sábado, 29 de setembro de 2012

EDITORIAL: Kimi no Iru Machi #200 - Quanto tempo mais até o fim?





Kimi no Iru Machi em post do Mangás Cult? É, cheguei ao fundo do poço, mas dessa vez, não poderia deixar um momento histórico como esse passar batido...

[ATENÇÃO: O post a seguir (obviamente) contém spoilers sobre Kimi no Iru Machi até o referido capítulo no título. Leia por sua conta em risco]




Kimi no Iru Machi, de Kouji Seo (famoso por "Suzuka" e outros trabalhos menores), chegou aos seus 200 capítulos na última edição da Shonen Magazine. A série vem sendo publicada desde 2008 na revista e há mais de um ano, sua história "entrou em coma" e esqueceu de avançar, se pendurando apenas em capítulos com histórias episódicas sobre a vida cotidiana de Haruto Kirishima com sua amada Yuzuki Eba normalmente centradas em conflitos/mal-entendidos ridículos e com pouquíssimo avanço relevante de história, o que tem causado a ira e o desgosto de vários leitores que acompanham semanalmente (inclusive eu) com relação à série, que, já poderia ter sido finalizada há tempos, ao invés de se sustentar com uma enxurrada de capítulos vazios, medianos ou ruins. E nesse post, dissertarei um pouco sobre a minha opinião a respeito do estado do mangá de uns tempos pra cá e um pequeno desabafo sobre o quanto não quero mais que a série piore.


Minha história com esse mangá é um pouco engraçada. Uma bela tarde de Abril de 2011, eu estava sem nada pra fazer e sem ideias do que começar a ler, então resolvi abrir o Mangafox e vi um banner desse mangá nele. Eu já via aquele banner há um tempo por lá e achava o desenho bonito, então resolvi tentar ler e acabei pegando bastante gosto da série e conforme ia lendo, ia ficando mais interessado nos rumos que a história tomaria, até o momento em que a história chegou em um momento agradável, que alguns não gostaram, o início do relacionamento entre Haruto(que havia desistido de ir atrás de Yuzuki, mesmo tendo se mudado para Tóquio para ir atrás dela) e Asuka. Era algo inesperado, mas eu estava gostando do desenvolvimento disso, até o momento em que alcancei os capítulos semanais da época, que estava por volta do 130, ou seja... no meio da viagem que Haruto faz com seus amigos à sua terra natal, Hiroshima, e a Yuzuki vai junto...


Então, na agonia de ler esse "arco" semanalmente a cada capítulo e ansioso pelo próximo, sou surpreendido pela decisão de Haruto de terminar seu relacionamento com Asuka (DO NADA!) para voltar para os braços da arrependida Yuzuki (que fez coisas realmente, ao meu ver, detestáveis e escrotas em Tóquio, o que me fez pegar um pouco de raiva da personagem), e um pouco depois eles decidem ir morar juntos. CACETE, HARUTO! TERMINAR COM A ASUKA ASSIM DO NADA SEM NEM DAR SATISFAÇÃO ANTES DE FAZER BESTEIRA? QUAL O SEU PROBLEMA!? QUER DIZER QUE ELA NÃO FOI NADA PRA VOCÊ?! NADA?!



Tudo bem que isso, dependendo do ponto de vista, pode-se considerar como esperado, mas assim de forma tão repentina? "Bom, dependendo de como a história entre eles se desenvolver, isso pode ser até bom..." foi o que pensei, mas aí, o avanço de plot entrou em coma e passou a respirar por aparelhos, se focando totalmente uma chuva de capítulos sem conteúdo e rasos causados por mal-entendidos um mais ridículo que o outro (quem leu e não se lembra do capítulo da "ejaculação precoce" , né? Aquilo foi o ápice do ridículo e da vergonha alheia, mas rendeu até que umas boas risadas e isso não posso negar).




Nesse meio tempo, fomos apresentados a alguns personagens novos, como a, por mais incrível que pareça, engraçada vizinha do casal, Miyu Hoshina; tivemos o retorno de alguns personagens, como Rin, a "doce" irmãzinha de Yuzuki (personagem essa que passei a gostar nessa parte, pois alguns dos únicos capítulos que chegavam a ter algo de divertido eram os em que ela aparecia. Antes eu não gostava dela), e Takashi, o melhor amigo de Haruto, que agora está (por essa ninguém esperava) junto de Kiyomi, uma das garotas que Haruto conheceu quando chegou em Tóquio e mais um monte de coisas que quem leu, sabe o que aconteceu, além é claro de (mesmo que em quantidade mínima e sendo atrapalhada pela imensurável incompetência do nosso "querido" protagonista), uma aproximação romântica entre o casal principal do mangá, que permitiu que chegássemos até o ponto onde quero comentar, o capítulo 200, onde Kouji Seo resolveu parar de trollar seus leitores e resolveu jogar os porcos no ventilador até chover linguiça e fez Haruto finalmente honrar o par de bolas com o qual nasceu e Yuzuki parar de frescura e agir decentemente também... SIM, produção, os dois fizeram sexo.




Nada anormal para um casal de adultos que moram juntos há mais ou menos 1 ano, não é? De fato, mas do jeito que os dois vinham tomando atitudes bestas e do jeito que o autor parecia não querer mais dar continuidade à evolução em velocidade normal do plot, todo mundo já havia perdido suas esperanças na série (eu incluso), e então, finalmente, temos esse capítulo mostrando essa "evolução" na relação entre eles, com direito a uma bela página colorida de abertura e páginas extras na Shonen Magazine para comemorar também o ducentésimo capítulo da série. Conveniente, não? Será que o danado do Seo tava esperando dar 200 capítulos para fazer isso em grande estilo da forma mais marcante EVER (mesmo que a cena do contato romântico em si não tenha sido lá tão impactante como a maioria dos leitores esperavam, mas ainda assim, válida)? Possível, mas precisava MESMO esperar isso tudo pra querer avançar?

Kouji Seo rindo da nossa cara nesse momento.


Na minha sincera opinião, não. Mas, apesar dos pesares, o capítulo 200 pode ser considerado um dos melhores capítulos da série até agora, e ele, de fato, tem bastante importância para o Kimi no Iru Machi. Será que toda essa tortura semanal de capítulos ruins foi para que pudéssemos ser recompensados para esse momento, o momento em que o mangá finalmente toma seu rumo em direção à sua conclusão?

Para quem leu o mangá "em maratona" (leia-se, "não acompanhar semanalmente") isso não deve ser tão torturante, mas para mim, e vários outros que acompanham a série semanalmente, foi uma tortura tantos capítulos ruins assim seguidamente, ainda mais considerando que o mangá, antes disso tinha uma constante progressão de roteiro de forma agradável, o que só aumenta ainda mais a insatisfação dos leitores com a série.



"Tudo bem, depois de Haruto e Yuzuki finalmente terem feito sexo, assim, se aproximando mais ainda um do outro romanticamente, senhor Seo, o que ainda falta para o senhor terminar Kimi no Iru Machi?", nos perguntamos. Pode ser que depois disso, não demore (tanto) para o mangá acabar, mas ao meu ver, ainda há algumas coisas para acontecerem, como o Haruto virar cozinheiro como sempre sonhou e ele e Yuzuki se casarem, por exemplo, e para vocês, o que ainda falta? Ainda há tempo de você se redimir com os leitores por ter posto o mangá em coma, Seo, como você mostrou nesse capítulo, basta você avançar com a história e concluí-la da maneira necessária e de que seja a melhor possível.

Bom, essa é a minha opinião, não só sobre o capítulo 200 de Kimi no Iru Machi, mas também sobre o que a série se tornou, sobre como "ser transformada em um slice-of-life com elementos de mangá de romance da noite para o dia da pior maneira possível" a prejudicou. Não estou dizendo que KimiMachi era uma obra-prima antes disso, claro (até porque está muito longe de chegar lá), apenas dizendo que não gosto de ver uma boa história com potencial se matando desse jeito. Ainda há salvação para o mangá? Talvez sim, mas o autor vai ter que rebolar pra conseguir o meu respeito pela série de volta, apenas meia-dúzia de bons capítulos no meio de uns 50 ruins não é o suficiente para isso. Já deu de enrolação, Seo, tá na hora de botar KimiMachi de volta aos trilhos e acabar isso antes que o mangá se prejudique ainda mais tropeçando nos próprios pés.

10 comentários:

  1. Concordo muito com você, até no jeito que comecei a ler a série. Mas algo lá no fundo fala que o Seo não acabou seu torlling ainda, e alguma isca diferente vai ser jogada para mudar tudo. Se mudar par bom - perfeito, mas preferia que acabasse essa porra logo e ver algo novo do autor, que é um ótimo autor, se olhar as outras obras MENORES dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho essa leve suspeita de que ainda pode ter mais trollagem por vir, mas de fato, ao invés de ficar esticando e tal, prefiro mais que ele acabe logo antes que o mangá vire uma pilha de merda pior do que está.

      Btw, tenho que ler os outros mangás desse cara. Suzuka já me chama atenção faz tempo e ainda não li. Shame on me.

      Excluir
  2. Pois é, finalmente o Kouji Seo parou de nos trollar. E apesar de todos esses capítulos filler e da Yuzuki(não só as coisas que ela fez em Tóquio, mas mesmo nos capítulos mais recentes ela continua tendo atitudes irritantes), Kimi no iru Machi é uma boa série e dependendo do que Seo fizer no final pode até acabá-la muito bem. Espero que ele realmente encerre a série e não a transforme em um novo "Pastel".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, teve uns capítulos recentes em que atitudes da Yuzuki (e do Haruto também, principalmente) conseguiram me irritar bastante, mas convenhamos, ele é um Bocó que dá vontade de entrar no mangá e dar um soco nele de vez em quando e ela uma chata irritante que não sabe lidar com os outros, o casal se merece! Haha

      Eu particularmente, nunca li Pastel, mas já ouvi comentários de gente que lê e que dizem estar num estado ainda pior do que o de Kimi no Iru Machi. Eu gosto da série, e ainda acho que há alguma salvação pra ela, basta o Seo querer.

      Excluir
  3. eu gosto da série.. e quero que ela ainda continue.. amem? kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LOL, eu até posso dizer que gosto (não exatamente "gosto", mas eu tô mais pra "não desgosto" no estado atual dela) do mangá, e quero que aconteça exatamente o contrário! D:

      Na minha opinião, KimiMachi já deu o que tinha que dar. O autor que parece que ainda não percebeu isso, o que é uma tristeza...

      Excluir
  4. Olá,

    Sou dona do blog PAPRIKA e gostaria de firmar parceria com o Mangás Cult através de troca de links. Aceitas?

    www.paprikando.wordpress.com


    paprikaladob@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Sim, esse mangá já deveria ter terminado.

    Eu até gosto desses capítulos episódicos, me distraem e como gosto da Yuzuki pra mim tá tudo indo numa boa. XD Mas tá na cara que é muita enrolação pra querer terminar...Seo já começou uma nova série e por isso deveria se focar nela logo de cara e terminar KMNIM logo. Até pq todo mundo sabe que mesmo que venha a acontecer algo pra tirar a história do "coma" agora, no final Haruto ainda ficará com Yuzuki de qualquer jeito.

    PS: Até hoje não entendi pq diabos começar um relacionamento entre haruto e Asuka se era pra terminar em 10 capítulos. XD

    ResponderExcluir
  6. Yuzuka é a garota do final desde o capítulo um.

    Os dois são perfeitos

    ResponderExcluir
  7. Bem, eu penso que depois da briga com os pais da Yuzuka o autor perdeu o caminho, nesta época começou uma série de pequenos arcos sem um grande proposito( ou o autor estava querendo cria um vinculo com o público),mesmo agora o autor não sabe o que fazer com a obra, ele está tentando atirar para todos os lados para ver em qual o grande público vai gostar mais,fora isso, ninguém me tira da cabeça que o autor só colocou a cena de sexo para vender mais.Não espero que Kimi no iru Machi termine agora, o autor ainda está querendo mostrar as duvidas e anseios em relação aos sonhos de jovens.

    Ps: a melhor cena de todas foi o funeral do Kyousuke Kazama.
    Obs: ainda me pergunto por que o autor regrediu com a personalidade da Yuzuka...

    ResponderExcluir