sábado, 8 de outubro de 2011

Resenha - Kinnikuman

Kinnikuman
Autor: Yudetamago
Gênero: Ação.
Período de publicação: 1978-1987
Serialização: Weekly Shounen Jump.
Número de Volumes: 36

As décadas de 70 e 80 foram, sem dúvida alguma, as mais importantes no processo de divisão de águas na formação dos mangás de luta que viriam posteriormente. Boa parte dessa época de ouro aconteceu na Shounen Jump, que marcou época com vários mangás famosos do gênero: Ring ni Kakero (por mais que eu não goste da série, devo admitir que teve importância para a Jump na época), Hokuto no Ken, Dragon Ball, Saint Seiya (idem à Ring ni Kakero), Wingman e Sakigake!!Otokouju. No post de hoje, falarei de uma das séries mais importantes desse período de ouro na toda poderosa revista da Shueisha, e possivelmente, um dos mangás mais importantes de todos os tempos para a construção do Shounen de Batalha moderno. Conheçam o clássico imortal, KINNIKUMAN, de Yudetamago (nome artístico da dupla Yoshinori Nakai e Takeshi Shimada)





[ATENÇÃO: Eu sou extremamente fanboy da série, e não estranhem altos puxa-saquismos meus neste post]

Explicar como Kinnikuman se tornou um dos mangás mais importantes da história da Jump não é uma das tarefas mais fáceis de se fazer em breves parágrafos, mas irei tentar. Kinnikuman começa como um simples mangá de comédia, que satirizava os super-heróis da época (nem os heróis das HQs americanas da Marvel e da DC escapavam das piadas), colocando como o personagem principal da história o nosso herói, Kinnikuman. Kinnikuman é completamente o oposto dos super-heróis convencionais; ele é fraco, desajeitado, preguiçoso. Em suma, totalmente o oposto dos heróis convencionais, tipo o nosso querido Chapolin Colorado.

Agora, imaginem se esse cara todo atrapalhado recebe a visita de um ser de outro planeta, que diz que o nosso herói, na verdade é filho da família real do planeta Kinniku e te leva para que todos tenham conhecimento de que está vivo (é quase como se o Superman voltasse para Krypton para reconquistar o trono) e que ele é o herdeiro do trono do planeta Kinniku. Pois é este o ponto de partida de Kinnikuman para uma coisa que vai muito além de simples paródias a heróis e piadas sobre o assunto, mudando para um mangá cheio de épicas batalhas, bravos guerreiros, muita luta-livre e personagens com os mais variados superpoderes. Depois da volta ao seu planeta natal, Kinnikuman deve enfrentar vários inimigos para continuar mantendo a sua realeza no planeta Kinniku!

[Ufa! Consegui explicar a história de Kinnikuman sem dar spoilers! Vamos em frente.]

Kinnikuman possui um estilo narrativo bem agradável de se ler. No começo do mangá (quando ele ainda era de comédia), as piadas divertem bastante em histórias episódicas que vão apresentando alguns dos personagens importantes da série. Após em torno de 30 capítulos, o mangá começa a assumir a sua verdadeira forma, transformando-se aos poucos em uma história de luta-livre envolvendo personagens com poderes especiais e com as formas mais variadas possíveis (há até mesmo um cara em forma de Penico!) e muitos deles cheios de carisma, sendo muito difícil desgostar de algum deles. As lutas do mangá apresentam um ritmo bem intenso e empolgante que só vai melhorando a cada capítulo que se passa, sem enrolações (algo raro de se ver em mangás de luta de muito sucesso, que acabam sendo "vítimas" do próprio sucesso).




A arte do mangá é bem simples. Nos primeiros capítulos do mangá, ela é bem cartunesca para se adaptar aos padrões dos mangás de comédia da época, mas depois vai evoluindo bastante, com os personagens tomando proporções mais realistas (no tamanho deles em relação a outros personagens). O traço da dupla Yudetamago, sofre uma constante evolução durante os 10 primeiros volumes da série, onde assume a sua forma definitiva. É curioso notar que a evolução continua mesmo após o término da série (MAS HEIN?!) em suas sequências (Ah, sim!) "Kinnikuman Nisei" (Cujo anime foi exibido no Brasil sob o nome de "Músculo Total") e "Kinnikuman Nisei: Kyuukyoku Choujin Tag Hen" (Recentemente concluído). Isso é a prova de que os Yudetamago evoluíram em sua arte com o passar dos anos, sem perder o charme da série original. Ouviu essa, Masami Kurumada? (Desculpem-me os fãs, mas eu não resisti)



Um outro detalhe de que quero falar é a extensa lista de personagens. Os personagens são cheios de carisma e, como já disse antes, possuem habilidades das mais variadas, o que certamente dá um belo charme às lutas do mangá, que usam como base a Luta-Livre (tipo aqueles WWE da vida). Por causa de tantas habilidades diferentes, as lutas ficam muito longe de serem repetitivas e os personagens são muito bem
explorados pelos autores. Sem dúvidas, um dos maiores pontos positivos de Kinnikuman.

Kinnikuman, como já dito anteriormente, foi um dos mangás mais importantes da história da Shounen Jump, além de ter sido um dos mais importantes nomes para a construção das estruturas usadas nos mangás
de luta modernos, ao lado de Hokuto no Ken e Dragon Ball. A série ganhou um anime em 1983, feito pela Toei Animation, com 137 episódios e outro em 1991 (que cobria o arco final do mangá) com 46 episódios. Além da versão animada, vieram duas sequências já citadas há uns parágrafos atrás e uma gama de spin-offs e até crossovers com outras séries famosas como Kochikame. A fama de Kinnikuman no Japão é tão grande, que em 2009, para comemorar o aniversário de 30 anos da série, houve um grande evento no país para homenagear a série tendo direito a até mesmo um show de luta-livre com atores interpretando os personagens do mangá (procurem por "Kinnikumania" no Youtube e divirtam-se com o show). Sem dúvidas, Kinnikuman é um mangá que marcou época no Japão, e realmente é digno da fama que possui.

Conclusão:
Kinnikuman definiu gerações. Um grande clássico da era dourada da Jump, que ajudou em vários aspectos a revolucionar os mangás Shounen que viriam a tomar a forma de como os conhecemos hoje. Admito meu
fanatismo pelo mangá, mas é um dos poucos que realmente faz jus a tamanho hype e fascinação. Kinnikuman começa como uma divertida comédia que de repente, se transforma num épico mangá de batalha com lutas sensacionais e personagens marcantes! De fato, um mangá de leitura obrigatória, como não se vê hoje em dia.

Onde ler:
As Raws de Kinnikuman podem ser baixadas em vários sites de raws, já em inglês, as scans não foram terminadas ainda, sendo que falta bem pouco para o término da série em inglês, e o grupo "Shonen Jump 0998"  Está cuidando dos capítulos finais do mangá, mas se quiser ir além deles, o StrangerAtaru  postou a tradução do mangá todo no Mangahelpers, sendo possível assim, ler junto com as raws. (Pode ser um pouco trabalhoso, mas vale a pena). Por fim, em português, o mangá está sendo feito pelo Shin Sekai Scans (no qual envolvido no projeto na revisão).



Para encerrar a análise, deixo aqui um dos melhores vídeos sobre a série que existem no youtube, mostrando vários dos momentos mais épicos da série em sua versão animada, mas o vídeo contém alguns leves spoilers sobre o mangá, mas nada que vá prejudicar a leitura (ao meu ver)



Obrigado por ler, e comente!

12 comentários:

  1. Já havia me interessado Kinnikuman, mas sempre fiquei na dúvida..esse post me animou a baixar o mangá.

    ResponderExcluir
  2. aconteceu a mesma coisa comigo zé freire
    o meu primeiro contato com kinnikuman foi a tempos atraz quando o anime musculo total ,(que vc mencionou)que passava na fox kids mas eu não entendia nada,porque era deveria ter meus 5,6 anos de idade
    só esse ano que começei a ser viciado e mangás,que vi kinnikuman, quando vi as primeiras paginas do mangá no começo desse ano,até desanimei de ler por causa do traço comico em um mangá que eu pensava ser de luta,mas agora com esse post animem-me de ler
    muito bom o post ninta-kun,continue assim ^^
    e estou ancioso para o proximo "conhecendo os mestres"
    (chega, ja escrevi de mais C=)

    ResponderExcluir
  3. cara, assisti musculo total fanaticamente quando passava na tv, a empolgação que eu sentia era equivalente a de yuyu hakusho, samurai x e outros, e eu já nem era tão novo. Dps fui saber do mangá original, e que era um classicao da jump, o que me fez ficar com mais vontade ainda.

    Sem duvida é um dos mangás que mais quero ler, e isso há uns 4 anos pelo menos. começei a ler pelo shin sekai, parece q tá meio parado mas com certeza acompanharei. Na verdade eu fico na vontade que esse pais nosso lance uns mangás classicos, como o hokuto, jojo, tsubasa, kinnikuman, city hunter, rokudenashi e outros, mas os idiotas aqui nao sabem dar valor. (desabafo via comentário).

    ResponderExcluir
  4. Eu até fui tentar ler, mas foi exatamente esse começo mais comédia que não em agradou muito, acho que é questão de gosto mesmo, e mesmo assim, devo admitir que o mangá é no mínimo importante pra história da Jump depois de ler esse texto.

    Só lembro, como a maioria, que via Músculo Total quando pequeno na extinta FoxKids, era um dos meus desenhos favoritos. Isso na época em que anime pra mim era só desenho e não anime.

    ResponderExcluir
  5. Caramba achei q eu era o unico a gosta de Kinnikuman, City Hunter, tiger Mask, Ashita no Joe, Cobra, Riki-oh, Oton, Magma Taishi, tds as maluquices do Go Nagai e Shotaro Ishinomori mas pelo visto e AINDA bem q nao sou o unico.
    Uma pena nenhum destes mangas serem publicados aqui no brasil, jamais serão. Uma pena mesmo, queria muito pode pegar isto em maos e ler, mas impossivel. Tentei importar e as taxas alfandegarias e impostos brasileiros me impediram de faze-lo sai caro demais.
    Abracos e continue com o excelente trabalho

    ResponderExcluir
  6. Para mim kinikuman é bom nada mais que isso
    as lutas são sim inovadoras e inusitadas os poderes interessantes, e em alguns casos estranhos.
    Mas o protagonista não desse é um tremendo idiota
    no nível máximo fazendo que nas horas,que ele
    precise ser sério simplesmente não dá certo
    fazendo, com que o púbico não se em deifique,ou entenda suas ações em certos momentos da serie.
    Desculpe me por está fazendo uma critica tão rasa
    tendo em vista que só vi o anime da Fox kid mas essa foi a visão que a série me passou.

    ResponderExcluir
  7. Apesar que depois dessa resenha algum dia devo dar chance ao mangá mas não agora talvez um dia.
    Nintakun a muita diferença entre o mangá eo anime
    aqui conhecido como músculo total.
    Sobre o protagonista como você o encara.

    ResponderExcluir
  8. Belo post.
    Assim como muitos a cima assisti a Kinnikuman Nisei (Músculo Total) na extinta fox Kids, depois de um tempo que fui saber que na verdade ele se tratava de uma continuação.

    Mas como o tempo passou e não pude acompanhar o fim da serie, Kinnikuman ficou na lembrança ate que muitos anos depois encontrei o Shin Sekai Scans, ao qual me deixo viciado na serie em um nível absurdo, em menos de 2 semanas aprendi bastante coisa da serie e ainda baixei e zerei 2 jogos do ps2.

    Admito que ainda sou mais fã da serie Nisei por ser aquela que ficou guardado em minha lembrança, mas admito que Kinnikuman é um excelente manga, tendo muito dinamismo em sua lutas e sendo bem engraçado em seus momentos de humor. Infelizmente de certo modo esses momentos de humor despreocupado, na minha opinião, se tornam o ponto fraco da serie em alguns momentos por aparecerem em momentos onde não e necessários. Mas nada que acabe com a história.

    Só fica uma dica pro pessoal que vai ler: Não vá ler Kinnikuman já pensando nas lutas de níveis espetaculares, pq com esse pensamento vcs vão enjoar do manga antes do 4° ou 5° capitulo. Tenha em mente que é uma aventura despreocupada sobre um heroi atrapalhado que vai evoluído durante seus contra-tempos, então vá lendo com calma e aproveite cada minuto sem pensar muito no que vem depois.

    E pra finalizar pq já ta ficando gigantesco isso aqui, Nintakun vc pode falar que todos os personagens são carismáticos, mas todo mundo sabe que o personagem mais sinistro de todo o universo Kinnikuman é o Kevin Mask, que foi o personagem que praticamente ficou em 1° lugar em todas as pesquisas de popularidade.

    E faltou falar de Kinnikuman Lady... Sacanagem larga essa tranqueira quieta.

    ResponderExcluir
  9. @lucas_gordineli
    Pretendo escrever o próximo "conhecendo os mestres" talvez em novembro ou no começo de Dezembro, aguarde. É um tipo de post que demanda bastante leituras e pesquisa.

    @PAAF
    Segundando seu comentário com a força de um Rinoceronte enfurecido aqui. Concordo com você, meu caro. Ainda sonho em ver esses classicões da Jump (e porque não também, da Magazine e da Sunday?) publicados aqui no Brasil. Na França, a editora Glenàt, tem uma linha especializada em lançar esse tipo de material em edição de luxo,e atualmente estão lançando Ashita no Joe, Ryu no Michi e Cyborg 009 nesse formato.

    @O Judeu Ateu
    Eu assistia o Kinnikuman Nisei na Fox Kids também, era bem legal, (apesar de que nem chega perto do mangá, pra variar), ele me ajudou muito a conhecer o universo de Kinnikuman. Kinnikuman é mais uma questão de gosto mesmo, muitos acabam não gostando por já esperar algo épico logo de cara no começo da série, mas vale a pena insistir com ele, é uma obra e tanto.

    @Ken-Oh
    Hoho, o meu favorito de Kinnikuman é o Robin Mask (que por sinal, é o pai do Kevin Mask que você citou), foi um personagem com o qual simpatizei logo de cara. É o meu favorito do mangá. (Acho que o meu atual avatar do Blogger denuncia isso, hehe)

    ResponderExcluir
  10. Nitakun não sei se te ofendi com minha critica
    sobre kinikuman nisei.
    Já que o meu único objetivo foi passar as minhas impressões quanto ao anime.
    Digo isso pois o meu comentário foi totalmente desconsiderando por você.
    Se foi me desculpe não queria menosprezar a série
    que você tanto gosta,só que meu primeiro contato com série não foi muito bom mas como disse,está na minha lista.
    No mais ótima crítica.

    ResponderExcluir
  11. Gostei dos seus review,se te interessar, semprenerds.wordpress.com.

    ResponderExcluir
  12. Gostei dos seus review,se te interessar fazer parte do blog semprenerds.wordpress.com. Dá uma resposta ai.

    ResponderExcluir