sexta-feira, 27 de maio de 2011

ToCs Históricas - 1992, Edição 07

Issue #07. (1992)

Jojo Bizarre Adventure (Capa)
Chokidou Bouhatsu Shuukyuu Yarou Riboro no Takeda (páginas coloridas?)
Dragon Ball
Slam Dunk
Dragon Quest - Dai no Daibouken
Rokudenashi Blues
Yu Yu Hakusho
Magical Taruruuto-kun
Chinyuuki
Shin Jungle no Ouja Taa-chan
Yabai (one-shot)
Pennant Race - Yamada taichi no Kiseki
Outer Zone
Majin Bouketan Lamp Lamp
Tennenshoku Danji Buray
Hana no Keiji - Kumo no kanata ni
Kochikame
Video Girl Ai
Ten yori Takaku

Marcando o grande retorno das ToCs ao blog. Hoje trago, a pedido do leitor Ken-Oh, uma ToC de 1992 (dos bons tempos da Jump, diga-se de passagem) que traz a titânica batalha de Jotaro Kujo contra o terrível Dio Brando na 3ºparte do mangá Jojo's Bizarre Adventure, de Hirohiko Araki.





A edição começa com capa de Jojo Bizarre Adventure, marcando o começo do confronto entre Jotaro e Dio, na parte 3, considerada por muitos fãs (inclusive eu), um dos melhores momentos do mangá (e na minha opinião, a luta mais selvagem e bem-feita que já vi em um mangá). Jojo não ficava muito alto nas ToCs (acredito que deva ser pelo fato de ser um mangá de luta bem diferente e adulto se comparado com as outras séries do gênero na revista), mas era protegido pelo fato de ter boas vendas. Jojo é uma série que continua com a sua popularidade firme e forte até hoje, com os seus mais de 100 volumes (se incluirmos Steel Ball Run como parte da série). Apesar do tamanho, Jojo vale a leitura.

Depois temos, o mangá cômico de futebol "Chokidou Bouhatsu Shuukyuu arou Riboro no Takeda", de Makoto Niwano (o mesmo de "The Momotaroh" e "Jinnai Ryuujujutsu Majima-kun Suttobasu!"). A série é praticamente desconhecida e ficava no meio das ToCs, mas por algum motivo estranho, nesta edição está em 1º lugar, provavelmente deveriam ser páginas coloridas, mas como essas informações adicionais nas ToCs antigas são meio escassas, então fica a dúvida. (considerarei então como páginas coloridas)



Agora, se considerarmos que Chobouhatsu (forma que consegui de abreviar o nome gigantesco deste mangá) ganhou páginas coloridas, Aparece o Top 5, e que Top 5 Lindo!! Iniciado por Dragon Ball (que segundo os meus cálculos, estava no começo da saga do Cell), Slam Dunk (que deveria estar com por volta de 60 capítulos) e "Dragon Quest - Dai no Daibouken" (que estava mais ou menos na metade). Não há muito o que comentar sobre estes 3... a não ser o fato de que são 3 excelentes mangás, e realmente merecem a posição em que se encontram!

 

O resto do Top 5 é composto de outros grandes clássicos dourados da revista, são eles Rokudenashi Blues e Yu Yu Hakusho (Que estava no meio do arco do torneio das trevas). Rokuburu e YYH sempre conseguiam ótimas posições nas ToCs e eram dois dos maiores sucessos da Jump na época, são outras duas séries excelentes que merecem as suas posições e são ótimas!

Saindo do lindíssimo Top5 dessa edição, encontramos outro clássico perdido dos anos 90, Magical Taruruuto-kun, de Tatsuya Egawa (conhecido aqui no ocidente pelo divertidíssimo "Golden Boy"). Taruruuto se encontrava em seus capítulos finais e estava bem próximo de ser concluído. Depois de Taruruuto-Kun, temos o bizarríssimo mangá de comédia "Chinyuuki", praticamente desconhecido fora do Japão. Há poucas informações úteis sobre ele, vamos continuando...

Em seguida, temos o divertido "Jungle no Ouja Taa-chan", que na época estava na metade de sua parte de batalha. Taa-chan é um mangá curioso, ele começa como uma comédia sem-noção parodiando o famoso personagem de Edgar Rice Burroughs, o Tarzan, e depois vira um divertido mangá de luta, mas ainda assim, mantendo o bom humor da série (e alterando o seu título para "Shin Jungle no Ouja Taa-chan"). É uma série que gosto bastante. Seguido dele, temos o One-Shot "Yabai", mas como não consegui mais informações sobre ele, continuemos.


Escapando por um triz do Bottom 5, temos o mangá de Beisebol (que saudades deles na Jump atual, já fazem anos que não aparece um na revista) "Pennant Race - Yamada taichi no Kiseki", a série era relativamente popular na época. Junto dele, temos "Outer Zone", um mangá misto de comédia com ficção científica (por sinal, muito parecido com o famosinho "Level E", de Yoshihiro Togashi), outra série que tinha lá a sua popularidade e estava em seus primeiros capítulos (nessa edição, o 9). E à uma posição longe do B5 temos "Majin Bouketan Lamp Lamp", uma das primeiras séries de Takeshi Obata, o futuro desenhista de Hikaru no Go, Death Note e Bakuman. A série estava em seus primeiros capítulos (essa era a primeira avaliação de popularidade da série, ou seja, o capítulo 8) e seria cancelada pouco tempo depois com 4 volumes.



Agora, o temeroso Bottom 5. Ele começa com "Tennenshoku Danji Buray", de Kazuki Takahashi, o mesmo por trás de Yu-Gi-Oh. Buray contava a história de um lutador de vale-tudo que preservava a glória de sua família de lutadores. Aqui estava em seu 10º capítulo e seria brutalmente cancelada poucas semanas depois acumulando 2 volumes.
Continuando, chegamos em um ponto onde convoco-lhes a pegarem as suas tochas e seus rifles e as pedras para serem atiradas: Hana no Keiji no Bottom 5!! A série de Tetsuo Hara ,o mesmo desenhista de Hokuto no Ken (um dos meus mangás prediletos, o que explica a minha fúria pela baixa posição XD). A série contava a história de um dos maiores heróis da história do Japão, Keiji Maeda. O mangá teve 18 volumes e é uma das séries mais conhecidas de Hara até hoje.





*esfria a cabeça*
Depois do meu pequeno momento de fúria, temos Kochikame no bottom 5 (na época estava próxima de completar 800 capítulos), mas a situação de Kochikame vocês já sabem, né? Ele é imune às posições do Rankings, por isso continuemos.

Fechando a ToC, temos o famoso mangá de romance Video Girl Ai (ou "Dennei Shoujo" se preferirem), que na época, estava em seus capítulos finais, e como acontece com muitos mangás de romance famosos da Jump (pelo menos nos casos que observei), ao se aproximar do final, ele vai ficando ao fundo da ToC. Junto de Video Girl Ai, temos o mangá "Ten Yori Takaku", de Yuuko Asami (que por sinal, era esposa do autor Shin Mitsuhara, autor de Outer Zone, já citado aqui neste post), que anos depois viria a fazer sucesso com Wild Half. Ten Yori Takaku seria cancelado na edição seguinte à essa.


E assim termina mais uma análise das ToCs históricas da Jump. Espero que tenham gostado. Obrigado por lerem, e por favor, comentem.

5 comentários:

  1. Com toda certeza Jojo é um dos melhores mangas que já li tanto que é o 3° no meu top 5, uma pena que não pude ver ainda a saga Stardust Cruzader em manga, mas em compensação vi em anime e digo que é muito f*d%, só não gostei do ova não ter a tão falada cena do rolo-compressor.

    Gostaria de sugerir pra você fazer uma review de jojo, visto que você é um grande fã acho que você consegue convencer mais pessoas a lerem essa ótima serie. Fica a sugestão.

    ResponderExcluir
  2. Sou um grande fã de JoJo também e acho essa uma das partes mais épicas do mangá. Dio é meu vilão favorito de mangás o/

    Eu estou atualmente a acompanhar a parte 7(com a lerdeza da Scan) e a parte 8 e posso dizer que a quantidade de volumes é o de menos.

    Sobre os OVAs, eu não tomaria eles como referência para o mangá. É uma adaptação bem mediana.

    Concordo com a review sobre JoJo, mas convencer alguém a ler um mangá tão grande e que boa parte dos volumes não tem tradução pra PT...

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa ToC,só clássicos!gostaria de ver uma de 1995,na fase pós dragon ball da jump

    ResponderExcluir
  4. Essa ToC tá linda mesmo, né? (Fora o Hana no Keiji lá no bottom)

    E sim, já pensei na ideia de uma review de Jojo, pretendo postar sobre cada saga individualmente do que fazer uma análise abrangendo o mangá inteiro.
    Eu adoraria fazer as pessoas sentirem vontade de ler Jojo, é um mangá que deve ser mais reconhecido!

    ResponderExcluir
  5. Jojo é fabuloso. Já li inteiro e recomendo.

    ResponderExcluir