sexta-feira, 1 de novembro de 2013

CORRENTE DE REVIEWS 2013 - Kuchuu Buranko




"Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem-viiiiiiiiiindo!"




Lembram da corrente de Reviews do ano passado, aquela que fiz o post onde falei do "nem gostei tanto assim mas curti a experiência inusitada" Serial Experiments Lain? Pois é, cá estou fazendo mais uma participação neste evento idealizado, mais uma vez, idealizado pelo amigo @Didcart lá do Anikenkai, e... de antemão, já quero dizer que devo um abraço ao Erick Dias da turma do Anime Cote (que fez um excelente post da corrente sobre o bacanudo mangá "Kokuhaku", de Nobuyuki Fukumoto e Kaiji Kawaguchi, os responsáveis por Kaiji e Zipang, respectivamente, leiam lá) por ter me recomendado um anime que eu me diverti PRA CARAMBA assistindo como não fazia há muito tempo, sério, muitíssimo obrigado! Sem a recomendação, eu dificilmente teria tomado vergonha na cara e ido assistir esse anime divertidíssimo que é Kuchuu Buranko. Pois então, sem mais delongas, vamos então conhecer essa ótima animação?

Sim, o da cabeça verde de urso é o principal... e o loiro de orelhas
verdes, o pequeno com o urso de pelúcia na mão e só assistindo pra entender essa loucura legal.
Kuchuu Buranko (ou às vezes chamado de "Trapeze" em alguns cantos da internet) surgiu no Japão originalmente como uma série de 3 livros publicados entre 2000 a 20006, escrita por Hideo Okuda, e foi adaptada para a animação pelo estúdio Toei Animation (conhecidos por fazer adaptações de clássicos da Shonen Jump, como Dragon Ball, Ginga Nagareboshi Gin e Hokuto no Ken, por exemplo) sob a direção de Kenji Nakamura (que trabalhou na coordenação de produção de Cowboy Bebop e Serial Experiments Lain, além da direção de Turitama, "C: The Money of Soul and Possibility Control" e do atualmente sendo exibido no Japão "Gatchaman Crowds") e foi exibido no bloco noturno de animação, NoitaminA em 2009 com um total de 11 episódios.

Sim, esses aí são os livros que deram origem à série.


A história segue uma fórmula episódica bem simples, porém, eficientemente bem executada e inusitada: Somos apresentados a algum cidadão comum que tenha algum tipo de problema/distúrbio/conflito psicológico que necessite de ajuda, que pode ir desde um tique nervoso até uma série crise de surtos psicóticos. E então, esse personagem vai até a clínica do psiquiatra malucão Ichiro Irabu, que bola os métodos mais inusitados de tratamento para seus pacientes, com a ajuda de sua sedutora enfermeira sempre vestida de rosa, Mayumi.

A beldade assistente de Irabu. Animada com rotoscopia e tudo.

"Mas e aí, é só isso aí?". Sim, é só isso aí mesmo em todos os 11 episódios, mas a execução dessa ideia é feita de uma forma tão divertida que nunca fica repetitivo e você pode passar vendo vários episódios em sequência porque quer conhecer mais dos métodos do louco Dr. Irabu e seus pacientes. É uma série bem formulaica, mas não falha nem um pouco quando o assunto é proporcionar entretenimento de qualidade.

"Esse dia foi foda."

Apesar da história bastante episódica, os episódios possuem uma certa ligação entre si de uma forma bem sutil. Por exemplo, estamos vendo um episódio que trata do problema do personagem A, daí, no outro episódio, quando o foco é o problema do personagem B, podemos ver A, C, D, E (e por aí vai) fazendo uma ponta nos cenários durante o episódio com as mesmas cenas que já vimos ou ainda veremos em outros episódios onde eles são o foco. Pode parecer um detalhe meio bobo, mas eu acho isso bem legal e muito bem colocado aqui, o que nos leva a crer que todas essas histórias se passam quase ao mesmo tempo. Doutor Irabu é um cara bem eficiente pra tratar de tantos pacientes de uma vez, não?

Irabu em um de seus métodos de lidar com seus pacientes.

À primeira vista, a estética do anime pode parecer bem estranha se comparada ao que costumamos ver na mídia. Vemos o emprego de várias técnicas inusitadas de animação, como uma mistura de animação tradicional com rotoscopia, e às vezes, até trechos live-action misturados nisso tudo, além de um belo jogo de cores quando necessário. Em termos técnicos, pode não parecer o anime mais bonito do mundo, mas apesar de, na teoria isso parecer uma tremenda lambança, isso se encaixa bem com o clima e narrativa da série.

Essa é a cara de espanto que alguns fazem por não conseguir lidar
com a animação "peculiar" (e muito bem-feita)

Comentei brevemente sobre o uso dos personagens na estrutura episódica de Kuchuu Buranko, mas agora, vamos ao que realmente interessa no que os tange: a abordagem que a obra faz neles. O doutor Irabu recebe os mais variados pacientes com vários tipos de distúrbios/problemas psiquiátricos, e todos eles possuem uma elaboração de background feita de maneira bem interessante e eficiente. Conhecer tantas pessoas problemáticas assim que fazem parte do dia-a-dia do psiquiatra malucão e seus problemas é uma experiência bem interessante. Há vários momentos que até mesmo é possível se identificar com alguns dos dramas vividos pelos cidadãos da história (eu mesmo me identifiquei com quase metade deles, se não mais), além até de sentir uma certa empatia ou, nos casos mais extremos, até sentir vontade de dar risada de tão bizarras que costumam ser algumas situações (como a do segundo episódio, onde Irabu deve lidar com um paciente que possui uma vida sexual bem frustrada e tem ereções incontroláveis nas horas mais indevidas possíveis, por exemplo).




Veredito final:
Kuchuu Buranko proporciona diversão e imersão de uma maneira extremamente competente e bem coordenada. Com uma direção de altíssimo nível, mesmo com o caráter episódico da série, KB consegue manter a boa qualidade durante todos os seus 11 episódios sem se tornar repetitivo ou monótono e faz um muito bom uso de um estranho (porém, cheio de charme) jogo de cores e muitas vezes, simbolismos visuais, além de por vezes, ter pausas para uma narração mais metalinguística (com direito a até mesmo um psiquiatra real que explica sobre vários dos distúrbios psiquiátricos sofridos pelos personagens da série, acrescentando interessantes curiosidades sobre o assunto). Apesar de todos os seus muitos pontos positivos, Kuchuu Buranko não é um anime recomendado para todos os públicos, mas é uma boa pedida pra quem procura algo um tanto "diferente" do habitual de inúmeras animações da atualidade. Não saberia dizer se alguém iniciante na mídia aproveitaria bem, mas pelo menos o sentimento de ver algo inusitado já valeria a experiência. Eu ADOREI a série e a divertida experiência que foi assistí-la, e recomendo fortemente, vale a pena.

Psiquiatras profissionais também recomendam Kuuchuu Buranko! Assistam sem medo.


--------------------------------------



CONTINUANDO A CORRENTE, me foi passada a missão de recomendar algo para a galera de um outro blog. Sinto que eu deveria ter caprichado mais na recomendação (igual na corrente do ano passado), mas acho que valerá a pena ver as impressões dos colegas do ECCHI MUST DIE a respeito de um mangá que falam bem, PORÉM... xingam o final trollador de todas as formas possíveis e como me senti levando uma rasteira desse mangá que achei bem mediano no final, na intenção de fazer uma amigável brincadeira de passar o sentimento de ter tomado uma rasteira adiante, indico o mangá CIGUATERA, de autoria de Minoru Furuya (conhecido por escrever também "Boku to Issho" e "Himizu").

Será que eles vão ter uma impressão diferente do mangá ou cairão na minha pegadinha (que na verdade, não é minha, só estou a repassando)? Confiram no, provavelmente (ou não), furioso texto da galera do Ecchi Must Die sobre Ciguatera!

Que venha mais uma corrente de reviews!

http://www.youtube.com/watch?v=F1SX0arT5tQ

E esse foi o post final do blog. Já disse tudo que tinha pra dizer aqui. Um abraço, muito obrigado por prestigiarem este humilde blog durante quase 3 anos, e quem sabe não nos vemos por esses mares da blogosfera brasileira de mangás e animes(ou cultura pop geral) novamente um dia, quem sabe? :)

Até a próxima e muito obrigado por tudo, leitores!

9 comentários:

  1. Saudações


    Um belo post de despedida, nobre amigo.
    Parece que este anime foi realmente de seu agrado.

    Desde agora, no aguardo de sua nova investida para algum dia, nesta blogosfera...^^


    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, gostei bastante. Fico feliz que tenha gostado do post.
      Não sei quando será ou se de fato retornarei a blogar, mas pretendo.
      Obrigado!

      Excluir
  2. Acho que se surpreenderá, Ninta-kun. Não estamos tão furiosos assim. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pooooxa, então minha brincadeira não funcionou? Hahahahah, mas pelo menos, vai ser interessante ver a opinião de vocês a respeito da obra. No aguardo do texto. :P

      Excluir
  3. Ha, fico satisfeito em ver que gostou de Kuuchu Buranko, recomendei esperando mesmo que a pessoa o aprovasse...

    Acho geniais as histórias interligadas, os problemas psicológicos de cada paciente e a maneira que Irabu os resolve, a animação excêntrica... É um anime que foge do convencional em diversos aspectos, e não acaba sendo puro estilismo e pedantismo; os dramas narrados são bem compostos e interessantes.

    E essas histórias são simultâneas mesmo; se for procurar em cada episódio, vai ver que a Mayumi tira folhas do calendário sempre dos mesmos dias de uma semana antes do natal, indo e voltando. É o melhor meio de se provar que não são casos isolados.

    Enfim, até um dia o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso de as histórias serem simultâneas foi uma das coisas que mais me chamou a atenção. Foi tudo muito bem feito, não abrindo brechas pra plotholes ou coisas do tipo, graças a um ótimo trabalho de direção.

      Mais uma vez, muitíssimo obrigado por me indicar Kuuchuu Buranko. Eu realmente adorei assistir esse anime!

      Excluir
  4. Meus cumprimentos,Nintakun!


    Já ouvi falar de ti: como um certo muso inspirador de um descendente de Israel sem religião a seguir,como um carinha que 'a gorda da Mara' do MDOM indicara a Vivian Otaka{http://maisdeoitomil.wordpress.com/?s=nintakun&submit=Pesquisa} ou "NintakunNaEliana" no Brazil Trends na mesma forma de pesquisa do MDOM,e ainda por ter comentado anonimamente -naquela data- no primeira e última Corrente de Reviews 2012 -Se liga no paradoxo com base em ti e no perfil que eu usei!-.Porém qual o motivo da minha pessoa falar nisso num blog fechado em 1-11-2013?Resposta = Os mortos deixam suas lápides nesse mundo e estão conectados a esse plano através de sua conta blogspot associada a determinado e-mail.E como estou sequenciando os blogs que fizeram reviews na Corrente,cá estou eu a falar com um 'desencarnado' ou não,de forma que a mensagem possa chegar a ti ainda... ou fica a contribuição semi-desconhecida ao evento...

    Pelo percebido S.E.Lain te fritou alguns neurônios,todavia o ainda reflexivo Kuchuu Buranko(Penso se o chamaria de 'Trapeze' ¬¬ te dara um refresco para uma despedida menos melancólica.Só que não fugiu de todo de Lain("Kenji Nakamura (que trabalhou na coordenação de produção)"). =p

    O cara médico com a seriedade de um charlatão excêntrico,Ichiro Irabu,e sua rosácea,vesguinha e 'gostosável' enfermeira,tem forma de lenda urbana em que o paciente é abusado em virtude de tua necessidade -Conta uma novidade. ¬¬-,mas ao menos resolve -Tô arriscando aqui-.E simultaneidade de tratamentos -Não ser ortodoxo teria disso(Question..)-,hum...

    E a estética da lambança...Digamos que quando se está na lambança,parece tudo limpo e legal ou... "Tô nem aí!Tô nem aí..!"

    E lidar com doidos(sem ofensas) aparenta não ser muito saudável pros médicos também.Tem uns que refugiam em drogas,uns vestem a carapuça de deuses,alguns se tornam insensíveis e apenas aguardam o contracheque e por aí podem ir...

    Pra quem se guia muito por selos,o do bloco Noitamina,ainda tem valor apesar das críticas da exibição de Black Rock Shooter(BRS ->
    http://www.noitamina-brs.jp/).Tô achando que o doutor da mente humana,Ichiro Irabu,tratou-te também -com você percebendo ou não percebendo- e sua pessoa ficou amiga dele.=pp E com isso optou por apontar Ciguatera como um risco controlado(Question).

    . Nota sobre ED: Uma coisa meio música americana de outrora ou bem teria chance de aparecer como um arranjo de Mawaru Penguindrum em sua flora musical diversificada.

    E finalmente,quem sabe você não avista essa mensagem lá do mar que navega,pois como ficou a especular,são muitos "quem sabe",sejam interrogativos ou reticentes.Se alguém reencontrar a pessoa que não se reconhece mais ou melhor e mais cabível,a pessoa que amadureceu com o que passou,quem te dirá que blogar não é mais pra ti;quem???


    E dessa vez finalmente mesmo,fique com um "Ciao" que é um "Olá" ou um "Até logo" na língua do país que tem o formato de bota,isto é,Itália(Encare como se sentir melhor =DDD).

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post
    Vc deveria MESMO fazer uma review de Kingdom. É um dos poucos mangás que me deixaram realmente viciada, a ponto de quase perder o sono á noite só pra ver o que vai acontecer. Reparem no desespero. Kingdom é exelente, super recomendado!

    ResponderExcluir
  6. Pura nostalgia, fazia algum tempo que não vinha, hoje me lembrei de um mangá que havia sido comentado aqui em cenas marcantes e que queria muito ler, Sexy Commando Gaiden Sugoiyo Masaru-san!
    Valeu por deixar o blog no ar, hoje com mais tempo, tem tanto mangá que foi comentado aq que eu queria ler, só olhando os posts já me lembro de ter marcado alguns e acabei não lendo. Valeu mesmo se o site não tivesse no ar não ia lembrar do nome do Sexy Commando nunca, só lembrava da página que voce botou nas cenas marcantes e a descrição que vez. ahshuahashhaah

    ResponderExcluir