sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ToCs Históricas- 1985, Edição 50

Issue #50 (1985)

Kinnikuman (Capa)
Hokuto no Ken
Dragon Ball
Road Runner
Captain Tsubasa
High-Scool Kimengumi
Sakigake! Otokojuku
Kochikame
City Hunter
Kimagure Orange Road
Tsuide ni Tochinkan
Ginga Nagareboshi Gin
Shape up Ran
Surely
Wolf ni KISS

Antes de comentar sobre a Toc, eu queria pedir desculpas pela grande demora para postá-la, tive algumas coisas pra fazer e os trabalhos de tradução não paravam de chegar, mas agora as coisas já estão mais calmas e posso postar a ToC.

Atendendo ao Pedido do leitor "Ken-oh", eu trouxe uma ToC com Hokuto no Ken próximo ao final da sangrenta batalha entre Kenshiro e o seu arquinimigo Raoh, que é sem dúvidas, um dos confrontos mais lembrados da história dos mangás de luta, mas falarei disso um pouco mais à frente no post.






A capa dessa edição é do mangá Kinnikuman, um dos maiores clássicos já publicados na revista semanal da Shueisha e um dos mangás mais lembrados até hoje, mesmo mais de 20 anos após o seu desfecho e ganhando as continuações "Kinnikuman Nisei" (publicado na Weekly Playboy em 29 volumes), e "Kinnikuman Nisei: Kyuukyoku no Choujin Tag Hen" (publicado na V-Jump ainda em andamento no Japão com 23 volumes até o momento). Pelo desenho da capa, eu presumo que Kinnikuman passava pelo começo do arco da batalha do Trono (que é o arco final da série), que é considerado por muitos, o melhor arco do mangá e também o mais sério (além de ser o mais longo, pois ele durou aproximadamente 114 capítulos dos 387 da série).


Como Kinnikuman está privilegiado nesta ToC por causa da capa (e possivelmente de páginas coloridas, mas não consegui mais detalhes), o 1° colocado é Hokuto no Ken, que era o mangá mais popular da revista na época. Como eu disse antes, nessa edição o mangá deveria estar na batalha entre Kenshiro e Raoh ou próximo disso (possivelmente também nos capítulos que mostram os guerreiros de Nanto lutando contra Raoh e suas Tropas). A batalha que dava desfecho à primeira metade do mangá, como dito no começo do post, é sem dúvidas uma das batalhas mais lembradas de toda a história dos mangás Shounen. Tanto que [SPOILER SOBRE HOKUTO NO KEN] Fizeram até uma espécie de velório em homenagem à morte de Raoh [FIM DO SPOILER SOBRE HOKUTO NO KEN]. Merecidíssima a posição de Hokuto. (que aproveito pra recomendar pra quem não leu ainda, que LEIA. O mangá é imperdível!)


Em seguida de Hokuto no Ken, vemos Dragon Ball, que dispensa apresentações, pegando a 2° posição, na época estava em torno de 50 capítulos (mais ou menos na luta entre Goku e Jackien Chun, durante o 1° Tenkaichi Budokai). Como podem ver, Dragon Ball ainda não havia decolado pra valer (ou talvez seja porque Hokuto no Ken estava passando por sua melhor fase), mas a situação mudaria um ano depois com o final da primeira metade de Hokuto no Ken, e assim Dragon Ball assumiria o trono de mangá mais popular da época.


Depois de Dragon Ball, temos o mangá sobre corrida de motos "Road Runner" de Ryuuji Tsugihara, conhecido pelo mangá automobilístico "Yoroshiku Mechadoc" (que foi concluído no começo de 1985) e na época estava em seu 10°capítulo, mas seria brutalmente cancelado algumas edições depois. Não há muito o que comentar sobre a série, pois infelizmente há poucas informações sobre ela na internet.

Após o top 3, aparecem Captain Tsubasa (que creio dispensar apresentações por aqui), e o mangá de comédia escolar "High School Kimengumi", de Motoei Shinzawa. Ambos faziam bastante sucesso na jump e contribuíram para a extensão dos mangás de esporte e de comédia escolar.

Logo depois, marca presença na ToC, o másculo "Sakigake! Otokojuku", que era havia estreado há pouco tempo e finalmente conseguiu consagrar o autor Akira Miyashita que havia tido 4 tentativas de sucesso na revista que foram fracassadas, os mangás "Shiritsu Kiwamemichi Koukou", "Geki! Kyoku Toraichika" (que conseguiu sobreviver na Jump por praticamente 2 anos, mas nem assim escapou do corte), "Aa! Bishamon Koukou" e "Bogi The Great". Nessa edição, Otokojuku estava em seu 28° capítulo (que é logo no começo do arco do "Kyoura Daiyon Kyousatsu") e começava a fazer sucesso.



E Seguido de Otokojuku, vemos o infinito Kochikame, que estava próximo de completar 10 anos de serialização (hoje a série tem 35 anos), deveria estar com por volta de 400 capítulos (hoje tem 1685). Não há muito o que comentar sobre Kochikame. Vamos em frente.

Escapando por pouco do b5 (que na época, nem era tão perigoso como é hoje em dia), temos City Hunter (que estava em seus primeiros capítulos) e Kimagure Orange Road (que estava mais ou menos na metade), Dois grandes clássicos da década de 80. City Hunter costumava oscilar bastante nas ToCs mas nunca sofria manipulação editorial, pois vendia muito bem. Já no caso de KOR, a situação era parecida com a de City Hunter, mas temos que levar em conta que é uma série de romance, que não costumam abocanhar tanto assim as primeiras posições (mesmo tendo sido um dos romances mais bem sucedidos da história da Jump).



Agora, no Bottom 5, começa com o gag mangá "Tsuide ni Tochinkan", que passeava bastante pela revista e não era muito constante, vale lembrar que o mangá também passava pelos seus primeiros capítulos. Depois dele, vemos Ginga Nagareboshi Gin (o qual já foi feito uma resenha sobre aqui), a série devia estar passando pelos últimos momentos antes da marcha dos cães de Ohu contra o exército de Akakabuto, mas o caso de GNG é semelhante ao de City Hunter, por isso não havia perigo para ele. Depois dele havia "Shape Up Ran", de Masaya Tokuhiro (Mais conhecido por "Jungle no Ouja Taa-chan"), que era a história sobre uma garota viciada em fisiculturismo e doida pra ficar toda musculosa. A série introduziu Tokuhiro no mapa de autores consagrados da Jump. Nessa época, o mangá rumava aos seus capítulos finais.

E para finalizar com chave de ouro(ou não), as duas últimas posições são de "Surely" (de Taku Chiba, um mangaká que fez algumas tentativas de fazer sucesso na Jump e ninguém nunca mais ouviu falar) e "Wolf ni KISS" (De Hiro Terashima e Kenichi Kotani, sendo que este último viria a ficar conhecido futuramente pelo mangá erótico "Desire" publicado na Super Jump). Vale lembrar que na edição seguinte, Wolf ni KISS teria o seu último capítulo publicado (ou seja, cancelado) e Surely sofreria o mesmo destino uma semana depois do fim de Wolf ni KISS.

Por hoje é só. A próxima ToC será do ano de 1997, logo de um dos primeiros capítulos de One Piece (como sugerido pelo "Damage2" nos comentários).

PS: Não me perguntem sobre o que se tratam "Surely" e "Wolf ni KISS", Eu procurei em tudo quanto é canto e não achei uma informação sequer.

5 comentários:

  1. é a toc mais curta que eu já vi, eram só 15 séries mesmo nessa época ou iria ter várias estreias nas próximas edições? eu achava que a jump sempre teve 20/21 séries rodando. se bem que eu ainda acho pouco, poderia ter umas 25 nos dias de hoje, igual como é na shonen sunday, ficaria mais legal a disputa. =Y

    shame on me, eu nunca li nenhum mangá dessa toc (mas dragon ball, assim como a maioria, eu conheço pelo anime), porém hokuto no ken e kinnikuman eu lerei algum dia, com certeza. =')

    ResponderExcluir
  2. Sim, naquele tempo as ToCs eram um pouco menores, a revista só passou a ser mais cheia mesmo no meio dos anos 90. Eu acho curioso como é que a Shonen Magazine mantém 30 séries (ou quase isso) na grade dela. E lol eu nunca parei pra contar quantos mangás tem na Sunday atualmente (até porque a única coisa de lá que eu leio atualmente é "Kami no mizo Shiru Sekai")

    E recomendo Hokuto no Ken fortemente, se você curte um bom mangá de luta, vai adorar HnK. O mesmo com Kinnikuman, sendo que este tem vários elementos de comédia no meio.
    Pra mim os melhores dessa ToC são: Hnk, Kinnikuman, DB, Ginga Nagareboshi gin e City Hunter.

    Tenho vontade de conferir Shape up Ran algum dia =P

    ResponderExcluir
  3. kinnikuman só falta upar o vol completo pra eu ler

    kkkk

    ResponderExcluir
  4. pelo que se vê Dragon Ball sempre mostrou que iria ser um sucesso..

    50 caps e ja ta em segundo nas TOCs, acho que so OP ja fez isso..

    e sempre ouço falar de Hokuto No Ken vou acabar pegando pra ler, ou ele ou Jojo BA..

    ResponderExcluir
  5. Cara q edição sinistra, Hokuto no Ken com a luta de Kenshiro e Raoh, Dragon Ball com Goku Vs Jackie Chun e ainda Kinnikuman com a saga do Trono do Planeta Kinniku, a pessoa devia ter cuidado em abrir a revista se ñ tava arriscado ela leva um murro com tanta porradaria. XP

    Cara ótima ToC tipo pedi meio que no chute sempre fiquei curioso pra saber o desempenho dessas lutas titânicas na jump mas fiquei surpreso em saber q fizeram um "evento"(referencia ao spoiler) por causa da luta de HnK.

    Cara é ainda por cima ver Sakigake! Otokojuku, sou fã desse manga infelizmente pude ler muito pouco ele pelo fato do meu inglês ser bem ruim.

    Cara vlw pela ToC ficou muito boa e pro pessoal q tem duvida sobre Hokuto no Ken, só digo uma coisa peguem pra ler é um otimo manga, possui elementos incríveis q te prendem ate o final.

    ResponderExcluir