Onani Master Kurosawa
Autor: Katsura Ise(história) e Yokota Takuma(Desenhos)
Gênero: Drama
Período de publicação: 2007
Serialização: --------
Número de Volumes: 4
Há muitos mangás com temas bem estranhos no Japão. Já vi mangás sobre as mais absurdas premissas, entre elas sobre cocô (Toilet Hakase, publicado na Jump semanal durante os anos 70), sobre um cara que luta usando os cabelos de nariz (Bobobo-bo bo-bobo), ou até mesmo sobre um travesti especialista em roubos (o bizarro "Eroika Yori Ai wo Komete", um shoujo antigo), ou quem sabe até mesmo um mangá de luta com cachorros (Ginga Nagareboshi Gin). Deixando de lado todos esses exemplos, no review de hoje falarei de um mangá que tem uma premissa inicial bem estranha, mas que faz um bom uso dela para um belo aprofundamento na história. E mesmo sendo um web-mangá, deixa muito mangá famoso com serialização oficial no chinelo! E eis que falo de Onani Master Kurosawa!
Falando da história do mangá, bem. Sabendo o que significa o termo "Onanismo" e levando em conta que Kurosawa é o nome do protagonista, já dá pra saber do que se trata a história. Se você não sabia o que era onanismo, aposto que já deve ter até "googleado" isso agora e descoberto, logo, chegou à conclusão que o título do mangá traduzido é "O mestre da masturbação, Kurosawa" (Que venha a onda de risadas e os "WTF?!" de quem está lendo). Você deve estar se perguntando agora: "Mas como assim Mestre da Masturbação, que raio de mangá escroto é esse!?". Calma, eu vou explicar a história agora.
Kakeru Kurosawa é um jovem de 14 anos, é o típico jovem que se isola da vida em sociedade. Ele tem um "ritual" que segue religiosamente todos os dias, Ir ao banheiro feminino abandonado de sua escola e se masturbar pensando em alguma colega de classe. Sim, essa é a absurda premissa inicial do mangá, mas ela serve de pontapé inicial para uma coisa bem mais profunda. Bem... continuando, Kurosawa vê uma aluna nova no colégio, Aya Kitahara, uma garota baixinha de óculos que Kurosawa diz ser parecida com um esquilo. Kitahara é constantemente agredida e zombada pelas outras garotas da sala. Kurosawa vendo uma ocasião dessas, onde duas garotas estão irritando a pequena Kitahara, resolve entrar e ação e fazer justiça. Mas não pela garota novata (Até porque Kurosawa não é este tipo de personagem que é heróico), e sim por achar as outras garotas irritantes.
O maligno plano de Kurosawa consiste em despejar "algo" (considerando o título do mangá, vocês já devem até saber o que é) nas roupas das duas enquanto elas estão fazendo educação Física. Kurosawa entra em ação e o plano é um sucesso. Um pouco depois, durante o "ritual" costumeiro do jovem, Chega uma pessoa no banheiro abandonado. É ninguém menos que a Kitahara, que descobriu que foi Kurosawa que estava por trás do incidente das roupas "meladas". Sabendo disso, a garota resolve "contratar" Kurosawa para executar mais vinganças nas outras alunas, caso o garoto recuse, Kitahara ameaçou contar a todos sobre suas atividades no banheiro. O jovem, sem saída, sente-se obrigado a aceitar, e a partir daí segue a história do mangá. (e eu garanto, o negócio fica profundo a partir daí)
Por ser uma espécie de Doujinshi, OMK apresenta um estilo de arte um tanto peculiar, o acabamento dos desenhos é todo feito à lápis, e não à caneta ou naquim como a maioria dos títulos. A série apresenta um estilo sério, que chega até mesmo "sem querer querendo" fazer o leitor rir em algumas cenas, o mangá além disso conta com referências à outros títulos famosos, como Death Note (tanto que OMK chega a ser apelidado de "Fap Note" por alguns), e também à alguns animes como "Suzumiya Haruhi no Yuutsu". Mas isso não é o foco de OMK. A história apresenta um forte desenvolvimento psicológico no protagonista, que com o decorrer dela, vai aprendendo uma grande lição de vida e percebendo que há muitas coisas boas na vida além de um banheiro e fantasias pervertidas.
Mesmo sendo um web-mangá (ou seja, só foi lançado na internet), OMK gerou bastante fama em comunidades de leitores de mangás pela internet e até hoje a série é aclamada em vários sites como o Myanimelist por exemplo, onde a série é cotada como 26° melhor mangá de todos os tempos. A fama é tão grande que OMK gerou uma sequência chamada "Onani Master Kurosawa ~ After the Juvenile" que não é um mangá, e sim uma novel. Até mesmo chegou a ser lançado um livro baseado na série no Japão, chamado "The Catcher in the Toilet" (óbvia referência à "The Catcher in the Rye", ou em português, "O Apanhador no campo de centeio").
Veredito final:
Onani Master Kurosawa é uma excelente obra-prima. A série trás uma profunda mensagem que os leitores só vão compreender se lerem o mangá até o final. Só por ser um web-mangá, não torçam o nariz para a série (eu mesmo tenho horror de doujinshi e adorei OMK), como eu falei lá no começo do review, ele dá uma surra em muito mangá famoso por aí. É o título mais impressionante que eu já li (eu disse mais impressionante, mas não disse melhor, hein?). E facilmente um dos melhores mangás que já li. Recomendo fortemente para todos dando uma bela nota 10 ao mangá. Sabem que eu só dou 10 pra mangás que realmente merecem, né?
Nota: 10
Onde encontrar:
Em ingles e em japonês, o mangá pode ser facilmente encontrado na internet, mas se quiser ler em português, o scanlator "Fuji-scans", fez a série toda e até mesmo sua sequência "After the Juvenile" que eu citei antes. Vale apena ler a versão deles!
Para encerrar o post, eu gostaria de pedir desculpas pela enorme demora pra postar esse review, eu estive viajando e andei muito ocupado com o meu scanlator.
Também gostaria de pedir que se caso quiserem fazer alguma coisa, mandar alguma resenha, me mandem pelo email que eu postarei aqui no blog, ok?
Até a próxima, e por favor, comentem! =]
PS: Créditos ao Fuji scan pelas imagens em português.
Poxa, muitíssimo obrigado pelo comentário (você é o primeiro que comenta aqui XD).
ResponderExcluirFoi graças ao trabalho da Fuji scan e também a uma recomendação de um amigo que eu fui conheçer OMK, fizeram um excelente trabalho com ele, gostei bastante mesmo, parabéns!
Esses reviews, eu faço justamente para isso. Além de falar minha opinião a respeito de um mangá que eu gosto, também para icentivar as pessoas a lerem um trabalho como esse (se bem que foi assim que surgiu a Shin Sekai Scans também XD).
mais uma vez, obrigado por comentar ^^
Olha, parabens viu. Sua resenha ficou show. Vou começar amanhã mesmo ler o mangá e sabia que em parte, por sua resenha.
ResponderExcluirMuitíssimo obrigado, Roberta.
ResponderExcluirFico feliz em ver que a minha resenha deixou alguém com vontade de ler o mangá =D. Garanto que não irá se arrepender de ler OMK.^^
Adorei o review, realmente OMK foi o mangá que mais me impressionou, me fazendo dar nota 10.
ResponderExcluirO impacto, a raiva, o desespero e intensidade das cenas é passado para o leitor, esse autor faz mágica...só pode.
No meu top geral só deixo abaixo de 20th Century boys, que também é excelente.
hahhah eu abri esse mangá uns dias atras, não sabia que era doujinshin mas eu parei bem na parte que a menina o ameaça pq pensei que não ia dar em nada continuar rsrrsr então ainda não vi essa evolução psicológica dos personagens, mas já que vc ( e todo mundo aqui) falou que tem, depois vou dar uma olhada.
ResponderExcluirEu li cara depois que vi tua resenha, muito bom o mangá VLW!!!!!!!!!
ResponderExcluir