quarta-feira, 19 de setembro de 2012

CORRENTE DE REVIEWS - Serial Experiment Lain





Um experimento nada fácil de se entender...






Primeiro post do blog em meses e estou falando de uma série que surgiu originalmente em anime? Sim, amigo leitor, você está no blog certo, não se preocupe. Este post faz parte de um projeto de blogagem coletiva da blogosfera manganimística iniciado pelo @Didcart do Anikenkai, onde vários blogs indicam para os outros mangás/animes que gostam como numa espécie de "Amigo secreto" entre os blogueiros e é claro que o Mangás Cult não poderia deixar de participar dessa, né? (Para ler os textos dos outros blogs participantes da corrente de reviews, clique aqui.

Vários blogs já fizeram seus posts sobre os indicados, e agora é a minha vez. O blog Mundo Mazaki da @LKMazaki me recomendou o one-shot "Serial Experiments Lain - Nightmare of Fabrication", que surgiu através da série animada de mesmo nome produzida em 1998 pelo estúdio Pioneer LDC e que conta com 13 episódios. Como falar de um simples One-shot de 19 páginas em um post é uma tarefa quase impossível de se fazer da forma como gosto de fazer, tive que assistir também o anime para fazer alguns paralelos com a história original e tentarei falar dessas relações aqui, mas terei que fazer isso de forma um pouco sucinta para evitar spoilers dessa série cuja história não é de fácil compreensão (aos que já leram, imaginem como uma espécie de "Nijigahara Holograph animado"). Começarei falando da história da série animada antes de começar a rasgar a seda falando do Oneshot.

A história de Serial Experiments Lain começa com a jovem Lain Iwakura, uma menina quieta, de poucos amigos e aparentemente não muito sociável. Um dia, é espalhada a notícia de que uma colega de sala de Lain havia morrido em decorrência de um suicídio, que gera um pouco de repercussão na classe da nossa protagonista, mas logo é deixado de lado (afinal, suicídio não é uma prática tão incomum assim no Japão) até que.... várias pessoas da sala de Lain passam a receber e-mails mandados sob o nome da falecida menina.

Então, a jovem Lain recebe uma dessas mensagens dizendo que ela apenas "desistiu de seu corpo" para que pudesse viver livremente na Wired (uma espécie de internet no mundo de Lain) e passa a presenciar visões de acontecimentos bizarros como se fossem alucinações que só ela consegue ver. Então, Lain, que nunca teve interesse no mundo virtual, decide investigar a situação a fundo e acaba descobrindo que consegue lidar com essas coisas com facilidade, como uma espécie de habilidade nata. E então, Lain entra numa jornada de descobertas e reflexões a respeito de todo o entrelaçamento entre os conflitos do mundo real com o virtual para tentar entender o mundo à sua volta e o que diabos está acontecendo com ele.



Apesar de essa ser a premissa inicial da série, ela é apresentada de maneira MUITO subjetiva, a ponto de que se você não estiver devidamente atento ao anime, você ficar completamente perdido e confuso com relação ao que está acontecendo (talvez isso seja de propósito, para que haja uma identificação maior com a personagem para nos deixar mais imersos na obra). Ao lado dessa narrativa subjetivisma cheia de simbolismos, Serial Experiments Lain é uma história com camadas mais densas de conteúdo, abordando diversos temas recorrentes da sociedade humana contemporânea. Há momentos que a história dá tantas voltas que você fica extremamente perdido e confuso e não entende aonde exatamente o plot quer chegar, sendo possível assim, passar a sacar o que realmente está acontecendo próximo ao fim do anime ou em uma segunda vez assistindo (é sério, eu mesmo tive bastante dificuldade para entender o que SEL queria passar exatamente). SEL é o tipo de história feita para fazer o seu expectador pensar e refletir sobre os temas ali apresentados, sendo livre a diversas interpretações para todos que a assistem. Não é uma história para ser explicada, é uma história para ser "experimentada".

Não sei se seria válido recomendar SEL para todo mundo e nem para qualquer momento, é o tipo de coisa que se deve absorver calmamente para se analisar tudo que está sendo mostrado. No geral, é um anime acima da média. Não é uma obra-prima, mas possui um roteiro bem bolado, apesar de afugentar muitos com a sua complexidade, sendo um material feito para assistir mais de uma vez para se descobrir novas coisas ali. Não consigo dizer que foi uma experiência maravilhosa, nem uma experiência ruim ou mediana ou que tenha valido a pena, mas sim foi algo bem "diferente" do que estou habituado.




O PESADELO DA FABRICAÇÃO

Agora que já dei o pano de fundo para o post, chego no que realmente me recomendaram, o oneshot "Nightmare of Fabrication" ("O pesadelo da Fabricação", em português). Como é um curto one-shot de 19 páginas (totalmente a cores, por sinal), não vou me alongar muito nessa parte do texto, mas só digo que poderão (ou melhor, terão!)  haver alguns spoilers da série animada aqui por conta de alusões indiretas que o pequeno mangá faz a alguns momentos e temas da história principal, por isso, recomendaria, talvez, ignorar essa parte do texto e ficar apenas com a recomendação do anime, caso você ainda não tenha assistido e queira ver, se já assistiu ou não liga para spoilers, tudo bem, pode continuar lendo. Em todo caso, já estão avisados, vamos seguindo em frente.

O One-shot começa com Lain em um de seus comuns momentos de Solidão segurando um bichinho de pelúcia, (provavelmente após ela passar a se interessar em desbravar a Wired) simplesmente querendo alguém para ouvir o que ela tem a dizer, então, ela começa a pensar nas pessoas que conhece, mas que não se importam com ela ou que ela tenha deixado para trás para entrar em sua viagem de autodescoberta. Então, ela chega a conclusão de que falta algo que a prenda a esse mundo, que não há mais necessidade para que ela existe, assim podendo desaparecer sem que ninguém se dê conta de suas palavras, não estando "conectada" a ninguém.

Então, Lain decide "fabricar" alguém para conversar, então ela tenta dar vida ao bichinho de pelúcia que segurava, apelidado de "Bike-chan", instalando uma espécie de inteligência artificial nele, para que ele possa interagir com ela. A operação, aparentemente é um sucesso, e então, após ver isso, Lain conclui que ela poderá fazer o mesmo com as pessoas que perdeu e abandonou [SPOILER ](aqui, provavelmente se relacionando ao momento da série em que descobrimos que Lain é a peça-chave para que a barreira entre a Wired e o mundo real seja destruída e o plano originalmente desenvolvido pleo cientista Masami Eiri dê certo) [/SPOILER] e assim, tê-las de volta. Mas então, no momento em que Bike-chan vai interagir com Lain, ele "explode" e Lain se desespera por mais uma perda.

E então, surge uma entidade espiritual [SPOILER] (provavelmente, o "Deus" Masami Eiri, que surge no episódio 9 ou 10 do anime) [/SPOILER] que pergunta se Lain está triste pela perda e oferece a reposição de Bike-chan. Mas então, esse espírito diz que Coisas quebradas e pessoas mortas não podem ser trazidas de volta, pois essas são as regras deste mundo, mas que ele não segue, o que nos faz pensar que ele se refere às "regras" do mundo real, sendo que ele faz parte da Wired. Então, o espírito estende sua mão à Lain, lhe oferecendo um novo Bike-chan e ele diz que a partir de agora, este será o único Bike-chan que existe, enquanto eles se livrarão secretamente do outro que foi destruído e que ninguém saberá da "morte" do Bike-chan, será como se isso nunca tivesse acontecido.

Lain retruca dizendo que simplesmente substituir algo não será o mesmo que trazê-lo de volta, mas ela é respondida com um "Tudo bem quebrar as regras. Se quebrá-las, terá o seu Bike-chan de volta e ninguém saberá disso", mas Lain diz que isso não vai adiantar, pois ela ainda possui memórias disso. Então, "Deus" diz que irá reescrever a memória da garota, assim, se ela esquecer, essa nova "alternativa" se tornará realidade [SPOILER] (valendo lembrar do momento do anime em que Lain abdica de sua existência física em um momento da série, deixando de existir na memória de seus conhecidos) [/SPOILER] e então, temos um breve discurso de "Deus" sobre as memórias...

"Uma memória é apenas um registro. Onde seus pensamentos acabam e a realidade começa, há uma linha tênue. Pensamentos e sentimentos restringem operação... Lain, você pode superar essa barreira. Mesmo se você esquecer essa conversa que tivemos, você saberá. Enquanto eu criar o mundo da maneira que desejo, eu e você..."

Então, rapidamente, Lain acorda e descobre que tudo foi um pesadelo e vai rapidamente ver seu bichinho de pelúcia, mas ao olhar pro chão, ela nota um sino. E este sino quebrado lhe traz lembranças desse horrível pesadelo. Então, somos apresentados ao fato de que Lain enterra aquele sino, como se nada tivesse acontecido, com o intuito de reescrever suas próprias memórias, enterrando este "pesadelo" para sempre, assim, concluindo o One-shot.


___________________________________________

E então, a corrente dará continuidade no Mangás Undergrounds do Judeu Ateu! A obra que escolhi indicar é Buraiden Gai, de Nobuyuki Fukumoto. Não há nenhum motivo em especial para eu ter feito essa indicação além do fato de eu simplesmente ser fã do autor e gostar do mangá (Apesar de nem de longe ser um de seus melhores trabalhos, mas ser competente ao que se propõe, em minha opinião) e querer ver a opinião de um amigo blogueiro sobre a obra com o intuito de mais uma pessoa divulgar o sensacional trabalho desse excelente artista que é Nobuyuki Fukumoto e mais pessoas possam dar uma olhada no que o cara é capaz de fazer e se interessarem em mergulhar de cabeça no universo de suas obras.

15 comentários:

  1. Acho que uma coisa importante para compreender esse one-shot é que Lain foi pensado como uma experiência "trimodal": além do anime e do curto mangá (que foi lançado junto de um artbook) também há um "jogo".

    Combinando os três dá para ter um entendimento melhor da história (Pelo menos na teoria, pra mim continua um tanto confuso).

    ResponderExcluir
  2. Saudações

    Então, tudo não passava de um sonho... Um tenro sonho, com linhas aguçadas de um pesadelo veloz e poderoso...

    Conseguiu me surpreender este one-shot, Nintakun. Embora seu texto tenha focado muito mais na história do título, ficou bem distinto e direto o que a mesma quer significar para todos. É algo para se pensar...

    Gostei muito do seu texto e desta obra.


    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Lain é um dos animes que tenho que ver antes de morrer. Não sei porque, simplesmente tenho vontade de assistir a esse anime. Porém, nunca tive a oportunidade e nem conhecia sua história!!

    Essa review que você fez realmente fez algo despertar dentro de mim - a curiosidade -.

    Interessante como a história do one-shot se passa. Um sonho que pode ou não ser realidade (desculpe, mais foi isso que concluí ao ler o texto).

    Gostei do seu blog e do texto em si.

    Até mais!!

    http://naty-land.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei Lain quando assisti... tentava não perder nenhum episodio no tempo da Locomotion.
    Dificilmente eu entendia algo (ahuahuahuahuahauha), mas o sentimento ao assistir a serie era prazeroso. Depois com mais tempo e com a "internet", tive uma melhor compreensão da serie.
    Mas concerteza faz parte dos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti ate o Ep 5 vou tentar continua estava querendo desisti por que minha cabeça ficava doida tentando entende o que cada ep significava ....
    Bom não li o seu post nos spoiler pra não perde o interesse na serie U.U
    Mas muito bom o seu review :d
    By: Geovane;Link

    ResponderExcluir
  6. E aí Nintakun!


    Hiato?Então,a decisão de mudar a temática do blog,passando de blog majoritarialmente sobre mangas a blog sobre animes.Todavia não correspondeu a nada disso,tal como faz
    questão de logo desfazer o mal entendido se esse o ocorreu,já que a matéria anterior fora "sábado,30 de junho de 2012 Resenha - Houshin Engi".Observa-se numa relação com
    os tempos atuais que caso fosse algo do tipo se repetisse uma matéria porque a matéria seguinte foi publicada em "sábado,29 de setembro de 2012 no EDITORIAL: Kimi no Iru
    Machi #200 - Quanto tempo mais até o fim?"...Há o tempo! XD

    Quanto ao 'presente' que ela -Lilian Kate Mazaki- te deu,é coisa que tem a ver com ela que por vezes fala de termo como "pseudo-cult" e com o 'http://mangascult.blogspot.com.br' porque te deu um One-Shot.E em "Como falar de um simples One-shot de 19 páginas em um post é uma tarefa quase impossível de se fazer da forma como gosto de fazer" me pergunto qual seria? ANYWAY Por ventura pareceria "mais nobre" sem tal informação.O "gentil mesmo" foi o que disse logo após sobre Spoilers e a rasgação de seda quanto ao Oneshot.

    Sobre a sinopse,chupa essa parapsicologia 'do tempo da caneta à pena'!Serial Experiments Lain já alcançou a "Era da Informação",isto é,e-mails do além.Se fosse hoje em dia
    o que se mandaria?"curtires" do Facebbok?Recadinhos do Twitter?Mensagem no Messenger? etc.O "problema 'sensorial'" deve se revelar na escolha MIND FUCK do pronome pessoal
    referente a como a coisa toda é contada,isto é,o enredo opta por te posicionar em 1ª pessoa("Eu" -> Lain) quando deveria(???) ter sido em 3ª pessoa("Ele",ou seja,te
    colocando na posição contumaz de observador).
    O anime parece,como o gênero MIND FUCK sugere,como numa metáfora ao desfecho fabuloso de "A Nova Roupa do Imperador[http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Roupa_Nova_do_Rei]".

    Numa conclusão da forma que se comportou a postagem:
    {1} Foi bem feita a maneira do evitar dos Spoilers(dise isso,mas agora digo de jeito mais direcionado),nisso a tal "complexidade" do anime ajuda a falar tanto quanto puder
    sem entregar tudo,exceto por fatos específicos.
    {2} A parte do Oneshot,não li por causa dos Spoilers que previamente anunciou,portanto há suspensão do "julgar" da parte determinada.Apenas visualizei por alto sem ler
    suficientemente;digo só que colorido,elemento não-usual,foi COOL.
    {3} Somente fiquei pensando que não o entendeu suficientemente.Será tão confuso assim?
    {4} PERIGO!PERIGO!OS COMENTÁRIOS -ALGUNS- TEM SPOILERS!!

    .Questão gramática textual: One-shot com hífen ou sem hífen? =P


    Flw Nintakun!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi uma mudança de foco do blog, lol. Foi um post especial pra corrente de reviews mesmo, XD. Mas de fato, o blog anda bem parado mesmo. Falta de pauta/inspiração/ideias é foda...

      Quanto a Lain. Eu, de certa forma, percebi essa escolha de foco narrativo do anime, mas só fui perceber isso próximo do final da série, até porque comentei no post que Lain não é algo para ser assistido, mas sim "sentido", "experimentado" (se é que essas expressões fazem algum sentido). Ele aborda uma variedade de temas pra fazer o público pensar sobre aqueles temas, e não sobre o plot, em si, que é consequência dessa abordagem. Só achei que o anime fez isso de forma subjetiva demais e eu demorei pra perceber isso, mas é aquele tipo de material que você só passa a ter esses insights malucos assistindo uma 2º vez.

      Quanto a parte do OneShot (boa observação quanto a maneira de escrever. Pior que eu não me consigo decidir se escrevo com ou sem hífen XD), seria tecnicamente impossível falar dele sem spoilers do anime. Até porque eu o li antes de ir assistir SEL e não entendi muita coisa e resolvi ver o anime pra me situar melhor. Aí resolvi reler depois de terminar de assistir e fez um pouco mais de sentido, complementando a minha experiência.

      Se eu disser que adorei SEL, estarei mentindo, mas devo admitir que foi uma experiência bem interessante... como o próprio nome da série já sugere.

      Excluir
    2. E aí Nintakun!


      Quando a Corrente de Reviews se iniciou me propus a tipo resumir o que cada um de vocês chegarai a falar;aí quero repartir com o blog os endereços de onde postei os comentários e deixar os mesmos comentários aqui também.
      Aviso que um conteúdo grande e quando tiver alguma brecha na agenda poderá ler todos,caso queira.

      E se não se ofender ou qualquer coisa eles estarão aqui para serem digeridos após a citação de onde mais poderão ser encontrados:

      1_ http://acrossthestarlight.blogspot.com.br/2012/07/genshiken-otakus-fazendo-coisas-de.html#more
      2_ http://visualnovelbrasil.blogspot.com.br/2012/08/corrente-de-reviews-sister-princess.html
      3_ http://raiburari.blogspot.com.br/2012/08/corrente-de-reviews-gankutsuou.html#comment-form
      4_ http://nobumami.blogspot.com.br/2012/09/corrente-de-reviews-puni-puni-poemi-e.html (Se for aprovado)
      5_ http://animetaiketsu.blogspot.com.br/2012/09/corrente-de-reviews-kino-no-tabi.html
      6_ http://mundomazaki.blogspot.com.br/2012/09/corrente-de-reviews-solanin.html
      7_ http://mangascult.blogspot.com.br/2012/09/corrente-de-reviews-serial-experiment.html#more (Apenas para mencionar.)


      Flw Nintakun!

      Excluir
  7. ** Analisando:(Parte 1 = estabelecidos do nº01 ao nº09:


    #1.[http://acrossthestarlight.blogspot.com.br/2012/07/genshiken-otakus-fazendo-coisas-de.html#more]Retrata um anime de censura livre e atemporal num slice of life do que o geek/otaku faz enquanto os outros apenas acham que ele está no seu estranho hobby.Recomendação sob medida do anime/manga preferido de Diogo Prado{Didcart} a Mary Vanucchi,que 'ponderadamente' valorizou a obra,em certos termos biográficas a quaisquer otakus.

    2.[http://genkidama.com.br/gyabbo/2012/07/27/corrente-de-reviews-scrapped-princess/#more-6610](Re)descobrimento duma surpreendente obra acultada em 2003,onde após muita reflexão sobre qual é a expectativa de se ter enquanto o assiste e o porquêde ser desmerecidamente famoso,levam a conclusão: "Como você não havia visto esse anime antes?!";em "você" expandam os limites do pronome pessoal.

    3.[http://mangatologia.wordpress.com/2012/07/30/corrente-de-reviews-sunadokei/#more-871]Descreve a experiência pessoal dum manga shoujo que faz alusão a ampulheta.Lendo 6 dos 10(achou difícil de achar todos) o vê extremamente tocante e empático no que creu relevante nessa reflexão não-linear sobre passagem & unicidade do tempo,descoberta/'revisitação' de sentimentos[amores,amizades,perdas e conquistas] etc.

    4.[http://omniaundique.wordpress.com/2012/08/01/corrente-de-reviews-the-music-of-marie/#more-856]The Music of Marie,manga de Usamaru Furuya,nos é apresentado em camadas,assim como ele seria: Visual e em seu enredo.Algo que viria a ser (re-)apreciado e em partes e/ou num todo...Induz naturalmente,à reflexões distintas e juízo de valor sobre o funcionamento da humanidade.*Nota:Sociologia e etc ajudam qualquer um a degustar a obra.

    5.[http://www.grandguignol.com.br/corrente-de-reviews-gad-guard/#disqus_thread]Mechas e sua sociedade claramente divida em classe dominante e a dominada.Num aproveitamento inicial "preguiçoso",chuva de dados e expectativas quanto ao staff do anime,entratanto Jazz,arquitetura,referências/mixes com o Ocidente e uma expectativa para o fim que o blogueiro não viu antes de terminar o review são os contrapontos.


    #6.[http://www.supermundorobo.com/2012/08/corrente-de-reviews-magic-knight.html#more]Fazendo sucesso na tv aberta no Brasil dos anos 90,uma aventura que incita dúvidas e crescências deixou e ainda havera de deixar sua marca no consciente popular.Entre outras nostalgias ficou a dica para o público a acompanhar.E no post,comentários "maliciosos" sem spoilers,informações técnicas e curiosidades o faz agradável,no mínimo.

    7.[http://onlygoodanimes.wordpress.com/2012/08/08/corrente-de-reviews-katanagatari/#respond]Apontando as características de sua origem e nem toda a informação sobre os
    aspectos do todo{Sinopse,A arte,Músicas} nos vem um "menu degustação" ou quem sabe apenas sentir o forte cheiro apetitoso pra que a devida atenção não dada em 2010,seja então -sem arrependimentos-,e enfim compreendida e curtida a partir de agora.

    8.[http://nahelargama.wordpress.com/2012/08/10/corrente-de-reviews-mushishi/#more-4175]Episodicamente Josi Machado,a blogueira que o resenhou,entendeu o gostar do público e meio que se inclui nesse público.Recomendou em doses regradas: Os mistérios desse mundo e teus seres inclusos,para que as meditações sobre o que se passa nos 20 e pouco minutos do episódio seja absorvida e potencialize o interesse por mais.

    9.[http://netoi.blogspot.com.br/2012/08/corrente-de-reviews-para-o-netoin-e-vez.html]Netoin e Netotin ficando fascinados,atraídos tanto quanto uma mariposa pela luz,e apreensivos com os diários "jogos de azar" de Itou Kaiji,ou seja,sua própria vida apostada todo o dia.E com uma arte dita "feia" e situações "mais feias" ainda,se denota o envolvido por Kaiji,assim como as pessoas se envolvem pelos reveses da vida.

    ResponderExcluir
  8. ** Analisando:(Parte 1 = estabelecidos do nº10 ao nº16)


    10.[http://visualnovelbrasil.blogspot.com.br/2012/08/corrente-de-reviews-sister-princess.html]No polêmico gênero imouto,anime que alavancaria as vendas já altas do jogo
    é lançado com nível de trilha sonora e animação acima do ano de 2002.No entanto o desenrolar é mostrado com o mesmo mote e roteiros básicos(chances iguais a cada uma[..?]).Questão de público/gosto para todos,indo do "feito sob medida" ao "inadequado para mim".


    #11.[http://www.subeteanimes.com/2012/08/tsukihime-o-pior-do-melhor-do-type-moon.html#more]Com boa vontade,"Hateia",pormenoriza e "resume episodicamente" Tsukihime,sobrando de bom apenas:"Única coisa que se salva são as músicas melancólicas e soturnas.".E para o autor,se fosse reescrito e reanimado pelo Ufotable tiraria a imagem de:"a falta de experiência tanto do autor quanto a falta de capricho do estúdio que animado..."

    12.[http://www.elfenliedbrasil.com/2012/08/corrente-de-reviews-hataraki-man-mulher.html]Referencia por estereótipos sem julgamentos,a desigualdade de gênero no mercado de trabalho{Vide o Japão}.Por problemas de saúde,a mangaka Moyoko Anno,pausou a obra que é um manual de sobrevivência para o trabalho,mundo adulto,e vida moderna.Já na TV,mais ou menos nas palavras de Roberta,"terminou 'competentemente e reflexivo'".

    13.[http://chuvadenanquim.wordpress.com/2012/08/22/corrente-de-reviews-panty-stocking-with-garterbelt/]"Cartunesco,'sujo',dividido episodicamente em 2 partes,'linear e feito para fãs em potencial'".Luk,que o resenhou,curtiu as músicas do anime e parece ter visto com certo interesse o visual agressivo,pop e com alusão ao ocidente.E "Vai ver eu tô muito velho para isso ou não é meu tipo de comédia.",foste a conclusão final de Luk.

    14.[http://mangatom.wordpress.com/2012/08/24/corrente-de-reviews-resenha-watashitachi-no-shiawase-na-jikan/#more-187]Drama e Felicidade(se esse fosse reconhecido como gênero) com relação a 4 personagens principais.ELES E O LEITOR são inseridos num "grupo de ajuda" para "celebrarem a vida".Múltiplas narrativas{falas,pensamentos,lembranças e cartas} e traço pouco detalhado{mas 'divino'}..."emocionariam até o + duro dos corações"(questão reticente).

    15.[http://raiburari.blogspot.com.br/2012/08/corrente-de-reviews-gankutsuou.html#more]15.Resenhas apressadas(e até esforçadas),desculposas,complementares etc sobre um clássico literário quanto à VINGANÇA,que em suas adaptações/inspirações inúmeras alterações soam como a mesma essência,mas até em tempos/lugares distintos.Apreensão e alívio para o conferir;aí se fecha com um 'P.S.' não menos temeros-o.O

    #16.[http://suzi-dono.blogspot.com.br/2012/08/the-08th-ms-team-gundam-em-outro-nivel.html#comment-form]Perguntas diretas e retóricas cabíveis ao post: "Não gosto de
    animes de mecha?","Melhor da franquia?",Realista e fictício?","Oposições sem mocinhos ou bandidos?","Lealdade...e romance consistente?"Enfim,review denotando entender as motivações dos personagens e dos fãs de Gundam mundo afora ao os questionar etc.

    ResponderExcluir
  9. ** Analisando:(Parte 3 = estabelecidos do nº17 ao nº23)


    17.[http://genkidama.com.br/trocaequivalente/2012/08/31/corrente-de-reviews-porco-rosso/]De média-metragem pra passar durante o voo à uma mensagem simbólica sobre um dos altos representante do pior lado da 2ª Grande Guerra.Nele,se encontra a 'ternura' do estúdio Ghibli e os elementos que dariam fama a Hayao Miyazaki "personificados" no porco Marco Porcellino.Post possuidor de gratidão,camadas,auto-reflexão sobre os semelhantes e finalizando com um desafio/teste ao blog seguinte.

    18.[http://nobumami.blogspot.com.br/2012/09/corrente-de-reviews-puni-puni-poemi-e.html]Numa (implícita)premissa de não soltar Spoilers,'não explicar piadas' e não levar aquilo a sério,Raphael Soma "seguiu a corrente" a gosto & contragosto numa postura do boca suja/pervertido do 'Nabeshin' e incorporou a seu modo a excentricidade do autor do anime com um Humor Nonsense + Mahou Shoujo.A "desconstrução" outrora ficou a cargo dos leitores que queiram ver o anime que vai ladeira a baixo e sem freio.

    19.[http://www.animeideia.com.br/anime/corrente-de-reviews-furi-kuri]Na tentativa de se divertir(Ex:THE PILLOWS),entender o que se passa em Furi Kuri ou FLCL e "não ser afetada pelo gás que emburrece as pessoas deparadas com FLCL",Chronadsi(Monica Camacho) a "rotula como 'adolescência'" pelo seu grau de nonsense,surrealidade,apelo sexual e todas as subdivisões em se contar uma história,"quebra de parâmetros vigentes" e falta de rota inicial definida.Pretensiosamente o anime pode avaliar a inteligencia atual pela compreensão da obra por parte do público,mas sendo assim daria uma saída."Anime para teorizar";a autora do post teve a teoria dela e vc..?


    #20.[http://animetaiketsu.blogspot.com.br/2012/09/corrente-de-reviews-kino-no-tabi.html]Boa e reflexiva conclusão de post de alguém que se diria acostumada a obras mais 'incomuns',porém se afeiçoou,[...]"um dos melhores animes que eu assisti nos últimos tempos"[...],aos sentimentos proporcionados a cada viagem com estadia de três dias de Kino.Review em que além do teor que evoca aos sentimentos e racionalidade da obra,se sente que foi mais diminuído do que poderia/'deveria' ser.

    21.[http://animeportifolio.wordpress.com/2012/09/10/seitokai-yakuindomo/#respond]Revelação pouco posterior de ser peça da Corrente de Reviews.Aí,analisa o anime em parâmetros de confortabilidade e desconfortabilidade,vencendo o primeiro sem folga.E ao não se prender a preconceitos(entre aspas) e 'vivenciar a série' um passo de cada vez se teria uma ótima e até inteligente comédia demonstrada no alívio de cada riso.No post,exemplos como um todo seriam mais que 'bienvenidos'.

    22.[http://xtremedivider.wordpress.com/2012/09/12/analisando-crest-of-the-starssekai-no-monshou-para-a-corrente-de-reviews/]Pelo menos o autor disse se despir -num difícil processo- de um exemplar preconceituoso: "belo visual do que a um enredo decente".Também viu no anime: Exemplares diversificados de ao seu ver,erros e acertos nos mesmos momentos/quesitos que conseguiriam tanto "decepcionar" quanto "satisfazer" o espectador.Em resumo do post,o autor da review,peca em alguns esquecimentos na longa e incansável de ler: resenha.

    23.[http://mangathering.wordpress.com/2012/09/14/correntedereviews-c-the-money-of-soul-and-possibility-control/]Review de tamanho mediano sobre um anime de grande hype,porém que felizmente -devido a influências negativas(maioria delas) e positivas- não foi acompanhado pelo autor da postagem.Felizmente,porque conseguiu se divertir e ainda se manter interessado apesar da onipresente pergunta,prática & filosófica,associável à sua premissa: Compensaria se arriscar para ter certezas financeiras no futuro?E principalmente,como ser bem sucedido nessa empreitada(e de preferência sem tanto esforço :D)?

    ResponderExcluir
  10. ** Analisando:(Parte 4 = estabelecidos do nº24 ao nº29)


    24.[http://mundomazaki.blogspot.com.br/2012/09/corrente-de-reviews-solanin.html]Blogueira receptiva à obra,Solanin,que corresponde aquele momento de decisão na vida da pessoa: O risco das múltiplas possibilidades(da personagem Meiko) ou um cotidiano respeitável,calmo & banal(da personagem Taneda),na visão do post foi "Solanin: Felicidade versus Realidade".Uma das melhores situações da Corrente de Reviews em que a obra tem mais a ver com: aquela que escreve[Lilian Kate Mazaki] simultaneamente
    sobre outras coisas e sobre si mesma.


    #25.[http://mangascult.blogspot.com.br/2012/09/corrente-de-reviews-serial-experiment.html#more]Fazendo o caminho inverso de resenhar um anime que veio antes da versão em papel.A série foi Serial Experiments Lain ou Lain,uma série vista como icônica ao se deparar com a sua complexidade MIND FUCK,comtemporaneidade,subjetivismo,simbolismo,densidade e confusão em entender o que está se passa num ambiente onde o experimento(vem de "Experiments" do título da série) confunde com o senso de realidade do público.
    Cuidado com os Spoilers avisados no texto e os de alguns comentários.E também para não ficar mais confuso do que se é antes de assitir o anime ou ler o(a ?) One-Shot.

    26.[http://mangasundergrounds.wordpress.com/2012/09/21/1314/]Na falta de ser 'desafiado/sacaneado/surpreendido' se frustou de início com o mal falado "Buraiden Gai" do "mestre do desenvolvimento psicológico"-segundo ele-,Nobuyuki Fukumoto.O shounen na descrição livre dele se assemelha à mistura de "Jogos Mortais com(no início)...Oyasumi Punpun",mas reclama dum final de pouca ousadia -Judeu Ateu,o autor,não deu Spoilers-.E para finalizar,ele "presenteia" o "Another Warehouse,do Eduardo Ketsura" com um desafio que pensou não ter ganho,ex:um pseudo e cult para adicionar variedade ao boy.

    27.[http://anotherwarehouse.wordpress.com/2012/09/24/corrente-de-reviews-the-tatami-galaxy/#more-1512]"Decepcionando alguns",não foi Eduardo Ketsura que resenhou 'The Tatami Galaxy ou Yojouhan Shinwa Taikei' e sim "gabiruu".Diz ter sido um dos melhores,mais divertidos e bem escritos animes que assistiu.O anime em si,tem arte simplíssima,extravagância e uma profunda reflexão das consequências das escolhas humanas.Além disso,é em princípio
    fácil(mas não aconselhadamente)dropável por causa do monologar do narrador-protagonista com muita informação em locução aceleradíssima.

    28.[http://graveheart.me/animepoint/corrente-de-reviews-ookami-kakushi/]"o anime é tão ruim que dói.",disse graveheart.Numa tradução ele descreve um mistério sobre desaparecimentos e uma menina ceifadora para impedir e punir quem se arrisca "à forma convencional de obter variabilidade genética" que servem de pano de fundo para um hárem pré-pubere sem espaço para descartáveis personagens secundários.O pressuposto mistério aparente,para o autor se perdeu na rasidão,homofobia(leia o texto para compreender) e forçação de barra.Enfim,a indignação foi tão grande que outros elementos do anime não o ocorreram(Questão reflexível).

    29.[http://genkidama.com.br/mithril/2012/09/corrente-de-reviews-hajime-no-ippo.html]Resenhar 76 episódios!?"Versão Karate Kid,mas no universo do boxe"."Apesar" de sua "antiguidade" ele,Hajime no Ippo,lhe surpreendeu por não o desprender a atenção pelas ótimas lutas;balanceamento entre comédia,romance,ação;imprevisibilidade de resultados;estratégia contra adversários e direção."Praticamente" não viu desabonos nesse "shounen tão humano".

    ResponderExcluir
  11. ** Analisando:(Parte 5-Última parte = estabelecidos do nº17 ao nº23)


    #30.[http://genkidama.com.br/videoquest/2012/10/04/video-quest-47-angel-beats-mais-um-anime-de-escolinha/#more-2383]Prometeram se diferenciarem resenhando de outra forma,'foco único',mas qual seria o diferente desse review,além de uma falsa indicação no fim? O.o No mais,observam-se mais efeitos de vídeo;reflexões sobre o papel da escola na sociedade,suas simbologias & metáforas à la Video Quest.Resumidamente,gostaram da temática interessante e do "'TIME(Tempo,em inglês)' Cômico(LeoKitsune)".Contudo entenderam em determinados aspectos,uma série genérica e cansativa,e terminaram sem unanimidade no momento de recomendar ou não o anime.

    31.[http://genkidama.com.br/anikenkai/2012/10/05/corrente-de-reviews-boku-no-pico/]O idealizador da Corrente de Reviews surta com o quão ofensivo foi ao OVa de 3 episódios por ele conter a pecualiar junção de Travestismo,Lolis,Futanari,Hentai,"Material pedófilo" em potencial,falta de enredo e uma aceitação sobre-humana de todas essa "normalidade".O post -por motivos lógicos- não contém imagens,vídeos,e "estômago" de Diogo Prado ao tentar com seriedade e paciência,a qual veemente desaconselhou essa indicação lhe dada feita apenas para "causar".Difícil de ver na obra,uma inocência,e não um simples "HENTAI HARDCORE".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a confusão acima,mas a nomeção é "** Analisando:(Parte 5-Última parte = estabelecidos do nº30 ao nº31)"

      Excluir
  12. I ωaѕ recommended thiѕ website by means of my cousin.
    Ӏ am now not ѕure whetheг this put uρ
    is written by him аs nobody else unԁеrstаnd ѕuch specific approximately my difficulty.
    You're amazing! Thank you!

    Also visit my page http://evjbs.taurus.uberspace.de

    ResponderExcluir