terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ToCs Históricas- 1997, Edição 51

Issue #51 (1997)

One Piece
Seikimatsu Leader Den Takeshi!
Rurouni Kenshin
Wild Half
Houshin Engi
Hareluya II BOY
Jigoku Sensei Nuube
Yuusha Dorian (One-Shot de Yutaka Takahashi)
I"s
Hanasaka Tenshi TenTen-kun (Capa)
COOL <Rental Bodyguard>
Jojo Bizarre Adventure
BAD SHIELD UNITED (One-Shot de Noriaki Kubo)
Kochikame
Jinnai Ryuujujutsu Butouden: Majima-kun Suttobasu!!
Midori no Makibaou
Yu-Gi-Oh
Cowa (Ausente nesta edição)

Olá galerinha, mais uma ToC aqui. Dessa vez à pedido do Damage2, essa é do ano de 1997, e traz One Piece em seus primeiros capítulos (o dessa edição é o 15, ou seja, no meio da luta contra o Buggy, o palhaço).





Como podem ver, no começo, encabeçando o top 3, temos o nosso querido One Piece, que como eu mencionei antes passava pelo arco do Buggy. A série não tinha nem 20 capítulos e já se mostrava muito poderoso na revista, ao lado de seu colega de estreia "Seikimatsu Leader Den Takeshi!" (que tinha o capítulo 16 nela, que é quando os personagens fazem um passeio até o zoológico), os dois estrearam muito bem na revista, a ponto de conseguirem deixar Rurouni Kenshin para trás (que estava por volta de 140 capítulos mais ou menos, não me lembro o arco que ele estava agora).





Passando o Top 3, vemos o mangá slice-of-life "Wild Half" marcando uma de suas melhores épocas (a série costumava passear bastante pelas tocs), que pelo que eu li por aí se tratava da história de um garoto que bancava o Detetive junto com o seu cachorro (Algo semelhante à "Rabuta & Peace" visto recentemente no mangá Bakuman).

Logo depois de Wild Half, tínhamos o épico chinês "Houshin Engi", A saga de Taikoubou estava com em torno de 1 ano e meio de serialização (ou seja, devia estar na faixa de 70-80 capítulos ou por aí). A série, ao lado de Rurouni Kenshin, foi um dos principais responsáveis por conseguir segurar a Shonen Jump em sua época das trevas (ou seja, após o fim de Dragon Ball e um pouco depois, o de Slam Dunk) até o surgimento de One Piece em 1997. Houshin Engi é bem divertido, vale apena conferir (o carisma dos personagens de Ryu Fujisaki fisga facilmente os fãs).

Após Houshin Engi, vemos dois grandes pilares da revista, o mangá de delinquentes "Hareluya II BOY" (de Haruto Umezawa) e o mangá sobre o Professor Exorcista "Jigoku Sensei Nuube". BOY deveria estar com em torno de 250 capítulos e Nuube com uns 200. Ambas as séries terminariam em 1999 com 33 e 31 volumes respectivamente.

Depois de BOY e Nuube, temos um dos One-shots dessa edição, mas vou deixar pra falar dele depois junto do outro. Continuando temos o megaclássico de Romance de Masakazu Katsura, I"s, que estava em seus primeiros capítulos (o desta edição é o de Número 31), e ao lado dele o bizarro mangá de Comédia "Hanasaka Tenshi Tenten-kun", que contava a história de um anjo que infernizava a vida de um garoto normal (Que paradoxo, hein?) atuando como uma espécie de "Padrinho Mágico" (foi mal, mas não consegui termo melhor pra descrevê-lo =P). Mas Tenten-Kun não está contando nesta edição por causa da capa que recebera (e me pergunto porque mesmo com capa, como diabos Tenten-kun foi parar aí no meio da revista? Vai saber o que se passa na cabeça dos editores da Jump algumas vezes...)

Após essas duas figurinhas, temos a presença de "COOL <Rental Bodyguard>" de Takeshi Konomi (do grande sucesso "Prince of Tennis"). Pelo que parece, a série se tratava de um guarda-costas (meio à la Ryo Saeba, de City Hunter). O mangá seria cancelado menos de 10 semanas depois por falta de popularidade. Junto do primeiro mangá de Konomi, temos o longuíquo Jojo Bizarre Adventure, que segundo os meus cálculos rumava para o final do arco "Golden Wind" e viria a retornar um ano depois com o brutal arco "Stone Ocean". Jojo nunca foi muito bem nas ToCs (salvo alguns momentos, como as lutas contra os "Chefões" de cada saga), a série se mantinha na revista graças ao seu sucesso nas vendas, como faz até hoje com o Spin-off "Steel Ball Run". Aproveito pra recomendar que leiam Jojo, o mangá é grande pacas, mas vale muito a pena a leitura. (Tanto que é o meu mangá Favorito, ao lado de One Piece).


Antes de falar do Bottom 5 (que já foi aberto por Jojo). vou falar sobre os One-shots. Um deles é "Yuusha Dorian" (algo como "Dorian, O bravo" em Pt-Br) de Yutaka Takahashi, que era conhecido por ter escrito no começo dos anos 90 o mangá de comédia escolar "Bonbonzaka Koukou Dorama bu" (Algo como "Clube de Novela do colégio Bobonzaka") que durou na revista por 14 volumes fazendo um sucesso mediano (se bem que hoje em dia é difícil alguém se lembrar do autor e da série). O outro One-shot é "BAD SHIELD UNITED", de Noriaki Kubo, ou como vocês devem ter notado pelo sobrenome, conhecido atualmente pelo Pseudônimo de Tite Kubo (Conhecido pelo seu Megahit "Bleach"). Esse devia ser o 2° One-shot de Kubo na Jump (o primeiro foi "Ultra Unholy Hearted Machine" em 1996). Dá pra ver como o Kubo se esforçou durante vários anos até chegar onde chegou (Ele começou a tentar em 1996, mas só foi conseguir sucesso em 2001 com a estreia de Bleach), palmas para ele pela determinação, mas por favor que ele conserte as besteiras que fez em Bleach e traga a série de volta aos seus dias de glória.

 
Já que já falei dos One-shots, agora vem o resto do Bottom 5 liderado por Kochikame, que como já cansei de falar, não corre nenhum tipo de risco. Depois dele vemos o mangá de Karatê "Jinnai Ryuujujutsu Butouden: Majima-kun Suttobasu!!" marcando presença. A série estava próxima de seus capítulos finais. Após Majima-kun, temos o mangá de comédia sobre Corrida de cavalos, Midori no Makibaou, estranhamente desenhado por Tsunomaru (conhecido anteriormente pelo seu altamente bizarro mangá sobre Macacos "Monmonmon"), Makibaou também estava próximo de seu final, a série fazia sucesso na revista entre as crianças. E por último Yu-Gi-Oh, que dispensa apresentações, amargurando na última colocação. A série estava prestes a entrar em sua fase CardGame, que salvou o traseiro do mangá do cancelamento (e deve ter gerado Rios de dinheiro para Kazuki Takahashi com a explosão do seu sucesso pelo mundo todo).



Bom, por hoje é só. Até a próxima e comentem!

7 comentários:

  1. Cara! acho q no 140 samurai tava pra encerrar a saga do shishio! tava muito foda, realmente os dois estrearam bem ne

    esse Majima parece ser mto da hra tb, e o Haleluya nada dele em portugues tb certo? droga!

    ResponderExcluir
  2. Bom, pelo que estou vendo aqui na wikipedia era mais ou menos por aí que RK estava mesmo. E de fato OP abocanhou o osso do sucesso logo no começo e não pretende largar tão cedo! XD

    Majima-kun pelo que eu olhei nos volumes que eu tenho aqui parece ser bem bacana mesmo, por onde eu vou eu ouço bons comentários sobre a série. É uma pena nenhum scan ainda tê-lo pego (talvez deva ter sido pela má fama do autor por causa da minissérie "Bomber Girl" lançada na extinta Raijin Comics).

    E Hareluya, se eu não me engano, tem o comecinho do mangá traduzido por aí na "Baka-Neko" scans. Mas aquele é só um simples prelúdio para a série principal, mas ainda sim serve pra conhecer =P.

    ResponderExcluir
  3. OP desde cedo ja mostrava que ia ser sucesso..

    e pensava que Kochikame pelo menos ficava no meio..kk

    se não é pedir muito, eu queria mais um TOC..

    do Naruto do iniçio da saga Shippuden..

    ResponderExcluir
  4. Naruto no começo da parte 2 é a issue 9 do ano de 2005 (que é quando foi publicado o cap245, o primeiro da 2°parte da série), eu poderei trazê-la sim. Só que pretendo fazer algumas outras matérias no blog antes disso, ok?

    ResponderExcluir
  5. hoje em dia é praticamente impossível um mangá recente pegar primeiro ou segundo lugar na jump, como aconteceu com one piece e takeshi. apesar de kenshin ser excelente dá pra ver que naquela época estava faltando mesmo uma mangá de impacto na jump.

    esse tenten-kun parece ser muito legal ganhou até anime, eu gosto bastante de mangás assim com um traço mais cartunesco. nunca achei raws dele, se você souber onde achar, dá um toque aí. =')

    makibao é muito bom. o mais legal é que é um mangá bem fácil de entender só pelas ilustrações, pra quem não sabe nada de japonês. o tsunomaru é um dos mangakás que eu mais gosto, o traço dele é único. =B

    ResponderExcluir
  6. Majima Kun é mto booom!! Ótimas cenas de ação, humor bem dosado (e meio lesado às vezes) e um protagonista do jeito q eu gosto (apesar de panaca com a mulherada). Teve continuação por uma editora diferente, a Nichibun Comics, e voltada pra um público mais adulto (afinal, o público q acompanhou Majima na época já é adulto, né?). Achei scans de 6 vols do mangá q começou a ser feito em 2009, com o novo título de Jinnai Ryuujuujutsu Rurouden Majima, Bazeru!! É muito legal qdo o autor volta a fazer uma história assim. =D

    ResponderExcluir
  7. TOC incrível ,valeu pelo post, uma pergunta: onde você consegue essas TOCs Antigas? Queria ver muitas outras.

    ResponderExcluir