounen Sunday, e um dos mangás Shounen mais lembrados de sua época.

Conclusão:
Ushio to Tora é uma verdadeira obra-prima! Tem tudo que um bom mangá shounen de ação deve ter e mais um pouco. A série começa divertida e agradável e se encerra de uma forma extremamente épica e perfeita. Até mesmo se você não é lá muito fã de mangás centrados em Youkais (como eu), o mangá é altamente recomendável. Vou tirar uma frase do usuário "Sanjiyan5" do Mangaupdates que postou sobre o mangá em sua página no site , que resume tudo o que penso sobre a série: "A história é bem mais profunda do que 'um Youkai após o outro', e é transformada lentamente em uma significante e empolgante história". Na minha opinião, Ushio to Tora é facilmente o melhor mangá já publicado na Shounen Sunday, e um dos melhores mangás de todos os tempos. Eu garanto que não irão se arrepender de lê-lo. Simplismente Obrigatório.


Onde Encontrar:
Em japonês, as raws podem ser baixadas aqui , mas em inglês, o ardneh fez a série até o final em ótima qualidade. Em português, os primeiros capítulos da série chegaram a ser lançados pela Suki Scans, mas há um bom tempo não lançam um capítulo da série.


Apesar dos OVAs de Ushio to Tora não serem tão bons quanto o mangá, possuem uma excelente trilha sonora com a ótima música de abertura "Yuuki no Fighter" (que pode ser traduzida como "Lutador de coragem"), que usarei para encerrar o post, junto com um vídeo sobre a série (mas aviso que o vídeo contém alguns spoilers, por isso cuidado)






Obrigado por ler, e comente.

5 comentários:

  1. opá! lerei os volumes em portugues, e encher o saco pra continuarem. kkk

    o youkai me lembrou mto o landou, do yuyu, talvez o togashi curtisse ele.
    arte legal também, tem muita expressao.

    ResponderExcluir
  2. Pareçe ser realmente um excelente manga,pena que nunca vai vir pro Brasil(oficialmente)...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá achei interessante o texto, cai aqui pois estava jogando o Ushio & Tora Ushio to Tora - Shinen no Daiyou para NES/Famicom, no nintendinho aparentemente a historia é fiel ao que você descreveu pois eu vi estas partes no jogo.
    Abraço Xander Max

    ResponderExcluir
  5. Procurei por séculos esse manga/anime
    em torno de 2000 quando vi o jogo de snes, eu achei muito foda e curioso...procurando saber o que era...só conseguia achar PARTES do primeiro volume em INGLES...
    ao logno de anos achei o anime em torrents e tinha um site americano q publicava aos poucos o manga...

    ResponderExcluir