sexta-feira, 13 de abril de 2012

Cenas de Mangás que Merecem ser lembradas #2

E mais uma vez, essa coluna está de volta. O primeiro post foi um grande sucesso (pensei que as pessoas não iriam querer ver, por conta do risco de spoilers das obras citadas), e aqui estamos de novo.

Lembrando mais uma vez que....

Este post pode conter SPOILERS sobre as obras citadas. (e dessa vez, os spoilers são bem mais pesados, eu acho)




Ginga Nagareboshi Gin, de Yoshihiro Takahashi. (Volume 14, capítulo 41)

"É o Akakabuto!! ENCONTRAMOS O AKAKABUTO!!!"

Ginga Nagareboshi Gin, dependendo dos olhos de quem vê, pode ser um mangá épico, ou extremamente estranho (nem todos conseguem lidar com a ideia de um mangá de luta protagonizado por cães). É uma série de ação como muitas de seu tempo, e bem linear e direto ao ponto. Esta cena é logo antes de um dos acontecimentos mais dramáticos do mangá, a marcha dos cães de Ohu, que vagaram o Japão inteiro para formar um exército de cães para unir forças contra o terrível Urso Akakabuto. A cena mostrada, se passa após os mais de 1500 cães reunidos pela tropa de Gin, Ben, Smith e cia. adentrarem dentro dos domínios do feroz urso e travando sangrentas batalhas contra seus subordinados. Muitos morreram durante a guerra, houveram nobres sacrifícios em prol do avanço da matilha de Ohu e aqui, os poucos sobreviventes do massacre, finalmente encontram Akakabuto e começam a marchar à sua direção.

A batalha contra o gigantesco urso de 4 metros é sofrida. Muitos morrem (sim, mais cachorros morrendo além dos que os que os subordinados do bando de ursos mataram), até que depois de muito desespero e tensão, Gin e seu pai, Riki, unem suas forças e dão o "Coup de grâce" em Akakabuto. (devo admitir que o golpe é bastante forçado, até mesmo pros padrões do mangá. Quem leu/assistiu, certamente se lembra).


I am A Hero, de Kengo Hanazawa. (Volume 5, capítulo 53)

Pois é... acho que eles estão realmente encrencados...

Um mangá sobre um apocalipse zumbi protagonizado por um aspirante a mangaká não tem como não ser épico, não é mesmo? Depois de quase ser devorado por zumbis doentes, nosso "herói" , Hideo, encontra alguns "aliados" que fogem para uma montanha. Enquanto assistem Tokyo se explodir pouco a pouco e ficar mais e mais perigosa com tanto zumbi por lá(note que os personagens não percebem que estão em um apocalipse zumbi boa parte do tempo, o que dá bastante humor ao mangá), lá estão eles, lá de cima da montanha vendo tudo e dizendo "É... acho que o Japão está fodido..." com um tom incrivelmente irônico e sarcástico que, pra mim, deixou a cena hilária.

Recomendo a leitura de I am A Hero. Se você curte apocalipses zumbi, sobrevivência, histórias com armas e nerds correndo pra salvar seus traseiros, este é um dos mangás mais divertidos que você pode ler atualmente.


Sexy Commando Gaiden: Sugoiyo Masaru-san, de Kyousuke Usuta (volume 7, capítulo 79)

A merecida vitória na batalha final....

Não é novidade pra ninguém que Sugoiyo Masaru-san é um dos meus mangás favoritos. Esse mangá é cheio de coisas marcantes, piadas inesquecíveis, personagens hilários, mas a coisa mais memorável da série, na minha opinião (E na de 90% dos que leram o mangá) é essa página final do extremamente épico "Arco final da parte 2 de um capítulo só, de 14 páginas".

Em um único capítulo, Kyousuke Usuta se superou em todas as coisas sem-noção que ele já fez. Pra quem acompanhava o mangá na época em que ele estava sendo serializado, deve ter sido uma baita duma trollagem que nem mesmo Tite Kubo seria capaz (e se tentasse, fracassaria feio nisso), já que na época, o mangá deveria ter tido um anúncio de "Parte 2 começa no capítulo da semana que vem" ou "novo arco", mas creio que ninguém esperasse que fosse o capítulo final do mangá. Um arco inteiro em UM CAPÍTULO SÓ!! Tem maneira mais insana de se terminar um mangá? Só digo que foi uma das melhores formas possíveis de se terminar um mangá de comédia, e com essa página então... simbolizando a vitória dos personagens em meio a uma épica batalha contra o vilão do "Arco final da parte 2 de um capítulo só"... Simplesmente épico!

Hunter X Hunter, de Yoshihiro Togashi (volume 29, capítulo 305)

Gon em estado de choque após receber a notícia...


HxH é um dos mangás que mais gosto da "grade atual" da Jump... o Arco dos Chimera Ants é um espetáculo à parte. Cheio de cenas épicas, muita tensão, batalhas estratégicas, cabeças rolando e momentos de pura filosofia e reflexão, enfim temos de tudo nesse arco.

Muitos vão concordar que a melhor parte da guerra contra as formigas chimera, é a invasão à fortaleza de Meruem. Tudo acontece tão rápido. É tanta coisa acontecendo, que você nem sabe no que pensar, tantas batalhas, destruições. E enquanto isso, Gon está atrás de Kaito, o homem que o introduziu ao caminho dos Hunters (mais ou menos como o Shanks em relação ao Luffy, em One Piece), que foi levado para o covil das criaturas. Em meio à tantas batalhas, Gon é guiado por Neferupitou, um dos guardas do rei dos Chimera Ants, até o corpo de Kaito... até que Pitou diz a Gon que apesar do corpo de Kaito estar lá, ele está morto. Gon entra em profundo desespero, e começa a ter pensamentos do tipo "Se eu tivesse ajudado, ele estaria vivo", "Se eu fosse mais forte, isso não teria acontecido" e coisas do tipo... uma das cenas mais fortes e impactantes do mangá, na minha opinião.


Riki-Oh, de Masahiko Takajo e Tetsuya Saruwatari. (volume 12, capítulo 71)

Rumo à batalha final... na Antártida... e em cima de uma baleia... em alto-mar!

Ok, ok... eu sei que Riki-Oh é um dos mangás mais ridículos de todos os tempos. Mas ele é tão ridículo que chega a ser divertido. Depois de tantas viagens, revelações das mais absurdíssimas, lutas selvagens contra robôs, prisioneiros, neonazistas, clones do mal e o que mais você imaginar, tragédias pessoais relembradas, sofrimento, Riki-Oh saiga finalmente parte para lutar contra o seu último inimigo, Cris, que está alojado em um oculto território nas gélidas terras da Antártida. Foi uma longa viagem até saber onde encontrar Cris, mas e agora, como chegar lá?

Simples, use uma baleia para ir até lá!! Nada mais epicamente másculo que isso, não é mesmo? Esse é o prelúdio para uma das mais estranhas lutas finais que já vi em mangás (quem leu, certamente se lembra dos absurdíssimos plot-twists bizarramente loucos e mentirosos do final). Apesar de todos os pesares, Riki-Oh é um mangá que eu gosto bastante e acho que vale uma leitura pra quem gosta de histórias de ação com muita luta (e lutas bem absurdas e mentirosas dignas de filme trash de luta) e uma dose extra de violência.

E pra encerrar...

IMAGEM DO CONVIDADO
O Convidado da vez é o Lucas Shonen, do recente e promissor blog Shonen Mania, que escolheu uma página de um dos mangás mais interessantes e legais que passaram pela Shonen Jump na última década...

Majin Tantei Nougami Neuro, de Yuusei Matsui. (Volume 23, capítulo 202)

"Certo... agora é hora de despertar."
Majin Tantei Nougami Neuro é um daqueles mangás que não se preocupam em fazer páginas duplas totalmente surtantes, mas sim chocar o público com revelações ou acontecimentos. Porém, essa é uma das exceções.

Essa imagem é do último capítulo do mangá, o de número 202. Escolhi ela exatamente por ser algo que Neuro faz de melhor, surpresas. Aqui, ele marca a sua volta ao mundo dos humanos depois de ser gravemente ferido na luta contra o "último chefão" e consenquentemente, teve que retornar ao Makai, deixando Yako e os outros por 3 anos.

No contexto da história, Neuro sofreu um leve amadurecimento e teve seu conceito sobre humanos mudado. Porém conhecendo a personalidade dele, já não era de se esperar que mesmo assim ele voltaria ao mundo dos humanos e continuaria a sua busca para devorar o Enigma Supremo.

O épilogo que consiste nessa e nas próximas páginas foram bem constrúidos e marcam um final excelente para esse mangá. Se ainda não leu, RECOMENDO!
"The mistery is already on the tip of my tongue"


Obrigado por ler, e até a próxima!

5 comentários:

  1. Ginga Nagareboshi Gin conseguiu me impressionar com essa página, o mangá deve ser absurdamente épico.
    E esse Riki-Oh parece ser algo bom de tão exagerado. Viajar em cima de uma baleia é tarefa para poucos.

    ResponderExcluir
  2. Essa do HxH foi ótima, mas a melhor pra mim da saga foi a morte do rei ^^.

    Pode spoiler aqui ne?

    ResponderExcluir
  3. Só acompanho I am A hero e HxH, vou dar uma olhada nos outros.

    ResponderExcluir
  4. Tem q ter akela q luffy da um soco no Tenryuubito, no arquipelago de saboady

    ResponderExcluir
  5. Aff todos os mangás eu desconheço só hunterXhunter o resto nunca ouvi falar

    ResponderExcluir