quinta-feira, 21 de abril de 2011

Resenha - MiXiM 11

MiXiM 11
Autor: Nobuyuki Anzai
Gênero: Ação
Perído de Publicação: 2008-2011
Serialização: Weekly Shounen Sunday (Shogakukan)
Número de Volumes: 12

Clichês em mangás de luta, são uma coisa bem comum hoje em dia, a maioria das grandes ideias em mangás do gênero já foram usadas e abusadas em uma quantidade alucinante de séries nas mais variadas publicações. Poucos Mangakás conseguem  fazer uma história com clichês ser bem divertida, um destes poucos é o veterano da Sunday dos anos 90, Nobuyuki Anzai, conhecidíssimo pelo clássico Flame of Recca e pelo divertido MÄR - Marchens Awakens Romance (publicado aqui no Brasil pela JBC). Hoje em dia, não parece ter muito espaço nas publicações shounen para os mangakás das antigas, e por isso, muitos vão para as revistas Seinen para que as pessoas que liam seus trabalhos nas antologias seinen, continuem acompanhando seus mangás. Anzai não foi um destes e continuou na revista shounen da Shogakukan, e continuou na Sunday semanal onde escreveu recentemente uma de suas séries mais divertidas, porém, desvalorizadas. E com vocês... MiXiM 11!!





MiXiM 11 conta a história de 3 amigos fracassados que não conseguem arranjar namorada de jeito algum. São eles Matsui Ichimatsu, um delinquente incrivelmente boca-suja que adora uma briga e que também pe o protagonista desta história; Koume Haruno, o gênio da classe e o mais comportadinho dos três; e Takezou Sanguubashi, um nerd viciado em mangás e videogame. Os três já tentaram de todo jeito conseguir namorada, mas sempre acabam rejeitados pelas garotas. Um dia, no terraçoo da escola, enquanto pensam porque não conseguem arranjar garotas, de repente, Ichimatsu cai do terraço, e pensando que vai morrer, é salvo no último segundo por uma espécie garota mágica.


Essa garota se chama Carmina e veio de um distante planeta chamado Polaris, e ela conta uma história sobre o tal planeta, dizendo que para escapar de um vilão, três bebês foram enviados à Terra (sim, mais ou menos como a história do Superman) para serem salvos e voltarem para Polaris para que um deles seja o príncipe do planeta. Acontece que estes três bebês são os nossos personagens principais. Os 3 amigos ficam espantados e não acreditam. Enquanto vão embora, Carmina diz que dois deles não são populares com as mulheres por azar mesmo, mas o príncipe nunca será popular por causa de um feitiço posto nele para manter as mulheres longe. Logo, como já é de se esperar, os 3 entram em desespero e Carmina diz que há 12 garotas que são imunes ao feitiço que possuem um dos selos das 12 constelações do zodíaco (POR FAVOR, não associem MiXiM à Saint Seiya, aiaiai), e que apenas uma delas pode ser esposa do futuro rei de Polaris.



Depois de Carmina dizer sobre essas garotas imunes aos efeitos do feitiço, Ichimatsu e seus amigos ficam empolgados e saem atrás destas garotas e descobrem que 3 delas estudam no mesmo colégio que eles (não falarei muitos detalhes, pois quero evitar spoilers). Pela sua importância para a sucessão do trono de Polaris, as 12 princesas passam a ser perseguidas por vários vilões que vieram do espaço para atacá-las para atrair os candidatos ao trono (ou seja, Ichimatsu e Cia.) e consequentemente, acabar com eles. Vendo a situação, Carmina concede aos três jovens, poderes mágicos baseados nas constelações para protegerem as garotas com os selos do Zodíaco e poderem lutar contra os vilões que querem acabar com o trono do planeta Polaris, e é a partir daqui que a história se desenrola.
Não há muito o que dizer sobre a arte do mangá. Se você já leu algo do Anzai (principalmente MÄR), sabe bem o que esperar em MiXiM. Um traço clichê, porém bonito e agradável aos olhos do leitor. As cenas de luta são bem detalhadas, principalmente no que se diz em respeito aos poderes especiais dos personagens, onde às vezes aparecem quadros repletos de muita pancadaria para todos os lados e mostrando mais de uma luta ao mesmo tempo.

Quanto ao Character Design, mais uma vez digo que se você já leu outro trabalho do autor, sabe o que vai encontrar aqui. Muitos deles são cheios de carisma e também há vilões bem diversificados interessantes. Uma coisa que eu gostaria de ressaltar aqui é sem dúvida alguma, a escolha do autor para os poderes dos personagens, que achei geniais, principalmente dos 3 protagonistas.

A história possui um ritmo bem rápido, os capítulos possuem cerca de 16 páginas e durante a leitura passam voando. Essa característica contribui muito bem para deixar o leitor com vontade de ler o próximo capítulo, sendo que em 1 semana é possível ler o mangá todo (foi mais ou menos esse o tempo que levei para ler tudo). As lutas são bem empolgantes e acontecem em um ritmo bem frenético por parte dos personagens e enchem os olhos do leitor com a exibição dos poderes dos personagens. O enredo do mangá possui os clichês básicos de séries do Anzai: Personagem principal que não é muito popular e ganha poderes especiais, ganha aliados e luta para proteger os seus amigos. São clichês? Sim, mas são clichês do Anzai, e esse cara tem um dom único de usá-los e conseguir tornar suas histórias divertidas, essa é uma das características mais curiosas e interessantes dos mangás de Nobuyuki Anzai na minha opinião.

Ao contrário das séries anteriores do autor, MiXiM não teve tanto sucesso. A série começou em 2008 (2 anos após a conclusão de MÄR) e terminou recentemente em Fevereiro deste ano com 129 capítulos, que foram compilados em 12 volumes, sendo que por sinal, o último foi lançado no Japão semana passada. Fora do Japão, a série já é publicada em 3 países (que eu saiba): França, Itália, e China.

Veredito Final:
MiXiM 11 é um ótimo mangá de luta por autoria de Nobuyuki Anzai, mas infelizmente é a sua obra mais "Underrated" (não consegui arranjar um termo em portugês para definir). A história possui os clichês de sempre dos mangás do Anzai, mas isso nem de longe é um ponto negativo. Graças à capacidade do autor de fazer histórias com clichês serem muito divertidas, MiXiM 11 é um dos mangás mais legais publicados na Shounen Sunday Semanal. Se você procura um bom mangá de luta e curto, MiXiM 11 é uma das melhores pedidas do momento.

Nota: 9,0

Onde encontrar:
Em japonês, as raws dos volumes são bem complicadas de encontrar, por isso a melhor solução para quem quiser ler em japonês é ir atrás dos capítulos separados no Rawdistro ou em outro. Em inglês, o SnoopyCool fez a tradução do mangá até o final e dá pra encontrá-lo facilmente em sites como o Mangafox e o Mangareader. E em português, a série está sendo feita pela Quadradim Scans, que no momento em que este post foi escrito, está na reta final da série.

Para encerrar o post, fique com o vídeo feito pela Glenát, a editora que lança o mangá na França, fez para promover a série no país europeu:







http://www.youtube.com/watch?v=lLNh9y8it0k


Obrigado por ler este post, e POR FAVOR, comente. Os comentários motivam o autor deste blog a continuar escrevendo =]

12 comentários:

  1. =OO Vontade de ler! Só uma coisa que gostaria de saber antes de me decidir: devido a ter acabado com poucos volumes, o final ficou decente? Digo, convenceu e tal?

    Excelente post, Nintakun! Uma dica pra deixar o layout mais agradável: justifique o texto! No mais, muito bem escrito. =D

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário^^!

    E sim, alguns dizem que a história fica corrida próximo do final, mas a série terminou do melhor jeito possível. Não teve nenhuma ponta solta na história (pelo menos na minha opinião).

    E obrigado pela sugestão, vou tentar por em prática no próximo post.

    ResponderExcluir
  3. Menos mal, então, vou começar a ler e ver se curto. =]

    Chance de virar animê tu acha que tem?

    ResponderExcluir
  4. Eu diria que tem pouca chance de virar anime, mas ainda sim, tem. Tendo vista que as séries anteriores do autor possuem animes. A chance é baixa, mas ela existe. Eu ficaria feliz se fosse anunciado um anime de MiXiM 11

    ResponderExcluir
  5. Gostei.

    Ainda tenho alguns mangas para ler antes, mas Mixim 11 já está na lista dos que lerei.

    E se virar anime ainda melhor, assim acompanharia a história pelo anime.

    ResponderExcluir
  6. Bela resenha, sempre tive vontade de ler MiXiM, baixei o primeiro volume, mas não me empolguei, qualquer dia desses eu baixo eu volto a ler, já que você disse que começa a ficar bom, continue com o ótimo trabalho, tanto do scanlator quanto o do blog.

    ResponderExcluir
  7. O cara que fez o anime era fã de Hunter x Hunter, de Yoshiro Togashi, pois em alguns traços do anime o desenho e quase que semelhante e como se pode ver na ultima foto colorida a menina de cabelo marrom é IDENTICA a irmã do Killua do anime HxH, até o nome eh parecido O.o
    RDias.

    ResponderExcluir
  8. @Anônimo1
    Se você procura um mangá divertido, mas sem grandes inovações, pode começar pois irá se divertir. =D Obrigado pelo comentário.

    @Anônimo2
    Bom, dizem que Recca é parecidíssimo com Yu Yu Hakusho(apesar de eu nem ver tanta semelhança), Nem cheguei a reparar isso (nem lembro da irmã do Killua, lol)

    ResponderExcluir
  9. massa! otima sinopse ,agora eu vou ter q ler ^^

    ResponderExcluir
  10. To começando a ler ^^
    Parece o trabalho dele que mais me identifiquei, de inicio.

    Sabe se o Anzai tem planos para um novo trabalho?

    ResponderExcluir
  11. Comprei Recca e Mar pela Viz
    Queria muito esse outro titulo do autor para minha coleção...
    Mas acho que não lançarão por lá

    ResponderExcluir