sexta-feira, 30 de março de 2012

Resenha - RRR

Autor: Jun Watanabe
Gênero: Esportes
Período de Serialização: 2007-2009
Serialização: Weekly Young Magazine (Kodansha
Número de Volumes: 10

Há pessoas que são preguiçosas por natureza, mas possuem sonhos bem ambiciosos. Mas e se de repente, esse sonho trocasse de lugar por outra coisa que acaba surgindo através de uma adversidade e de repente passasse a fazer parte da sua vida? É sobre isso que é o mangá do qual falarei hoje. Um excelente mangá de boxe que poucos conhecem, o ótimo RRR, ou como preferirem, Rock'n Roll Ricky, de Jun Watanabe, um dos autores mais frequentes da ótima revista seinen Young Magazine da Kodansha.






[Aviso: Podem conter leves spoilers a partir do 3º parágrafo da sinopse. É praticamente impossível explicar a história do mangá sem falar disso]


RRR conta a história de Rikitarou Iwamaki, um vagabundo de 27 anos de idade que possui um grande sonho, virar um astro do rock e ser como o seu grande ídolo Jimi Hendrix para ser um homem livre. E um belo dia, enquanto voltava de um ensaio com os amigos, Rikitarou vê sua namorada com outro homem. O rapaz fica chocado e resolve encher a cara em um bar, e caindo de bebâdo, na saída, ele é repreendido por um casal e acaba arrumando confusão com eles e começando uma briga. Enquanto Rikitarou apanha, eis que um famoso boxeador profissional, Raita Ooishi resolve se meter na briga, até que Rikitarou se levanta e acaba com a briga em grande estilo (ou não, dependendo do ponto de vista de quem olha) e acaba vomitando na cara do sujeito, e assim, caindo no chão de tão bebâdo que estava no meio de tanto vômito (que nem o Jimi Hendrix, não é mesmo?) e Raita nota o possível talendo de Rikitarou para as lutas de boxe e o vê indo embora.


No dia seguinte, agora com um cabelo estilo Afro, ele tentará entrar em contato com uma gravadora famosa que tentará os lançar no mercado e ele conhece um grande produtor lá que está disposta a avaliar a banda de Rikitarou e seus amigos e ver do que eles são capazes. O produtor nota que os caras têm talento, mas que dentro da banda, mas Rikitarou não poderá fazer parte dela, por ser muito velho e "inadequado" para tal, mas os seus amigos se recusaram a se apresentar se ele não fizesse parte, então o produtor resolve dar uma chance para eles e pede para que Rikitarou perca sua "barriguinha de cerveja" dentro de 1 mês. e no meio de uma de suas caminhadas, ele descobre a existência e uma academia de boxe e começa a praticar lá o esporte.





Só que para a surpresa de Rikitarou, naquela mesma academia será gravado um "reality-show" sobre boxe estrelado por adivinhem quem? O grande campeão Raita Ooishi. E, um dia, novamente voltando depois de um de seus ensaios e da academia, Rikitarou recebe uma ligação direto da polícia dizendo que sua irmã mais velha havia morrido em um acidente de carro e que todos os presentes haviam morrido, exceto pelo filho dela, Aozora, de 5 anos, que é sobrinho de Rikitarou. O grande problema é que isso acontece exatamente no dia em que o produtor musical disse que passaria pra avaliar o desempenho da banda de Rikitarou, só que ele não aparece e o produtor desiste dele. Durante o funeral, há uma discussão para quem irá ganhar a guarda de Aozora, e nenhum dos parentes da irmã falecida se propõem a isso, então, Rikitarou resolve adotar o garoto e passa a criá-lo como se fosse seu filho e desiste do sonho de virar astro do Rock e resolve tentar uma vida normal como um assalariado para sustentá-lo, até que, durante as gravações do programa de Ooishi na academia, surge uma oportunidade de participar remuneradamente do programa, e Rikitarou resolve seguir a carreira de boxeador para poder criar Aozora com dignidade. E é a partir daqui que a história do mangá passa a fluir.

RRR possui um ótimo ritmo narrativo bem agradável aos leitores que não cansa. Nos momentos de lutas, o mangá fica num ritmo bem empolgante com belas cenas de ação bem frenéticas e muito bem desenhadas. Além de tudo isso, o mangá possui cenas dramáticas bem realistas que mostram a dura vida cheia de rigorosos treinamentos de um boxeador. Chegam a ser tocantes cenas assim durante a série. Um ponto que vale destacar é sobre a ótima arte do mangá, com personagens bem carismáticos e cenários bem-feitos, mas na arte, o que vale mesmo destacar é sobre as lutas bem intensas. Elas são, sem dúvida alguma, o ponto alto do mangá.

O mangá ainda conta com um bom punhado de personagens interessantes e divertidos. Temos, desde colegas de academia de Rikitarou até grandes campeões que ele enfrenta durante a carreira. Apesar de só possuir 10 volumes, o mangá consegue explorar boa parte desses personagens muito bem e deixa o leitor bem satisfeito no final (que é seguido de um épico plot-twist que deixa os leitores incrivelmente empolgados para o evento final da série.)

Conclusão:
Sabem aquele mangá que você começa a ler sem taaaanto hype assim, mas no final, ele te surpreende mais do que o esperado? RRR é assim. Empolgante, simpático, agradável, intenso, e profundo. Com lutas empolgantes e personagens carismáticos, o mangá conquista os leitores sem muito esforço. Com só 10 volumes, Jun Watanabe produziu um dos melhores mangás do gênero nessa década. RRR é um mangá que vale muitíssimo a leitura e merece a sua atenção.

Onde ler:
Em japonês, só pude achar as raws dos 3 primeiros volumes no rawscans forum. Já em inglês, o Endless-Abyss lançou o mangá todo.




Obrigado por ler.

10 comentários:

  1. Fico muito feliz por vc colocar este mangá aqui Nintakun, eu sou muito fã de RRR. Acho um dos melhores mangás de boxe que eu já li (na 4ª posição no gênero) e uma obra muito bonita.

    Apesar de apelar para alguns cliches (em especial como o ultimo oponente) que realmente me desegradaram, e indicaram uma certa preguiça de construir a motivação do personagem, mesmo isso foi muito bem conduzido e terminou em um final muito legal para o mangá.

    Leitura recomendada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, desculpe a curiosidade, mas gostaria de conhecer a sua top list do boxe.

      Excluir
  2. Cara, só li até a metade por que esse é um mangá que quero ler muito e parece muito bom.
    A arte é tipo MUITO influenciada por Hajime no Ippo, algumas pagians que vi até da pra confundir. Os musculos, os calçoes e cenarios bebem dele pra caramba.
    Creio que no maximo nessas ferias do meio do ano vou ler. E deixo aqui a recomendação do Ippo, um dos meus favoritos

    ResponderExcluir
  3. Rapaz talvez seja por que eu li muito HnI mas os personagens se parecem muito...
    No entanto é muito bom mesmo... as técnicas são bem atuais e as lutas bem estilo rocky!
    Acho que poderia esticar um pouco mais, mas é muito bacana mesmo, mangás de esporte são os meus favoritos...

    ResponderExcluir
  4. Cara,eu li só 2 volumes porque tava esperando o scanlator terminar. Mas agora, depois da sua resenha e de saber que terminaram, lá vou eu terminar de ler esta belezura XDDD
    Realmente é muito bom. Recomendo também!

    ResponderExcluir
  5. Bastante esperado esse novo post. Boa indicação. Vou dar uma conferida. Séries mais sérias me agradam mais. E sendo de box.. Putz! Com certeza estarei conferindo.

    ResponderExcluir
  6. Li todas suas resenhas e gostei bastante de todos mangás que indicou. Acho que agora tenho vários mangás para ler... Parabéns pelo trabalho e espero que continue postando.

    ResponderExcluir
  7. Eu não li muito do Hajime no Ippo, então não posso dar minha opinião com relação a semelhança entre as duas séries, mas esse daqui é realmente bem legal. História simples, sem grandes ambições, mas muito bem executada e com um autor com muita ciência do seu talento. Só fico triste que não tenha continuado por mais uns 10 volumes, o universo da história permitia muita coisa que acabou ficando meio apressada ou simplesmente pouco explorada, mas gostei. Se souber de outras obras desse autor, por favor, me diga que vou tentar ir atrás. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Yo!
    Sou adm da I Wish scan, eu sempre quis fazer esse mangá, acho ele expetacular, mas por falta de tradutores fica meio dificil fazer agora, então se alguma scan quiser fazer uma parceria traduzindo o mangá nós podemos editar. caso alguem queira vou deixar o meu email.
    leonardoraphael21@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Acabei de ler o primeiro capítulo, e o enredo já me conquistou. É uma excelente história com personagens cativantes. E pós lida, procurei desesperadamente, alguma resenha ou texto, sobre o RRR em português. Coisa bem "rara".

    Excelente texto!

    ResponderExcluir