sábado, 12 de fevereiro de 2011

ToCs Históricas- 2002, Edição #36-37

Issue #37-38 (2002)

Hikaru no Go (Capa, Páginas coloridas)
Yu-Gi-Oh!
Prince of Tennis
Naruto
SWORD BREAKER (Páginas Coloridas)
Jojo's Bizarre Adventure
One Piece
Eyeshield 21
Hunter X Hunter
Mr.FULLSWING
Kochikame
Pretty Face
Whistle!
Rookies
Bleach
Shaman King
Bobobo-bo Bo-bobo
Ichigo 100%
Seikimatsu Leader Den Takeshi! (Entra em Hiato)
Black Cat
Pyuu to Fuku! Jaguar

Iniciando a nossa nova coluna aqui, atendendo ao pedido feito pelo "O pato" nos comentários, trago aqui a ToC que publicou o último capítulo do Mangá "Seikimatsu Leader Den Takeshi!", de Mitsutoshi Shimabukuro (que atualmente faz o mangá "Toriko" na Jump). Esse foi o último capítulo publicado NA JUMP, lembrando que o mangá foi interrompido na época porque autor foi preso por causa do seu famoso escândalo no qual foi acusado de pedofilia, e que em 2005 quando foi liberado, lançou os 10 capítulos finais de Takeshi na revista seinen Super Jump.





Pra quem não conhece o mangá, "Seikimatsu Leader Den Takeshi!" conta a história de um garoto de 7 anos (sim, é esse personagem com barba mal feita e todo musculoso) chamado Takeshi, que quer ser o melhor líder de todos os tempos, e ele se acha o escolhido por ter nascido diferente das outras crianças (nasceu com barba e cabelo no peito O_o). O mangá é uma comédia bem sem-noção e possuía alguns arcos sérios com muita ação e pancadaria desenfreada. Takeshi era um dos maiores pilares da revista na época em que era publicado, ao lado de Hunter x Hunter e One Piece, formava a tríade da Jump nas época. Mas, por algum motivo que não sei, quando uma série de sucesso está próxima ao seu final, ela vai sendo arrastada aos poucos para o fundo da revista (como é o caso de vários mangás famosos).


Deixando um Takeshi um pouco pra lá, temos capa de "Hikaru no Go" (ao lado) nesta edição, o mangá sobre o famoso jogo de tabuleiro japonês escrito por Yumi Hotta e desenhado por Takeshi Obata (Que mais à frente viria a ser o desenhista do megahit Death Note e do atual Bakuman). Nessa edição, a série começava a rumar em direção ao seu desfecho. (o capítulo publicado nela foi o de número 166).
Olhando o resto da ToC, figurando nas 3 primeiras posições, temos Yu-gi-Oh!, Prince of Tennis e Naruto (que na época começava a se firmar como sucesso na revista, e estava com o seu anime bem próximo de estrear 2 meses depois dessa edição ser publicada).

Vemos também páginas coloridas de um dos capítulo iniciais do mangá "SWORD BREAKER", de Haruto Umezawa (conhecido pelo seu sucesso nos anos 90 "Hareluya II BOY"), algumas edições depois o mangá seria cancelado e se torna a última série de Umezawa publicada na Jump.

Em seguida, vemos uma enorme surpresa, Jojo's Bizarre Adventure (que na época estava no arco "Stone Ocean") e One Piece que surpreende não estando no Top 3 dessa vez (O capítulo dessa semana, era um dos capítulos do início do arco "Skypea", que na minha opinião, é o arco mais fraco de OP. Tá aí o provável motivo da posição). Seguido dele temos o capítulo 4 de Eyeshield 21, que acabara de estrear junto com SWORD BREAKER, Só que ao contrário do colega de estreia, ES21 fez um enorme sucesso e se tornou um dos mangás mais lembrados da década.

Logo depois vemos Hunter x Hunter (que estava próximo ao final do arco Greed Island), do preguiçoso Yoshihiro Togashi, Junto do mangá de beisebol MR.Fullswing e junto do infinito Kochikame. Após ele vemos "Pretty Face", mangá de romance de Yasuhiro Kano (que depois viria a fazer o injustiçado Mx0), e junto dele os mangás de futebol e beisebol, "Whistle!" e "Rookies"(que estava em seus capítulos finais), é bem curioso observar a grande quantidade de mangás de esporte na época, comparando com o que temos hoje (apenas "Kuroko no Basket", além do péssimo "Light Wing" e do recém-estreado "DOIS SOL").

Escapando por pouco da Zona Maldita chamada "Bottom 5" (que são os mangás que correm risco de cancelamento), temos "Bleach" (que estava em seu 50° capítulo, um pouco antes do começo do aclamado arco "Soul Society" se não me engano), e que nem de longe era o sucesso que é hoje na época.

Entrando mais a fundo nesse poço de desespero que é o B5, temos o ilustre "Shaman King" (que estava na metade), o Insano "Bobobo-bo bo-Bobo" (que estava próximo de completar 1 ano de serialização) e Ichigo 100% (Minha hora de pegar uma máquina do tempo e ir esganar quem colocou o mangá nessa posição XD). Seguido dele, temos o já falado "Seikimatsu Leader Den Takeshi!" que seria interrompido nessa edição por 2 anos até retornar na Super Jump para finalmente ser concluído. E pra finalizar, temos "Black Cat", de Kentaro Yabuki (que mais tarde, desenharia o Hormonal e ridículo "To Love-Ru").

Finalizando, como de costume nas ToCs em que foi publicado, o mangá de comédia "Pyuu to Fuku! Jaguar", de Kyousuke Usuta, que foi concluído ano passado e me faz uma terrível falta (era um dos meus favoritos na Jump),  que ficava no final da ToC não por falta de popularidade (pelo contrário, a série era popular e vendia muito bem), mas sim por ser posição estratégica e servir como um "Refresco" pros leitores, que depois de ler todas aquelas batalhas alucinantes, partidas emocionantes de esportes e outras coisas que vemos em mangás Shounen, soltavam boas risadas lendo uma divertida comédia de 7 páginas por capítulo.

E é isso pessoal, atendo à mais sugestões como a do nosso Amigo "O Pato", é só comentar aí em baixo ou me mandar um email, que eu vou atrás e vejo se consigo a ToC. Gostaria de pedir desculpas por não ter conseguido a capa desta edição, o lugar onde eu costumava vê-las está fora do ar. Se eu a conseguir eu coloco aqui no post.

Até a próxima e comentem!

9 comentários:

  1. quer dizer então que quando aconteceu o escândalo takeshi já estava para acabar mesmo, né? não sabia.
    é muito estranho ver one piece nessa posição. imagina se isso acontecesse nos dias de hoje o tanto de comentários que ia pipocar nos fóruns mundo à fora. =S
    tirando one piece e takeshi outro mangá que eu gosto bastante dessa toc é bobobo, foi a primeira vez que vi ele no bottom. nas outras tocs que eu tinha visto ele estava sempre entre a quinta e a décima posição. sinto falta de um material assim na jump hoje em dia. até tentaram com aquele poseidon mas acabou não dando certo, espero que o prince grimm tenha uma pegada parecida e preencha esse espaço. =')

    valeu pela toc, walter. =')

    ResponderExcluir
  2. uou Yugioh em primeiro O.O

    voce poderia uma TOC que seja com o One Piece no começo mais ou menos la pelo arco Buggy..?

    ResponderExcluir
  3. Bom, pato. Pelo que parece, Takeshi realmente estava no final quando o escândalo com o Shimabu aconteceu, o capítulo publicado nessa edição é o 237 (que é mais ou menos no meio do arco final do mangá), sendo que a série termina no 248. Mas o que importa é que Takeshi recebeu um final e a história não foi deixada sem conclusão.
    Eu também gosto muito de Bobobo, acho que seria bacana ver um Gag naquele estilo bem doidão assim hoje em dia. E sinto que "Meruhem Grimm Ouji" que vai estrear semana que vem seja parecido com Jaguar (o estilo da arte me lembrou um pouco os mangás do Usuta), estou apostando as minhas fichas nele!

    E Damage2, pedido anotado. Talvez amanhã ou segunda feira devo estar trazendo a ToC. é que estou meio ocupado aqui com umas coisas, mas eu trago sim ^^.

    ResponderExcluir
  4. Interessante.

    Bem sobre seu comentário sobre a saga Skypea, na verdade parece q essa saga foi feita no improviso, tipo filler mesmo pra dar uma arrastada no manga de One Piece. Só ñ entendi por que já q um tempo depois o Oda diria q One Piece estaria ainda na metade.
    Bleach também se mostrava bem fraco, na verdade nunca gostei muito do manga creio q ele só dura ate hj por um golpe de sorte.
    Já Yu-Gi-Oh! ñ me deixa surpreso como o Damege. O manga tem muito mas consistência q o anime e ele ñ trata somente do jogo de cartas tendo uma narrativa ate bem sóbria para o tema proposto pelo manga.

    Sobre o pedido vou abusar um pouco e vou fazer dois.

    1° queria pedir uma TOC da edição q tenha o capitulo 228 de Dragon Ball. Onde se da inicio a 1° luta de Goku vs Vegeta.

    O 2° seria uma TOC da edição com o Capitulo 136 de Hokuto no Ken, onde acontece o fim da primeira fase do manga, com a incrível morte de Raoh.

    ResponderExcluir
  5. Edição com a titânica batalha entre Kenshiro e Raoh!! *brilha os olhos* Tá aí uma que seria MUITO boa trazer, adoro as ToCs dos anos 80, vendo todos aqueles megaclássicos lutando com unhas e dentes pelas primeiras posições. Essa edição deve ter sido publicada lá pelo final de 1985 segundo os meus cálculos aqui. O exato eu não sei se consigo, mas eu consigo uma mais ou menos da mesma época^^.

    Já essa de DB, deve ser de por volta de 1989 ou 1990, outra boa pra trazer.

    Por enquanto a de Hokuto no Ken é mais interessante pra comentar =P. Ver como era a Jump antes de DB.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. voce conseguiria a capa tambem quando postar a análise?

    ResponderExcluir
  8. talvez, das mais antigas, eu consigo em um tamanho bem pequenininho mas consigo(até as de 2000 e mais algumas que vagam por aí no google).

    Eu vou pegar essa de Hokuto no Ken, já separei a edição aqui com capa (no tamanho bem pequeno, mas dá pra ver), é a #50 de 1985. Talvez até 4°feira eu poste, ando ocupado com algumas coisas na Shin Sekai Scans

    ResponderExcluir
  9. desculpa a intromissão, mais voce vai deixar de postar então a TOC referente ao One piece arco buggy?

    ResponderExcluir