sábado, 10 de setembro de 2011

ToCs Históricas - 2003, Edição 30

Issue #30. (2003)

Busou Renkin (Capa, Estréia)                
Bobobo-bo Bo-Bobo                          
One Piece                                            
Naruto                                                  
Eyeshield 21                                          
Kicks Megamix (Páginas coloridas)          
Prince of Tennis                                    
Mr.FULLSWING                                
Gocchan desu!!                  
Ichigo 100%              
Hunter X Hunter                                  
Bleach                                                    
Yu-Gi-Oh!                        
Kochikame                        
Black Cat                        
Yamikami Kou Kurayami ni Dokkiri
Santa!                            
Pyuu to Fuku! Jaguar              

Shaman King (Ausente)               
Rookies     (Ausente)                      

Olha mais uma Toc História da Shounen Jump aí, pessoal! ToC com dois grandes destaques: Um deles é a estreia de Busou Renkin, mangá de Nobuhiro Watsuki (o mesmo do Belíssimo Rurouni Kenshin), que teve uma vida de 2 anos de publicação e foi recentemente lançado no Brasil pela editora JBC. Mas este não é o motivo pelo qual eu escolhi esta ToC, e é aí que está o segundo destaque. O motivo apareceu na última edição da Shounen Jump deste ano que saiu na semana que passou, uma temporada que só foi ser encerrada oito anos depois desta edição da Jump da qual vos falo hoje ter sido publicada, a tão aguardada conclusão da saga dos Chimera Ants de Hunter X Hunter. Mas e o que isso tem a ver com essa edição? Simples, porque foi nela que o capítulo de número 186 da série, em que se deu início ao longo arco (que ficou mais longo ainda pelos enormes hiatos dados por Yoshihiro Togashi) que ficou 8 anos em publicação e 5 anos e meio em hiato!!  Agora vamos falar da ToC em si...





Abrindo a edição, temos o primeiro capítulo de Busou Renkin, mas como já fiz os devidos comentários sobre a série (talvez eu faça um review sobre ela aqui no blog futuramente, ainda estou pensando no caso), vamos ao resto.

Estranhamente, vemos o insano à enésima potência Bobobo-bo Bo-bobo em primeiríssimo lugar com um de seus capítulos mais históricos e lembrados, o 114, que é extremamente famoso pelo Crossover com Yu-Gi-Oh, onde há uma cena em que Bobobo abre o seu enorme afro dourado, e de dentro dele sai Yugi envocando uma das criaturas de seu mangá para desferir um golpe mortal em um vilão da série. Bobobo era um mangá de comédia cheio de lutas e maluco até dizer chega, na minha opinião, um dos títulos do gênero mais divertidos já publicados na antologia. Vale dar uma lida para conhecer.

Seguindo a insanidade que foi esse capítulo de Bobobo, temos One Piece e Naruto, em seus costumeiros lugares. Vocês provavelmente já devem saber da importância e da situação de ambos na revista, por isso não há muito o que dizer sobre eles aqui, apenas que One Piece estava rumando ao Clímax do arco Skypea (no capítulo 281) e Naruto já estava se preparando para entrar no arco da invasão dos ninjas do Som (no capítulo 174), levando-o assim para o desfecho da primeira parte do mangá.


Após os dois maiores medalhões da Jump, temos Eyeshield 21, que estava próximo de completar 1 ano de serialização (no capítulo 45, no meio do jogo dos Devil Bats contra os Tayou Sphinx). ES21 foi um dos mangás mais populares na época, presença constante no top 5, junto com OP, Naruto, Bobobo e Prince of Tennis e provavelmente, um dos melhores mangás esportivos publicados na Jump. Outro mangá que vale a pena dar uma lida.

Depois, temos o mangá Kicks Megamix (que ganhava páginas coloridas em seu terceiro capítulo). Uma série obscura escrita por Masayuki Yoshikawa que não durou muito e foi cancelada com 2 volumes, há pouca informação à respeito dele na internet, por isso, deixemos-o de lado. E então, fechando o Top 5 desta edição, temos o mangá Prince of Tennis, que já contava com 183 capítulos e com o sucesso à todo vapor impulsionado pela boa recepção que o anime teve na época.

Saindo do Top 5, temos Mr.Fullswing, mangá de Beisebol, que na época fazia companhia ao lendário Rookies, de Masanori Morita (que na época estava na contagem regressiva para o final, faltando apenas 3 capítulos). Mr.Fullswing possuía um sucesso mediano, e aqui estava próximo de alcançar a marca dos 100 capítulos. Junto com ele, estava o mangá de comédia sobre um mini lutador de sumô "Gocchan Desu", de Tsunomaru (o mesmo autor sobre a comédia de corrida de cavalos infantil que era sucesso nos anos 90 "Midori no Makibaou"), a série já estava em seu segundo capítulo, mas não durou muito e foi cancelada quase um ano depois. Gocchan Desu foi o último trabalho de Tsunomaru na Jump. Atualmente ele escreve a sequência de Midori no Makibaou chamada "Tayou no Makibaou" na Weekly Playboy (que também é a casa de Kinnikuman Nisei).

Depois dele, vemos o capítulo 66 de Ichigo 100%, mangá de romance de autoria de Mizuki Kawashita, que representava o gênero na revista. A série começava a ver o sucesso e um ano depois, teria a estréia de um anime (porcamente mal-feito). Já fiz um post sobre a série aqui . Definitivamente, um dos meus favoritos da revista.

Agora, finalmente o motivo de eu ter escolhido esta edição: HUNTER X HUNTER!

Eu presumo que vocês devam saber como anda a publicação da série normalmente, com pausas que chegam a passar de 1 ano sem nenhum único capítulo na Jump. Quem lê esse blog, me segue no Twitter, ou me conhece de outros lugares, certamente sabe o tanto que reclamo e reclamo disso e xingo o Togashi, chamando-o de vagabundo e tudo mais. Isso não quer dizer que não gosto de HxH, muitíssimo pelo contrário, acho um mangá fabuloso e com uma história extremamente bem conduzida, e é exatamente por isso que eu reclamo. Se o mangá não fosse tão bom assim eu não reclamaria tanto e deixaria para lá, certo?

Como eu já disse lá no começo do post, esta edição trazia o capítulo que dava início ao que é facilmente, o arco mais longo, cheio de batalhas, profundo e crítico da série: A terrível guerra em larga escala dos Hunters contra os Chimera Ants. A série já sofria constantemente com "folguinhas" do Togashi (tipo aquelas que o Oda, o Kishimoto ou outros autores famosos de lá fazem quando não temos um capítulo de suas séries em uma semana), até que essas pausas foram se tornando cada vez maiores e sem explicação, a ponto de durarem mais de um ano. A demora foi muito grande, mas finalmente, tivemos a conclusão do tão aclamado arco dos Chimera Ants (Que pessoalmente é o meu favorito da série, apesar dos pesares e do final que me decepcionou um pouco, apesar de bem amarrado e conduzido). Resta agora saber o que nos aguarda a respeito do futuro da série (que ganhará um Remake animado em outubro, para implusionar o sucesso do mangá)



Começando a zona da perdição conhecida como Bottom 5, Bleach está lá, em seu capítulo 91 (marcando o começo do famoso arco da "Soul Society", que é o favorito da maioria dos fãs da série). Alvejante ainda vivia perigosamente no meio da ToC, às vezes escorregando para o Bottom, como nessa edição, Mas a situação do mangá já estava bem melhor do que no seu início, quando era presença constante no fundão. O Arco Soul Society melhorou tanto a situação de Bleach, que do semi-anonimato, a série subiu à tríade sagrada da revista, onde ficou por 6 anos e meio e rendendo bastante sucesso. Se você acompanha as ToCs atuais, certamente sabe que Bleach não passa por uma de suas melhores épocas (agora, definitivamente, tendo o seu lugar tomado por Toriko) e que agora vive do pão que o diabo amassou nas enquetes de popularidade da revista, ainda sobrevivendo por conta das vendas dos volumes (Que apesar da enorme queda, ainda não estão tão baixas) e de seu sucesso fora do Japão. Sinto cheiro de algo semelhante ao que aconteceu com Shaman King vindo por aí acontecer com Bleach, a chance não é tão alta, mas é uma possibilidade.

Continuando o Bottom, vemos Yu-Gi-Oh, que estava próximo de seus capítulos finais (aqui, no 331, bem no meio do arco das memórias do faraó). Toda a febre do mangá na época já havia esfriado (no Japão, porque no resto do mundo, foi quando o sucesso começou), apesar do anime ainda continuar sendo exibido. A série anteriormente, fazia parte do top 5, e devido ao processo que acontece com muitas séries de sucesso, de ser arrastada aos poucos para o fundo quando se encontra próxmo de seu final, se encontrava nesta posição, mas para YGO, isso não era perigoso. E após ele, o eterno Kochikame, que é imune aos efeitos da ToC, por isso continuando....

E fechando a ToC, temos Black Cat, que começava a se deslocar para sua reta final (que graças ao sucesso, também tinha uma certa "imunidade" à boa parte dos efeitos da ToC) e o mangá "Yamikami Kou Kurayami ni Dokkiri", de Kaji Kimiya, autor do mangá que foi o maior fracasso da Jump em 2009, "Meister" (cancelado com 10 capítulos), esta série não teve sucesso e foi cancelada pouco tempo depois. Junto com ele tínhamos a série "Santa" que seria cancelada na próxima edição com 12 capítulos.

E pra encerrar, como sempre nas ToCs de 1999 à 2010, Jaguar para fechar com chave de ouro a revista semanal.

E para encerrar o post, fiquem com o recém-divulgado trailer de alguns segundos do novo anime de Hunter X Hunter.



Obrigado por ler, e comente.

PS: Sintam-se à vontade para se caso quiserem, discutir alguma das séries citadas, mas moderando spoilers, por favor. Nem todos leram o mesmo mangá que você.

8 comentários:

  1. Nitakun parece que você leu a minha mente.
    Li essa semana o último capitulo Chimera Ants e
    não sabia onde comentar o final dela.
    Para mim o Yoshihiro Togash mudou de opinião de
    como acabar, com essa saga diversas vezes não sei se você notou as guinadas que a história tomou, de forma súbita diversas vezes o rei passou de vilão a mocinho nessa saga sem necessidade.
    Também acho a melhor saga de HunterxHunter, porém
    com o final súbito mal orquestrado e que me deixou desapontado, com muitas perguntas sem resposta ou mal resolvidas digo as diversas pausas que a série tomou ajudou nesse final mal feito.
    Para mim ele só quis acabar logo com a saga para da Continuidade ao mangá

    ResponderExcluir
  2. a cena q vc colocou do bleach foi exatamente a cena em que o mangá começou a ficar top.
    eyeshield é um dos melhores mangás pra mim, e prince of tennis também, curto mto os mangás de esporte. li o cap 1 de mr fullswing e ele lembra MUITO o do slam dunk, mas pretendo ler ele ainda.
    já o rookies do mestre é sem comentários, li os 4 volumes iniciais e dá vontade de chorar, o cara consegue fazer os maiores dramas sem situaçoes de risco ou "apelaçoes". quero ver quando começar o beisebol, como vai ser.
    hunter é sem comentários também, togashi é um genio, como eu e meu irmao dizemos "poe a mao no lapis e sai um hit"
    eu curto muito yu-gi-oh, apesar de que no ultimo arco desanimei um pouco da obra.

    ops: shaman king é perfeito até o volume 26, bleach já está cagado a mais de 20 volumes, eu fico muito grilado com isso.

    ResponderExcluir
  3. Cara como gostaria de ler esse cap. de Bobobo-bo Bo-bobo, uma pena o scanlator brasileiro que fazia ele ter desistido depois de 13 caps, que por sinal foram os 13 caps de uma manga que eu mais ri desde de que comecei a ler manga.

    Muitos mangas conhecidos e muitos que eu gosto, mas com certeza Hunter x Hunter é o destaque, gosto do trabalho do Togashi mas não me arrisco a ler o manga por simplesmente não ter saco pra ficar esperando por anos, em compensação já vi alguns episódios da serie.

    Agora yu-gi-oh é um manga que um tanto controverso, possui altos e baixos de mais principalmente essa saga das memórias do Faraó que acabou com o ritmo que o manga conseguiu com a saga anterior, pelo menos a história tem um belo final.

    Agora confesso que não sou fã de Bleach, por vários motivos que não vale ressaltar no momento, mas ate pra mim que não curto a serie, a atual situação do manga é bem constrangedora.

    ResponderExcluir
  4. lol, Bobobo acima de One Piece, o capitulo deve ter sido realmente épico..

    eu imaginava HunterxHunter mais acima ja que o começo da saga é muito bom.

    e eu tenho curiosidade de como Bleach foi avaliado nos capitulos do Ichigo contra o Zaraki..

    ResponderExcluir
  5. O Yoshio Sawai consegue desenhar muito bem quando quer.
    E, antes que alguém diga alguma coisa, hachuras são uma forma válida de sombreamento.

    ResponderExcluir
  6. @Gaara
    Pois é, eu até gostei da forma como o Togashi encerrou o arco, porém eu me decepcionei, e senti que ficaram algumas coisas meio em aberto, apesar de que o final do capítulo 315 de HxH me deixou bem interessado para ver como será o andamento da história de agora em diante, mas de uma forma geral o arco dos Chimera Ants foi excelente, e nele, Togashi conseguiu passar as mensagens que queria (o capítulo 311 prova isso).

    @PAAF
    Bleach começou de uma forma bem morna, mas devo admitir que essa saga da Soul Society foi excelente, pena que o arco do Hueco Mundo fez o mangá dar voltas e mais voltas.

    @Ken-Oh
    Bobobo é sensacional, eu lembro que quando li esse capítulo, eu ri horrores. É uma pena que nenhum scan tenha continuado a série (Apesar que o StrangerAtaru do mangahelpers traduziu o mangá inteiro para o inglês). Talvez eu traga Bobobo para a Shin Sekai algum dia, mas para isso, precisarei de um tradutor extremamente dedicado. É um mangá bem difícil de traduzir.

    @damage2
    Hunter X Hunter nunca foi de frequentar posições muito altas. Isso se deve, provavelmente, às pausas dadas por Togashi.
    E é mais ou menos a partir daí que Bleach começou a abocanhar os frutos do sucesso.

    @RocketWobbuffet
    Sawai é um bom desenhista, mas como roteirista, melhor ainda! As piadas do cara são tão malucas que matam a gente de tanto rir enquanto lemos. Sou fã das histórias dele (apesar de Changecha não ter me agradado muito). Seria interessante vê-lo de volta à Jump

    ResponderExcluir
  7. Nitakun concordo com você esse arco Alanisando como um todo foi excelente. O Togashi pode ser vagabundo mas quando o quesito é roteiro ele é um gênio, o rei é um excelente antagonista,nunca vi um tão bom em shounem normalmente eles tendem a ser muitos superficiais, ou mau aprofundados pelos
    mangakás.
    obs:tabém fiquei louquinho para ler os proximos
    capitulos.

    ResponderExcluir
  8. Impressionante como o traço de hunter X hunter melhorou após o hiatus, os cenarios melhoraram e o conteudo da historia não regrediu =D

    ResponderExcluir