sábado, 11 de fevereiro de 2012

Resenha - Zetman

Autor: Masakazu Katsura
Gênero: Ação, Ficção Científica
Período de publicação: 2002-em andamento
Serialização: Weekly Young Jump (Shueisha)
Número de volumes: 16 (até o momento)

Masakazu Katsura é conhecido por suas histórias de romance juvenis na Shonen Jump, como o clássico Video Girl Ai (um dos primeiros mangás lançados no Brasil, por sinal) e o excelente I"s, mas muitos se esquecem que ele começou sua carreira fazendo mangás de super-heróis com elementos sci-fi lá nos anos 80 com "Yume Senshi - Wingman" (O Guerreiro dos sonhos - Wingman), que também tinha uma pitadinha de elementos românticos. Nos anos 2000 depois de várias histórias bonitas de amor escritas por ele, Katsura resolve voltar às origens e voltar com histórias de ação, e eis que surge o seu trabalho mais maduro e profundo, que tem grande potencial para ser sua maior obra-prima, Zetman, que vocês conhecerão neste post.





O mangá começa contando a história de Jin Kanzaki, um menino sem-teto que mora com um senhor que o adotou, Goro Kanzaki. Jin é uma criança cheia de energia e possui uma estranha força sobrehumana que parece ter relação com uma marca de nascença que ele possui em sua mão em forma de anel. Ele é conhecido por esmurrar bandidos nos subúrbios da cidade onde mora. Um dia Goro leva Jin para um passeio bem feliz pela cidade e no caminho de volta para o barraquinho onde moram, Jin e Goro são abordados por um homem estranho que resolve pular de uma ponte carregando uma pedra, e instintivamente, Jin decide salvá-lo, mas mal sabia o garoto que o tal homem, na verdade não era um ser humano.

O tal homem se mostra ser uma horrenda criatura (não vou contar com mais detalhes para evitar spoilers) e então entra em uma violenta luta contra Jin e Goro, que acaba morto pela criatura bem na frente de Jin. Imerso em fúria Jin começa a lutar contra o monstro até que Goro usa seus últimos suspiros para impedí-lo e ganhar tempo para que Jin fuja para se salvar. Desolado Jin decide ir para a casa de uma moça jovem que havia salvado no dia anterior para pedir ajuda, e a mulher resolve criá-lo como se fosse um filho, mas isso não quer dizer que todos os problemas se acabaram aqui, muitas coisas mais acontecem e se quiserem descobrir o que vem depois, sugiro que leiam o mangá e aviso para esperarem uma das melhores histórias de super-herói já feitas na história dos quadrinhos, pelo menos na minha opinião. (Sim, a grande maioria dos heróis sempre tem um conflito que o faz querer ser herói, certo? Pois é, isso é o que acontece com Jin)


Zetman é um EXCELENTE mangá de ação com E maiúsculo. A série mostra sua verdadeira face bem aos poucos durante a leitura. O enredo da série se desenvolve de uma maneira não lá muito rápida por capítulo, tanto que parece que acompanhar esse mangá serializado deve ser uma tortura, visto que ele é lançado mensalmente na Young Jump (isso é, quando é lançado) e às vezes possui capítulos de 20 páginas (mas considerando alguns fatores, posso dizer porque, mas falarei disso mais adiante) com poucos textos e muitas cenas de ação ocorrendo a um ritmo alucinante.

Masakazu Katsura é um velho marujo dos tempos de ouro da Shonen Jump, quem leu seus mangás de romance, sabe o quão belíssima é a sua arte (em I"s principalmente) que é perfeita. Em Zetman, Katsura conseguiu um feito incrível, conseguir melhorar o que já era perfeito (mesmo com a melhora, ainda é altamente perceptível a semelhança de alguns dos personagens da série com alguns de trabalhos anteriores do autor). Zetman é muitíssimo cheio de detalhes em seus cenários e nos personagens. Querem se assustar com a evolução do traço do autor desde o começo de sua carreira lá nos anos 80 com hoje em dia? Simples, é só comparar Wingman com Zetman (arrisco dizer até que Zetman é uma versão melhorada de Wingman). Pra mim, Katsura é um dos melhores desenhistas que já passaram pelas revistas da Shueisha, a arte dele em Zetman está mais do que impecável.



Se você já leu sobre o autor em detalhes, certamente deve saber que Katsura é muito fã de super-heróis das HQs americanas (do Batman principalmente, que chega até mesmo a receber referências em algumas de suas obras, como em Video Girl Ai por exemplo e que Katsura até mesmo fez um desenho para a DC Comics em homenagem ao homem-morcego). Em Zetman, é notável a grande influência de histórias sci-fi de super-heróis ocidentais (Wingman também era sobre um herói, mas em moldes bem mais orientais mais parecido com herói de Tokusatsu mesmo). Isso é algo bem interessante de se notar, sendo que isso até mesmo venha a agradar a aqueles que lêem apenas os Comics norte-americanos e queira entrar no universo dos quadrinhos japoneses. Pra esse público, Zetman pode ser uma excelente pedida.

O mangá iniciou-se em 2002 nas páginas da Young Jump semanal (mesmo a revista sendo semanal, Zetman sai mensalmente nela, assim como REAL, de Takehiko Inoue, sai com uma periodicidade totalmente irregular na mesma antolgia por exemplo) e até o momento conta com 16 volumes encadernados, com o 17º programado para ser lançado em Abril de 2012 (provavelmente para coincidir com a estreia do anime para TV que sairá também em Abril). O mangá PARECE rumar a seus capítulos finais atualmente (que para mim, certamente terá alguma relação com as deslumbrantes primeiras páginas do mangá). Em 2011, foi anunciado um anime televisivo para promover a série com estreia programada para Abril que será feito pela TMS Entertainment e que inclusive já teve um trailer divulgado recentemente . A primeira impressão causada pelo trailer é de que será uma adaptação muito bem-feita, a escolha de trilha sonora e a animação estão muito boas, ponho fé para que saia algo bom daí, porque tem potencial para ser um dos melhores animes do ano. (e a julgar pelo trailer, vai cobrir bastante coisa do mangá até agora, e pelo fato de ele estar em uma POSSÍVEL reta final no Japão, quem sabe, acabe não sendo finalizado junto com o anime como foi o caso de Fullmetal Alchemist, por exemplo).



Conclusão:
Masakazu Katsura é um criador de ótimas histórias. Mesmo que a sua especialidade sejam os mangás de romance, em Zetman ele chegou a um outro nível, aperfeiçoando tudo que já tinha feito em sua carreira até hoje, e não arrisco dizer que Zetman pode ser considerado até mesmo sua grande obra máxima. A série pode começar meio morna para alguns, mas com o tempo ela fisga o leitor em cheio. O mangá é cheio de excelentíssimas cenas de ação e cliffhangers mortais que não vão fazer você querer parar de ler ali (a partir do volume 6 que o diga). O fato da série ainda estar em andamento e não ser publicada muito rapidamente, pode afastar alguns, mas assim mesmo vale insistir, Zetman é um mangá simplesmente obrigatório se você gosta de histórias cheias de ação com elementos de ficção científica.

Onde ler:
Pros leitores de Japonês (só por curiosidade, alguém aqui que lê o Mangás Cult lê os mangás em japonês?) as raws dos 16 volumes lançados até então estão no Rawscans forum . Pros que lêem em inglês, o Evil-Genius lança o mangá, sendo que até o momento só está disponível para leitura o até o volume 15, faltando apenas o 16 para alcançar os volumes japoneses.Por fim, para os que preferem ler em português, o Suzaku scans lançou 14 volumes da série.

Para encerrar, fiquem com uma excelente MMV de Zetman.



PS: Sim, a sinopse do mangá não ficou bem feita como eu queria (difícil fazer uma sinopse de Zetman sem soltar spoilers pesados), mas, assim mesmo, recomendo que vão atrás do mangá.

7 comentários:

  1. Zetman é mto foda, só por ser do Katsura já vale a leitura, o cara é estilo Togashi, pega no lapis e nasce um hit. Li 4 volumes do mangá (na época em que só haviam esses 4 volumes) e por isso mesmo parei e nunca mais voltei, existem coisas demais para ler e as escolhas acabam sendo dificeis, mas não demoro a voltar. O traço é fora do comum, no hall dos melhores que o Japão (e os quadrinhos) já viram.
    Sobre ser a obra máxima, é dificil logo por comparar generos totalmente diferentes, Video Girl Ai não pode ser subestimado e é um mangá dos mais incríveis que já li.

    ResponderExcluir
  2. tenho todos os volumes lançados pelo suzaku, e pretendo ler futuramente pois como o max disse existem coisas demais para ler e as escolhas acabam sendo difíceis
    , sobre o mangaká, a nunca tinha parado pra pesquisar sobre ele, apesar de achar o traço super foda
    foi uma surpresa pra min saber que ele foi ele que fez o video girl ai, e wingman( que fiquei interessado em ler depois que vi no site da jump) , eu sei que o video girl ai é quase obvio que é dele por causa do traço, mas nunca tinha parado pra reparar
    0/

    ResponderExcluir
  3. li 40 caps de Zetman e dei uma parada, mais com esse Review do Nintakun ta me querendo fazer eu voltar, e logo agora que to cheio de coisa pra ler, Nintakun seu malvado ò.Ó

    ResponderExcluir
  4. Do Katsura só li Video Girl Ai, mas mesmo assim o mangá está no meu Top 10 e é meu romance Shonen favorito, tenho muito carinho pela obra. Os desenhos dele são ótimos e tenho interesse em I''s, parece ser o tipo de coisa que gosto, mas depois dessa review parece que vou ter que ir direto pra Zetman, deve ser fodíssimo isso.

    Não deu pra sacar direito a história só com isso, mas isso só fez me deixar mais curioso! D:

    E bom, baixo as raws sempre, adoro aqui porque você sempre disponibiliza essas informações XD. Estou meio ocupado para ler muito no momento, ainda mais em japonês, mas tiro o atraso mais pra frente.

    ResponderExcluir
  5. Eu nao entendo, fico louco da cabeça rs, nao dá pra entender o que as editoras brasileiras estao esperando!!
    I'S é SENSACIONAL dá um pau em qualquer mangá de melacao que a molecada tanto adora. Zetman entao sem comentarios!
    Tenho ctz absoluta que ambos titulos explodiriam de vendas aqui, venderia muito bem.
    E o povo fica vibrando com kobato, kimi no caguei, hero tosco tales entre outros.
    Evoluam, evoluam rsss.

    ResponderExcluir
  6. Véio, nunca que eu ia saber que o tio Katsura fazia mangá de super-herói...e ainda desse nível! Estou no início de Zetman, e já estou adorando!
    Ótima resenha, Ninta-kun. Como de costume.

    ResponderExcluir
  7. hahah esse poste faz tempo mas decidi escrever assim mesmo. Não li Zetman mas com certeza o traço é lindo (pirei para evolução!) mas assisti o anime e tipo, no começo parecia muito bom e promissor mas depois ficou ruim, meio bobo, não digo que é lixo eu até gostei mas ou é muito diferente do mangá( o que suspeito já que ele foi bem pequeno) ou ele realmente não é tanta coisa assim

    ResponderExcluir