quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Resenha - Tuxedo Gin

Tuxedo Gin
Autor: Tokihiko Matsuura
Gênero: Romance, Comédia
Período de publicação: 1997-2000
Serialização: Weekly Shounen Sunday (Shogakukan)
Número de Volumes: 15

Você já viu um mangá de romance protagonizado por um animal? Isso aí vai para a lista de coisas curiosas que vemos no vasto universo dos mangás e suas histórias "diferentes". O mangá de que vou falar hoje é um desses casos. Ele apresenta um conceito bem interessante e divertido e faz até que bom proveito dele. Não sei muito bem como escrever sobre ele nessa simples introdução, mas revirando o baú de mangás antigos da Shounen Sunday, achei um que acho que merecia uns comentários aqui no Mangás Cult, então hoje falarei de Tuxedo Gin, de Tokihiko Matsuura.





E como a história começa? Ginji Kusanagi é um jovem boxeador de 17 anos de que vive sua vida como qualquer outra pessa de sua idade e em um belo dia, andando em sua moto, ele vê um gato atravessando a rua correndo e de repente uma garota indo atrás dele. Só que a garota é tão bonita que Ginji fica sem saber o que fazer e acaba se desconcentrando e bate de frente com um poste. E então Ginji é tratado pela garota do gato, só que ela vai embora e acaba esquecendo um lenço dela com o jovem. Paixão à primeira vista para o nosso garoto. Ele descobre que a menina se chama Minako Sasebo e que estuda no colégio feminino Shirakawa.

Então, o melhor amigo de Ginji, Musashi, resolve ajudá-lo e encontrar a garota e para a surpresa dele, Minako é prima de Musashi e então Musashi dá um jeito de fazer os dois saírem para conversar um pouco e então, Ginji e Minako combinam de se encontrarem em um domingo para ir ao aquário, já que Minako gosta de pinguins (os animais favoritos dela e prestem atenção neste detalhe). Ginji feliz da vida pelo futuro encontro, parte para a sua primeira luta como boxeador profissional e a vence rapidamente. No caminho de volta para casa em sua moto, às vésperas do grande encontro com a garota de seus sonhos, ele é atacado por uma gangue de motoqueiros que jogam bolinhas de Pachinko (que são parecidas com bolas de chumbinho) na pista e ele acaba sofrendo um trágico acidente que ocasiona no fim de sua vida.

Como um espírito, ele vê o seu corpo boiando em um lago após sofrer um acidente e não entende muita coisa, mas um anjo chega para explicar o que aconteceu e que como a morte de Ginji era totalmente inesperada, ele poderia ganhar a oportunidade de voltar à vida, mas para isso, ele teria que viver sua energia vital como um animal. Mas não qualquer animal, deve ser um animal maior que um peixe e menor que um mamífero grande e então Ginji resolve arriscar e escolhe um animal nada convencional, e então é renascido como um pinguim em um aquário da cidade (lembram porque eu falei para prestar atenção no detalhe lá atrás?)

6 meses se passam desde que Ginji renasceu como um filhote de pinguim, e agora, crescido, ele deve dar um jeito de escapar do aquário, e então com a ajuda de outros pinguins do local, ele consegue escapar através de um túnel que desemboca no mar. Só que Ginji se fere no meio do caminho e então acaba desmaiando em uma pequena calçada, até que de repente, ele é econtrado por adivinhem quem? Isso mesmo, a sua grande paixão, Minako que o leva para casa e passa a cuidar dele como um bichinho de estimação. Agora, ao lado de seu grande amor, Ginji deve viver sua vida como pinguim e proteger Minako de todos os problemas.

A premissa de Tuxedo Gin é interessante e divertida, só que o mangá sofre de um pequeno mal que comédias românticas em revistas shounen costumam sofrer, ter muitas histórias episódicas que não interferem tanto no enredo principal (mas que NÃO devem ser puladas na leitura, pois apresentam personagens e fatos importantes para o andar da história) e infelizmente isso acaba sendo contado como um grande ponto negativo para a série e que pode prejudicar a leitura de quem está procurando por algo de leitura rápida e direta.

Tuxedo Gin apresenta uma extensa lista de personagens ao decorrer da obra, e muitos deles são reaproveitados várias vezes durante a série (assim como muitos outros mangás do gênero), mas aqui temos uma grande peculiaridade se compararmos com outras comédias românticas, o protagonista, Ginji Kusanagi! Ao contrário da grande maioria das outras comédias românticas shounen, Ginji é um dos poucos personagens que não banca o manézão como muitos que se vê por aí. Mesmo sendo só um pinguim, ele faz de tudo para proteger a sua amada Minako de todos os conflitos possíveis (e também sendo muito ciumento quando ela interage com outros homens, o que rende algumas cenas engraçadas). Ginji, sem dúvida alguma (ao lado da premissa inicial) é o grande ponto alto do mangá.

Ainda falando sobre os personagens, outra coisa que vale comentar também além do grande número de personagens é sobre o jeito que o autor os mostra. Os personagens principais recebem bastante aprofundamento, mas boa parte dos coadjuvantes acabam sendo esquecidos pelo autor e infelizmente não recebem tanto desenvolvimento. Além destes, o mangá apresenta muitos personagens animais também, que sempre interagem com Ginji e Minako (apesar de só poderem se comunicar com Ginji, já que os humanos não entendem a língua dos animais). Entre os animais presentes na série, temos simples bichos urbanos como cães, gatos e de uma maneira curiosa, com mais frequência do que estes, temos outros pinguins, morsas e alguns animais marinhos e árticos.

A arte do mangá usa traços simples, porém o traço não é lá dos mais bonitos. Às vezes o traço pode incomodar na leitura. Os mais atentos, podem reparar que o estilo de desenho de Tokihiko Matsuura é bem parecido com o de outro autor que possui algumas obras relativamente conhecidas em território ocidental, Tatsuya Egawa (de Golden Boy, Tokyo Daigaku Monogatari e Magical Taruruuto-kun). Isso é notável pelo fato de Matsuura ter sido assistente de Egawa (quem leu os mangás dele certamente entenderá o porquê do traço de Tuxedo Gin ser assim).

Durante o ano de 2011, surgiram alguns rumores(se eu não estou enganado, teve pronunciamento oficial inclusive) sobre a Disney estar planejando uma adaptação do mangá sob o nome de "Tux" para o cinema norte-americano. Considerando os filmes recentes que a Disney fez e a história de Tuxedo Gin, acho que uma adaptação do mangá para o cinema ocidental não ficaria ruim, pelo contrário, poderia dar um filme até que legal e divertido (ao contrário de muitas adaptações ocidentais de mangás famosos que foram terrivelmente ruins como de Dragon Ball e de Hokuto no Ken). Se essa ideia sair do papel, creio que a Disney poderia fazer um bom trabalho aí com um filme baseado em Tuxedo Gin (e quem sabe, aumentar muito a fama do mangá, que é bem desconhecido)

Conclusão:
Tuxedo Gin é uma comédia romântica como qualquer outra, só que o grande diferencial aqui é o fato de ser protagonizado por um pinguim. Não é um mangá pra se levar a sério, mas sim para descontrair e divertir. Mesmo com os muitos clicês de muitas outras obras do gênero, o mangá conta com um protagonista que além de ser fora do comum pelo fato de ser um pinguim, a sua personalidade é bem diferente da maioria dos personagens principais do gênero, que costumam ser bem indecisos e conformados, ponto pro Ginji! O fato de a história andar muito lentamente, com poucos arcos realmente significativos para a história, mesmo para uma série do gênero (com exceção do final, que apesar de previsível, é belissimamente executado) pesa como um ponto negativo muito forte para a série, e pode desanimar alguns a querer continuar com a leitura. Se você procura um mangá simples, descontraído com uma premissa legal, Tuxedo Gin é uma boa pedida. Agora se quer uma história profunda, com desenvolvimento constante, sugiro que deixe este aqui para outra ocasião. No geral, eu daria uma nota 7 ou 7,5 para o mangá.

Onde encontrar:
As raws, pros que lêem em japonês podem ser encontradas facilmente. Agora em inglês, há poucas scans do mangá na internet, indo apenas até o volume 5 do mangá. Mas a série foi lançada nos Estados Unidos pela Viz Media até o fim (que foi a versão que li), e estas scans podem ser baixadas no mangatraders, mas sugiro que se acharem que vale a pena e tiverem uma graninha livre, que comprem a versão da Viz. Apesar de alguns erros (ledo engano pra quem acha que só as editoras nacionais cometem erros com seus mangás) na versão da editora americana, a edição de Tuxedo Gin da editora foi bem feita.

Para encerrar, fiquem com um comercial antigo da Shounen Sunday tematizado pelo mangá.



Obrigado por ler e comentem.

9 comentários:

  1. ola, ótimo post,gostei bastante ,parece ser um mangá muito agradável de se ler,mesmo eu não gostando muito de comédias românticas em mangás esse me atraiu por causa do personagem principal (que muitas vezes é o motivo de eu não gostas dessa comédias românticas) que parece ser menos bobão e mané ,como você disse em seu post
    pena que ainda não estou em condições de ler por causa de meu pouco conhecimento em Inglês e falta de grana e de tempo (pois estou lendo muitos outros mangás)mas tentarei correr atraz

    como disse no começo, ótimo post
    ansioso para o próximo o/

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post; parece ser do tipo de coisa que eu gosto, vou dar uma conferida no futuro, apesar de dar para imaginar o final sem nem ter lido, mas posso estar errado.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, massa. Mas tb não tenho paciencia pra ler em ingles. O kra versão pinguim é mto fofo, curti demais.
    Cara, faz o post do Yu-Gi-Oh!, Slam Dunk ou do Shaman King q vc leu recentemente. São 3 mangás foda!
    Até

    ResponderExcluir
  4. Excelente post! \o

    Apesar de alguns pontos negativos, eu com certeza irei ler este mangá em um futuro não muito distante.

    "como a morte de Ginji era totalmente inesperada, ele poderia ganhar a oportunidade de voltar à vida"... porque será que isso me fez lembrar Yu Yu Hakusho :\

    Obrigado pelo post Nintakun!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a resenha.
    O mangá parece ser legal, me deu muita vontade de ler. Tentei procurar o mangá traduzido para pt/br, mas infelizmente não encontrei, não vai ser possível eu ler Tuxedo Gin.

    ResponderExcluir
  6. @Nintakun
    Você é o usuário do forum subete animes com o nick Nintakun?

    ResponderExcluir
  7. @Lucas
    Bem, é como eu falei, TG é uma comédia romântica como qualquer outra, mas o diferencial aqui é o protagonista que não é um bundão todo indeciso igual a muitos que vemos por aí (além de ele ser um pinguim, é claro). Isso torna TG um mangá diferente.

    @RubioPaloosa
    É realmente como eu disse, o final já é previsível desde o começo da história, mas o que é legal, é a forma como a história chega até lá. (que só é realmente mostrada no volume final)

    @Max Andrade
    Desses 3, acho que o mais provável a receber um post aqui no blog seja Yu-Gi-Oh! (não vejo muitos comentários sobre o mangá pela internet, só sobre o anime), até que é uma boa sugestão.

    @Brunno
    Você também não foi o único que se lembrou de YYH com isso. Tanto que inclusive a personalidade do Ginji se parece com a do Yusuke. Apesar dos pontos negativos, o mangá vale a leitura, é só não esperar uma obra-prima que dá pra se divertir.

    @Sheol Halerquinade
    Bom, o jeito é torcer para algum scan PT-BR fazer ou o mangá ser licenciado pra cá (que pode ser bem provável, caso o tal filme da Disney for realmente produzido e ser lançado aqui). e Sim, sou o mesmo Nintakun lá do Fórum do Subete Animes. De vez em quando eu posto lá em algumas discussões.

    ResponderExcluir
  8. Sim, é torcer para isso mesmo...
    Obrigado por confirmar, precisava dessa confirmação porque tem um tópico lá no forum tem um tópico chamado "Lista de blogs de animes/Mangá/LN/VN" e indiquei o blog Mangás Cult para o moderador que fez o tópico colocar lá... Passa lá e da uma olhada.

    ResponderExcluir
  9. Olha, gosto muito do seu blog e andei reparando: você fala muito dos mangás da Shonen Sunday. Por que não um artigo sobre a editora e seus principais mangás? Seria bacana.

    ResponderExcluir