sábado, 24 de setembro de 2011

Resenha - Mirai Nikki

Mirai Nikki
Autor: Sakae Esuno
Gênero: Ação, suspense.
Período de Publicação: 2006-2010
Serialização: Montlhy Shonen Ace (Kadokawa Shoten)
Número de Volumes: 12

A Shonen Ace é a casa dos mangás voltados para os Otakus Hardcore. Muitas séries de lá não costumam me agradar nem um pouco, e devido a isso, é raro achar algum mangá de lá que eu goste, e mais difícil ainda, um que eu ache Excelente. Muitos na internet estão eufóricos com a nova temporada de animes que irão estrear agora em outubro. Eu particurlarmente, não me importo muito, já que raramente assisto animes, mas no post de hoje, vou falar de um mangá que está relacionado a essa temporada de animes e está gerando hype para alguns e medo para outros (mais por causa da equipe responsável pela animação), hoje eu vou falar de Mirai Nikki, de Sakae Esuno.






A história começa falando de Yukiteru Amano, um garoto bem quieto e que não é de muitos amigos e vive os seus dias como um observador, escrevendo tudo o que acontece em um diário em seu celular (como uma
espécie de Twitter, lol). Pelo fato de ser um garoto bem quieto, Yukiteru imagina dois "amigos imaginários" que não são tão imaginários assim, a entidade divina Deus EX Machina e sua assistente Muru Muru.
Deus Ex Machina é o dominador do mundo, e ele diz a Yukiteru que irá tornar o mundo um lugar bem interessante e sua vida está acabando, e que ele precisa de um novo sucessor para continuar o seu legado de dominação e confia a Yukiteru o dom do Futuro e que fará uma disputa bem emocionante usando-o.

Yuki pega o seu celular e vê mensagens que ele não escreveu, mas referentes ao dia atual, como que ele vai acertar um dardo no alvo em seu quarto. E então ele resolve testar e realmente acerta o alvo, e outras coisas escritas em seu diário também passam a se tornar verdade. Yukiteru, surpreso com isso, vai a escola como sempre faz, e na volta para casa, é perseguido por uma estranha figura que quer matá-lo. E durante a fuga, Yuki, conhece a garota Yuno Gasai, que tem uma queda por ele e o ajuda a fugir do assassino e a detê-lo. Após o incidente, Yuki descobre que o tal assassino tinha como prever o futuro, exatamente como ele próprio faz, assim como Yuno que também pode fazer isso.

Analisando a situação, o jovem finalmente entende com o que o Deus Ex Machina quis dizer com "Tornar o mundo um lugar mais emocionante", nada mais, nada menos que um jogo pela sobrevivência para decidir quem será o mais apto a suceder o todo poderoso DEM, que concedeu a 12 pessoas, diários que podem prever o futuro. E então, ao lado de Yuno, Yukiteru passa a participar dessa terrível disputa de mata-mata. E é a partir daqui que a história se desenrola bem intensamente.

Mirai Nikki é o tipo de mangá que te prende na leitura e não te deixa sair até que fique satisfeito, a leitura passa voando muito rapidamente (tanto que consegui ler o mangá inteiro em 2 dias). A história é bem construída e envolve facilmente o leitor, e é explicada de um jeito prático e rápido para não confundir a cabeça de quem o lê (afinal, estamos lidando com uma história que fala de fluxos temporais).

Os personagens são bem interessantes e diversificados, cada um deles tem um diário que prevê algo relacionado ao que eles tinham o costume de escrever sobre. Por exemplo, Yukiteru escrevia sobre sua vida, logo o seu diário prevê o que vai acontecer com ele. Yuno escrevia sobre sua obsessão pelo protagonista da história, logo, o seu diário fala de tudo o que vai acontecer com ele (e ela usa isso para protegê-lo a todo custo dos concorrentes). Essas "habilidades" dos diários garantem uma boa variedade nos personagens, não deixando a história muito previsível (tanto que eles podem mudar as previsões dos diários,
impedindo que certas previsões podem acontecer). Os personagens e a narrativa intensa são os grandes destaques de Mirai Nikki.

O traço do mangá é bem comum e meio genérico até, mas devido à revista onde ele foi publicado, isso não é lá muito problemático (Visto que a Shonen Ace é uma revista para Otakus Hardcore e a grande maioria de
suas séries tem esse visual "bonitinho demais" para agradar ao público habitual da revista). Isso meio que acaba criando espaço para a fundação de famosos estereótipos Otakus, como a Yuno ser uma Yandere (garota que te ama tanto a ponto de ser uma psicopata capaz de matar todos à sua volta para te ter apenas para ela, sendo capaz de matar até meso você), e devido a isso, Yuno pode ser uma personagem bem
irritante em algumas vezes, mas isso não acaba com o charme do mangá.

Mirai Nikki ficou bem famoso e se tornou um dos grandes pilares da Shonen Ace, a ponto de ter recebido dois pequenos spin-offs (Paradox e Mosaic) e ter tido um OVA em 2010 (apesar de porcamente mal-feito) e agora em 2011 ter tido um anime televisivo para estrear no começo de outubro feito pelo estúdio Asread e que terá 26 episódios. Talvez eu acompanhe a versão animada, espero que cubram toda a história do mangá, visto que já faz 1 ano que ele foi concluído.

Conclusão:
Mirai Nikki é um ótimo mangá, cheio de ação, suspense, Tensão, plot-twists insanos, história bem trabalhada e personagens interessantes, mas o ponto alto aqui é a forma bem inteligente de como os diários do Futuro são usados por eles, isso dá um belo charme à série. A leitura passa muito rápido do tanto que a história te prende, a ponto de que se você tiver tempo livre, dá pra acabar em pouquíssimo tempo. O mangá
não é perfeito, mas ainda sim, é excelente! Eu daria uma nota 9 para ele. Altamente recomendado para leitura.


Onde encontrar:
Raws podem ser baixadas no Cover-land  e em inglês o mangá foi feito pelo Hox e pode ser encontrado nos leitores online que existem por aí. E em português o grupo Falcon Scanlator fez o mangá até o final.

Para encerrar o post, fiquem com a propaganda da versão americana do mangá, lançada nos Estados Unidos pela Tokyopop.



Obrigado por ler, e comentem.

2 comentários:

  1. Bela review, cara! Não tenho o mangá tão em alta conta como você, mas ainda assim, é um bom mangá.

    Mas só uma coisa... O diário do Yuki fala sobre o que ele vê, não sobre ele, não? Tanto que mencionam uma hora no mangá que ele e a Yuno formam uma dupla perfeita, exatamente por isso.. ou eu estou lembrando mal?

    ResponderExcluir
  2. Nunca li o manga, assisti o anime e achei mto fraco!

    ResponderExcluir